Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza– para 4ª Série – foi veiculada na TV no dia 06/04/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Olá! Você já recebeu ou já mandou um bilhete? Você sabe reconhecer a forma, o conteúdo, o estilo e a função social desse tipo de texto? Nesta videoaula vamos estudar sobre esse assunto, aprender sobre dígrafo e ainda refletir a respeito da importância da conservação da água.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: BILHETE
NA VIDEAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE BILHETE É UM MEIO EFICAZ DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS, E SUA APLICABILIDADE SE DÁ NO NOSSO DIA A DIA, INCLUSIVE EM AÇÕES SUSTENTÁVEIS.
ENTENDEMOS QUE UM BILHETE DEVE SER CURTO, OBJETIVO, ESCRITO EM PRIMEIRA PESSOA, COM LINGUAGEM INFORMAL E COM A SEGUINTE ESTRUTURA:
- DESTINATÁRIO: PESSOA A QUEM SE DESTINA O BILHETE.
- REMETENTE: QUEM ESCREVE O BILHETE.
- CORPO DO TEXTO: MENSAGEM QUE SERÁ TRNASMITIDA.
- DESPEDIDA: NA LINGUAGEM INFORMAL PODE SER – BEIJOS, ABRAÇOS, SE CUIDA, DENTRE OUTROS.
- DATA: DIA EM QUE O BILHETE FOI ESCRITO.
ATIVIDADE 1
ANALISE O BILHETE ABAIXO:
BASEADO NESSE BILHETE, RESPONDA EM SEU CADERNO:
- QUEM É O DESTINATÁRIO?
- QUEM É O REMETENTE?
- QUAL É O ASSUNTO TRATADO NO BILHETE?
ATIVIDADE 2
O BILHETE ACIMA RETRATA UM PEDIDO PARA UMA AÇÃO SUSTENTÁVEL. MARINA SUPRIRÁ A NECESSIDADE DE LAVAR ROUPAS, SEM PREJUDICAR O FUTURO DO PRÓXIMO, ATRAVÉS DA ECONOMIA DA ÁGUA. E VOCÊS, QUAIS SÃO AS SUAS ATITUDES, EM CASA E NO TRABALHO, PARA CONSERVAR A ÁGUA DO PLANETA? REFLITA SOBRE ISSO E COMPARTILHE ESSAS ATITUDES COM SEUS AMIGOS E FAMILIARES.
ATIVIDADE 3
NO BILHETE ACIMA, MARINA MOSTROU PREOCUPAÇÃO COM A ECONOMIA DA ÁGUA. MAS POR QUE ESSA PREOCUPAÇÃO? EXISTE VIDA SEM ÁGUA? ASSITA AO VÍDEO ABAIXO E COMPREENDA A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DO SEU CICLO PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NO PLANETA TERRA.
ATIVIDADE 4
AINDA BASEADO NO BILHETE ACIMA, VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA? NESTE BILHETE FOI USADO A PALAVRA VASILHA, QUE POSSUI UM DÍGRAFO CONSONANTAL QUE É O LH, OU SEJA, CONSISTE NA SEQUÊNCIA DE DUAS CONSOANTES, O L E O H, QUE JUNTAS FORMAM UM ÚNICO SOM. QUE TAL AGORA AUMENTAR SEU VOCABULÁRIO PARA FACILITAR SUA ESCRITA NOS BILHETES? ESCREVA EM SEU CADERNO, 5 PALAVRAS COM O DÍGRAFO LH, E EM SEGUIDA REESCREVA ESSAS MESMAS PALAVRAS SEM O H, E ANALISE A MUDANÇA DO SENTIDO. SIGA O MODELO ABAIXO:
ATIVIDADE 5
AGORA QUE JÁ COMPREENDEU A IMPORTÂNCIA DO USO DO BILHETE E DA NECESSIDADE DO CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA, FAÇA BILHETES E DEIXE NA SUA CASA E TRABALHO, CONTENDO DICAS DE COMO ECONOMIZAR ÁGUA. BOM TRABALHO E ATÉ A PRÓXIMA AULA!
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0464) Analisar os aspectos composicionais dos gêneros relacionados aos campos da Vida Cotidiana. (EAJALP0423) Reconhecer a forma, o conteúdo, o estilo e a função social dos gêneros. |
Ciências da Natureza | (EAJACI0303) Reconhecer que as ações dos seres humanos interferem no ciclo hidrológico e compartilhar reflexões para a conservação da água em casa, na escola e no trabalho. |