You are currently viewing Língua Portuguesa e Ciências da Natureza: BILHETE

Língua Portuguesa e Ciências da Natureza: BILHETE

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza– para 4ª Série – foi veiculada na TV no dia 06/04/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá!  Você já recebeu ou já mandou um bilhete? Você sabe reconhecer a forma, o conteúdo, o estilo e a função social desse tipo de texto? Nesta videoaula vamos estudar sobre esse assunto, aprender sobre dígrafo e ainda refletir a respeito da importância da conservação da água.


ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: BILHETE

Eaja – Língua Portuguesa e Ciências da Natureza – 4ª Série – Aula3 – Bilhete

NA VIDEAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE BILHETE É UM MEIO EFICAZ DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS, E SUA APLICABILIDADE SE DÁ NO NOSSO DIA A DIA, INCLUSIVE EM AÇÕES SUSTENTÁVEIS.

ENTENDEMOS QUE UM BILHETE DEVE SER CURTO, OBJETIVO, ESCRITO EM PRIMEIRA PESSOA, COM LINGUAGEM INFORMAL E COM A SEGUINTE ESTRUTURA:

  • DESTINATÁRIO: PESSOA A QUEM SE DESTINA O BILHETE.
  • REMETENTE: QUEM ESCREVE O BILHETE.
  • CORPO DO TEXTO: MENSAGEM QUE SERÁ TRNASMITIDA.
  • DESPEDIDA: NA LINGUAGEM INFORMAL PODE SER – BEIJOS, ABRAÇOS, SE CUIDA, DENTRE OUTROS.
  • DATA: DIA EM QUE O BILHETE FOI ESCRITO.

ATIVIDADE 1

ANALISE O BILHETE ABAIXO:

BASEADO NESSE BILHETE, RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • QUEM É O DESTINATÁRIO?
  • QUEM É O REMETENTE?
  • QUAL É O ASSUNTO TRATADO NO BILHETE?

ATIVIDADE 2

O BILHETE ACIMA RETRATA UM PEDIDO PARA UMA AÇÃO SUSTENTÁVEL. MARINA SUPRIRÁ A NECESSIDADE DE LAVAR ROUPAS, SEM PREJUDICAR O FUTURO DO PRÓXIMO, ATRAVÉS DA ECONOMIA DA ÁGUA. E VOCÊS, QUAIS SÃO AS SUAS ATITUDES, EM CASA E NO TRABALHO, PARA CONSERVAR A ÁGUA DO PLANETA? REFLITA SOBRE ISSO E COMPARTILHE ESSAS ATITUDES COM SEUS AMIGOS E FAMILIARES.

ATIVIDADE 3

NO BILHETE ACIMA, MARINA MOSTROU PREOCUPAÇÃO COM A ECONOMIA DA ÁGUA. MAS POR QUE ESSA PREOCUPAÇÃO? EXISTE VIDA SEM ÁGUA? ASSITA AO VÍDEO ABAIXO E COMPREENDA A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DO SEU CICLO PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NO PLANETA TERRA.

Video 1 – Agua Recurso Finito (Projeto Água) – Canal: Washington Lemos/ Mariana Araguaia – Video 1 – Agua Recurso Finito (Projeto Água) – Canal Washington Lemos – YouTube

ATIVIDADE 4

AINDA BASEADO NO BILHETE ACIMA, VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA? NESTE BILHETE FOI USADO A PALAVRA VASILHA, QUE POSSUI UM DÍGRAFO CONSONANTAL QUE É O LH, OU SEJA, CONSISTE NA SEQUÊNCIA DE DUAS CONSOANTES, O L E O H, QUE JUNTAS FORMAM UM ÚNICO SOM. QUE TAL AGORA AUMENTAR SEU VOCABULÁRIO PARA FACILITAR SUA ESCRITA NOS BILHETES? ESCREVA EM SEU CADERNO, 5 PALAVRAS COM O DÍGRAFO LH, E EM SEGUIDA REESCREVA ESSAS MESMAS PALAVRAS SEM O H, E ANALISE A MUDANÇA DO SENTIDO. SIGA O MODELO ABAIXO:

ATIVIDADE 5

AGORA QUE JÁ COMPREENDEU A IMPORTÂNCIA DO USO DO BILHETE E DA NECESSIDADE DO CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA, FAÇA BILHETES E DEIXE NA SUA CASA E TRABALHO, CONTENDO DICAS DE COMO ECONOMIZAR ÁGUA. BOM TRABALHO E ATÉ A PRÓXIMA AULA!


Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0464) Analisar os aspectos composicionais dos gêneros relacionados aos campos da Vida Cotidiana.
(EAJALP0423) Reconhecer a forma, o conteúdo, o estilo e a função social dos gêneros.
Ciências da Natureza(EAJACI0303) Reconhecer que as ações dos seres humanos interferem no ciclo hidrológico e compartilhar reflexões para a conservação da água em casa, na escola e no trabalho.