Olá, estudante! Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 20/04/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Apresentar as especificidades do Simple Present (Presente Simples) no que tange a forma Afirmativa.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Presente Simples (Forma afirmativa do Simple Present).
Hello student, tudo bem como você? Espero que sim!
Bom, para a aula de hoje, daremos continuidade ao conteúdo que iniciamos na aula anterior, Simple Present (Presente Simples), no que diz respeito a estrutura da forma Afirmativa. O que tem de diferente ou de especial nesta estrutura? O que faz dela diferente das estruturas Negativas e Interrogativas? Na aula de hoje daremos um pouco mais de ênfase nessas frases, entretanto, vale recapitularmos algumas ideias básicas do Simple Present.
Observe o quadro a seguir e vamos relembrar os sujeitos, ou como chamamos em Inglês (Personal Pronouns – Pronomes Pessoais) e os auxiliares DO e DOES:
Personal Pronouns (Pronomes Pessoais/Sujeitos) | DO / DOES |
I (eu) YOU (tu ou você) HE (ele) SHE (ela) IT (ele) / ela: coisa, animal ou objeto) WE (nós) YOU (vós ou vocês) THEY (eles ou elas) | DO DO DOES DOES DOES DO DO DO |
Observe o exemplo a seguir! Dessa vez, utilizaremos o pronome “SHE – ELA” como exemplo. (Esses exemplos são bastante úteis caso haja algum aluno(a) que não tenha assistido a primeira aula!)
Forma Afirmativa:
SHE WORKS EVERYDAY – ELA TRABALHA TODO DIA.
(sujeito + verbo + complemento)
Forma Negativa
SHE DOES NOT (DOESN´T) WORK EVERYDAY – ELA TRABALHA TODO DIA.
(sujeito + DOES + NOT + verbo + complemento)
Forma Interrogativa
DOES SHE WORK EVERYDAY? – ELA TRABALHA TODO DIA?
(DOES + sujeito + verbo + complemento + ?)
O Simple Present é formado a partir do verbo principal, sem a partícula to e, na terceira pessoa do singular, este verbo principal recebe o acréscimo de –s. Dessa forma, devemos nos atentar para outras particularidades existentes quanto ao uso dos verbos principais.
1) A regra geral para os verbos principais é somente o acréscimo da partícula –s ao seu final. Vejamos alguns exemplos:
work – works
talk – talks
dance – dances
write – writes
2) Os verbos terminados em –s, –sh, –ch, –x, –o, –z, recebem ao seu final o acréscimo de –es. Observe os exemplos.
watch – watches
wash – wahses
go – goes
fix – fixes
3) Devemos ter um cuidado especial aos verbos terminados em –y.
Aos verbos terminados em –y precedidos de vogais, usamos a regra geral, ou seja, somente acrescentamos ao final do verbo a partícula s, conforme podemos observar nos exemplos a seguir.
play – plays
say – says
enjoy – enjoys
4) Já aos verbos terminados em y e precedidos de consoante, devemos eliminar o y do verbo e, após isso, acrescentar a partícula ies. Observe.
study – studies
try – tries
cry – cries
5) E, por fim, falemos do verbo to have.
O verbo have tem a como sua forma na terceira pessoa do singular has.
He/she/it has
I/you/we/they have
ATIVIDADE 1
Agora é a sua vez de tentar!!
Preencha as frases afirmativas a seguir seguindo suas devidas alterações de acordo com a terminação do verbo na frase:
- Sarah _________ (go) to the school. (Sarah vai à escola)
- Lucas _________ (study) every night. (Lucas estuda toda noite)
- Deivid _________ (like) pop music. (Deivid gosta de música pop)
- Silvia __________ (have) many friends. (Silvia tem muitos amigos)
Por hoje é só!
See you next class guys!
Bye bye!
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidade estruturante
(EF06LI19-A) Compreender e utilizar o presente simples e o presente contínuo nas formas afirmativa, negativa e interrogativa, em situações reais para indicar rotina, fatos, opiniões e ações em progresso.