You are currently viewing ARTE – O artista agora é você! Um passeio pela obra A Leiteira Pintura de Johannes Vermeer

Olá, estudante!

Esta videoaula de Artes Visuais foi veiculada na TV no dia 12/04/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Releitura de Vermeer – um passeio fantástico pelo Barroco!

Disponível em: https://cutt.ly/rxNb7no

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Releitura, História da Arte.

ARTES VISUAIS | 6º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: POLLYANNA BRITO

Aula passada nós começamos a conversar sobre releituras. O que é uma releitura? Não se esqueça que a releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, tendo como referência uma obra anterior. Conversamos sobre a maravilhosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Uma obra do Renascimento.

Mona Lisa, Óculos, Retrato, Oculos De Grau, Mulher
Mona Lisa de óculos.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/mona-lisa-%C3%B3culos-retrato-6003305/. Acessado em: 25 de fev. de 2021.

Vamos conhecer outra obra de arte fantástica? E hoje, vamos aprender sobre o barroco e um de seus grandes pintores!! Vermeer!!

Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por isso, toda a cultura desse período, incluindo costumes, valores e relações sociais, é chamada de “barroca”. Essa época surgiu no final do Renascimento e manifestava-se através de grande ostentação e extravagância entre os grupos beneficiados pelas riquezas da colonização.

As principais características do Barroco

• Arte rebuscada e exagerada;
  • Valorização do detalhe;
  • Dualismo e contradições;
  • Obscuridade, complexidade e sensualismo;
  • Barroco literário: cultismo e conceptismo.

Johannes Vermeer consagrou-se pelas suas pinturas de gênero que retratavam as cenas cotidianas domésticas, através de uma composição inteligente e admirável uso da luz por meio de cores brilhantes, transparentes e iluminadas. O artista viveu a chamada era de ouro da pintura holandesa e destaca-se na história da arte como um dos mais importantes pintores de seu país, ao lado de Rembrandt.

Atividade

Faça uma releitura da obra: A Leiteira – de Vermeer, você pode desenhar ou pintar… ou ainda fazer uma escultura viva! É muito divertido! Vamos ver alguns exemplos de releituras?

Figura 1: Releitura da obra: a Leiteira de Vermeer. Autora: Nicolly Laura. Turma D 1. Matutino. Escola Municipal Recanto do Bosque.

Figura 2: Releitura da obra: “A Leiteira de Vermeer”. Autor: Joao Victor Souza Lustosa. Turma D1 (matutino). Escola Municipal Recanto do Bosque.

Figura 3: Releitura da obra: “A Leiteira de Vermeer”. Autora: Arieli Ferreira Coelho. Turma D2 (matutino). Escola Municipal Recanto do Bosque.

Até a nossa próxima aula!! =)

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidade Estruturante

(GO-EF08AR06-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística, bidimensionais e tridimensionais, existentes, tais como desenhos: pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, tecelagens, entre outras possibilidades expressivas. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas, assim como seu repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto.