You are currently viewing Ciências da Natureza, Arte e Língua Portuguesa – os seres vivos no ambiente

Ciências da Natureza, Arte e Língua Portuguesa – os seres vivos no ambiente

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Ciências da Natureza, Arte e Língua Portuguesa para 2ª série – foi veiculada na TV no dia 12/04/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ SABIA QUE EXISTEM NA NATUREZA SERES VIVOS E NÃO VIVOS?
O MEIO AMBIENTE É O LOCAL ONDE SE DESENVOLVE A VIDA NA TERRA, OU SEJA, É A NATUREZA COM TODOS OS SERES VIVOS E NÃO VIVOS QUE NELA HABITAM E INTERAGEM.
TUDO O QUE EXISTE NA NATUREZA CHAMAMOS DE SERES, QUE SÃO OS ELEMENTOS QUE A COMPÕE. OS SERES VIVOS SÃO AQUELES QUE NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM, COMO OS ANIMAIS (INCLUSIVE O HOMEM), FUNGOS, PLANTAS, ALGAS, PROTOZOÁRIOS E BACTÉRIAS. OS SERES NÃO VIVOS SÃO AQUELES INANIMADOS, QUE NÃO POSSUEM VIDA, MAS QUE TAMBÉM SÃO DA NATUREZA, COMO O AR, A ÁGUA, O SOLO E AS PEDRAS. EXISTEM AINDA OS OBJETOS CRIADOS PELO HOMEM, QUE NÃO SÃO VIVOS, COMO OS CARROS, AS ROUPAS, OS COMPUTADORES, OS BRINQUEDOS E VÁRIOS OUTROS.

NESTA AULA, ABORDAREMOS A TEMÁTICA: SERES VIVOS NO AMBIENTE, SUAS CARACTERÍSTICAS E SUAS RELAÇÕES COM O MEIO. 
VAMOS LÁ?
ASSISTA A VIDEOAULA:

Eaja – Português – 2ª série – Aula 3 – Seres Vivos

ATIVIDADE 1

MUITOS ARTISTAS TOMAM A NATUREZA COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO. OBSERVE A PINTURA REALIZADA POR CLAUDE MONET, UM ARTISTA FRANCÊS MUITO CONHECIDO POR SUAS PINTURAS, REALIZADAS NO ESTILO CHAMADO IMPRESSIONISMO:


Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/pintura-claude-monet-klatschmohn-284546/> acesso em 16, fev. 2021

  • MUITOS DOS TEMAS DE MONET, VINHAM DA NATUREZA. COMO OUTROS IMPRESSIONISTAS, ELE ERA FASCINADO PELA FORMA COMO AS LUZES E AS SOMBRAS SE TRANSFORMAVAM AO LONGO DO DIA.
  • OBSERVANDO A IMAGEM, QUE TIPO DE SENSAÇÃO A PINTURA DE MONET DESPERTA EM VOCÊ?
  • QUE ELEMENTOS DA NATUREZA VOCÊ PODE ENCONTRAR NESTA PINTURA?
  • COMPARTILHE SUA RESPOSTA COM ALGUM FAMILIAR.

ATIVIDADE 2

TODOS OS SERES VIVOS SE RELACIONAM ENTRE SI E OCUPAM AMBIENTES ONDE DEPENDEM DE ELEMENTOS NÃO VIVOS. POR EXEMPLO: O HOMEM PRECISA DO AR, DA ÁGUA PARA SOBREVIVER. OUTRA RELAÇÃO QUE ENCONTRAMOS É A CADEIA ALIMENTAR. A CADEIA ALIMENTAR É CONSIDERADA COMO UMA SEQUÊNCIA LINEAR DE ORGANISMOS, EM QUE UM SERVE DE ALIMENTO PARA O OUTRO.

ASSISTA AO VÍDEO:

Editora SEI – CADEIA ALIMENTAR
  • AGORA É COM VOCÊ, MARQUE AS RESPOSTAS CORRETAS:

(   ) EM UMA CADEIA ALIMENTAR OS PRODUTORES SÃO OS ANIMAIS.
(   ) OS CONSUMIDORES DEPENDEM DE OUTRO SER VIVO PARA SE ALIMENTAREM.
(   ) OS DECOMPOSITORES SE ALIMENTAM DE VEGETAIS E ANIMAIS MORTOS.

OBSERVE A IMAGEM E IDENTIFIQUE NA TABELA, DO QUE CADA SER VIVO SE ALIMENTOU:

Pixabay
      PRODUTORCONSUMIDOR PRIMÁRIO  CONSUMIDOR SECUNDÁRIO    CONSUMIDOR TERCIÁRIO


  RELEMBRANDO!

  •  TUDO O QUE EXISTE NA NATUREZA CHAMAMOS DE SERES, QUE SÃO OS ELEMENTOS QUE A COMPÕE. 
  • OS SERES VIVOS SÃO AQUELES QUE NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM, COMO OS ANIMAIS (INCLUSIVE O HOMEM), FUNGOS, PLANTAS, ALGAS, PROTOZOÁRIOS E BACTÉRIAS. 
  • OS SERES NÃO VIVOS SÃO AQUELES INANIMADOS, QUE NÃO POSSUEM VIDA, MAS QUE TAMBÉM SÃO DA NATUREZA, COMO O AR, A ÁGUA, O SOLO E AS PEDRAS. 
  • A CADEIA ALIMENTAR É CONSIDERADA COMO UMA SEQUÊNCIA LINEAR DE ORGANISMOS, EM QUE UM SERVE DE ALIMENTO PARA O OUTRO.
  • EM UMA CADEIA ALIMENTAR: OS PRODUTORES SÃO OS VEGETAIS, OS CONSUMIDORES DEPENDEM DE OUTRO SER VIVO PARA SE ALIMENTAREM E OS DECOMPOSITORES SE ALIMENTAM DE VEGETAIS E ANIMAIS MORTOS.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJACI0208) Reconhecer as características das plantas e animais que fazem parte do cotidiano e relacionar ao ambiente em que vivem.
(EAJAAR0108) Pesquisar e reconhecer imagens, obras e produções artísticas e culturais de diferentes tempos históricos.
(EAJALP0162) Entender o tema, assunto e finalidade dos textos em estudos.