Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa e História – para 3ª Série – foi veiculada na TV no dia 06/04/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESTA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS ESTUDAR UM TIPO TEXTO INSTRUCIONAL, APRENDEREMOS SOBRE ANTÔNIMO E SINÔNIMO E COMPREENDEREMOS A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS DE DIFERENTES POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS.

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: BULA DE MEDICAMENTOS
NESTA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE BULA DE MEDICAMENTO É UM TEXTO INSTRUCIONAL, CUJA FINALIDADE É INFORMAR E ORIENTAR SOBRE A UTILIZAÇÃO EFICAZ E SEGURA DE UM MEDICAMENTO. ENTENDEMOS QUE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSE TEXTO, PODEM SER DIRECIONADAS AOS USUÁRIOS DOS MEDICAMENTOS, AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE OU A AMBOS, E SÃO, GERALMENTE, DIVIDIDAS E ORGANIZADAS SEGUNDO OS TÓPICOS:
- NOME DO MEDICAMENTO;
- APRESENTAÇÃO, FORMAS OU FORMULAÇÕES;
- COMPOSIÇÃO;
- INFORMAÇÕES AO PACIENTE;
- INFORMAÇÕES TÉCNICAS;
- FARMACOCINÉTICA;
- INDICAÇÕES;
- CONTRAINDICAÇÕES;
- PRECAUÇÕES;
- INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS;
- REAÇÕES ADVERSAS;
- POSOLOGIA;
- SUPERDOSAGEM;
ATIVIDADE 1
AGORA QUE JÁ APRENDEU A FINALIDADE DA BULA DE MEDICAMENTOS E COMO ELA É ESTRUTURADA, PEGUE UMA BULA QUE TENHA EM CASA, TENTE IDENTIFICAR E ANALISAR TODOS OS TÓPICOS CITADOS E RESPONDA EM SEU CADERNO:
- O QUE O ITEM COMPOSIÇÃO INDICA?
- EM QUAL TÓPICO FALA SOBRE A CONSERVAÇÃO DO MEDICAMENTO?
- QUAIS INFORMAÇÕES O TÓPICO “POSOLOGIA” TRAZ?
- SE AO TOMAR UMA MEDICAÇÃO, VOCÊ APRESENTAR UM QUADRO ALÉRGICO, QUAL TÓPICO DA BULA DEVERÁ LER PARA SABER SE ESSA REAÇÃO É PREVISTA?
- VOCÊ ACHA IMPORTANTE LER E ANALISAR UMA BULA? PORQUE?
- QUAL ITEM DA BULA VOCÊ ACHOU MAIS IMPORTANTE? PORQUE?
ATIVIDADE 2
AS BULAS DE MEDICAMENTOS PARA PACIENTES POSSUEM UMA LINGUAGEM MAIS SIMPLES, EMBORA TAMBÉM TRAGA TERMOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS. AO LER A BULA QUE TEM EM CASA, VOCÊ SE DEPAROU COM PALAVRAS DESCONHECIDAS? CASO A RESPOSTA SEJA SIM, LISTE ESSAS PALAVRAS NO SEU CADERNO E PESQUISE O SIGNIFICADO DELAS, SEUS ANTÔNIMOS E SINÔNIMOS. NÃO SE ESQUEÇA QUE SINÔNIMOS SÃO PALAVRAS DIFERENTES QUE POSSUEM SIGNIFICADOS SEMELHANTES, E ANTÔNIMOS SÃO PALAVRAS QUE POSSUEM SIGNIFICADOS OPOSTOS. OBSERVE E SIGA O EXEMPLO ABAIXO:

ATIVIDADE 3
VOCÊ TEM COSTUME DE FAZER USO DE MEDICAÇÃO? VOCÊ FAZ USO DESSA MEDICAÇÃO SOMENTE COM PRESCRIÇÃO MÉDICA OU VOCÊ SE AUTOMEDICA? FIQUE SABENDO QUE A AUTOMEDICAÇÃO É MUITO GRAVE, PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS COMO: REAÇÕES ALÉRGICAS, DEPENDÊNCIA E ATÉ A MORTE. NA SUA OPINIÃO, PORQUE AS PESSOAS SE AUTOMEDICAM? O QUE DIFICULTA QUE AS PESSOAS DESENVOLVAM O HÁBITO DE TOMAR MEDICAMENTOS APENAS COM A INDICAÇÃO MÉDICA? REFLITA SOBRE ESSE ASSUNTO COM SEUS FAMILIARES.
ATIVIDADE 4
VOCÊ JÁ TOMOU MEDICAMENTOS PRODUZIDOS POR RAIZEIROS? RAIZEIROS SÃO POVOS TRADICIONAIS, DETENTORES DE CONHECIMENTOS TRANSMITIDOS ATRAVÉS DE GERAÇÕES, QUE CUIDAM DA SAÚDE POR MEIO DA ESPIRITUALIDADE E DE RECURSOS NATURAIS, COMO OS MEDICAMENTOS À BASE DE RAÍZES, CAULES E FOLHAS. ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E CONHEÇA ALGUNS DESSES POVOS, QUE SÃO UNS DOS MAIORES DETENTORES DO CONHECIMENTO TRADICIONAL EM PLANTAS MEDICINAIS DO TERRITÓRIO GOIANO.
ATIVIDADE 4
VOCÊ FAZ USO OU CONHECE ALGUM MEDICAMENTO NATURAL ENSINADO POR ESSES POVOS? APOSTO QUE SIM! QUEM NÃO É ADEPTO A UM CHAZINHO PARA MELHORAR AZIA OU DOR DE CABEÇA, NÃO É MESMO?! AGORA É SUA VEZ DE PRODUZIR! ELABORE UMA BULA DE REMÉDIO SOBRE ESSE REMÉDIO NATURAL QUE VOCÊ CONHECE, CONTENDO TODOS OS TÓPICOS QUE GERALMENTE APARECEM NESSE TIPO DE TEXTO. BOM TRABALHO!
| Referencial Bibliográfico | SILVA, Daniel Neves. “o que são fontes históricas?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-sao-fontes-historicas.htm. Acesso em 4 de março de 2021 |
| Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
| Língua Portuguesa | (EAJALP02105) Entender palavras que representam aproximação e oposição de significados de forma contextualizada. (EALP0301) Ler textos injuntivos, instrucionais (receitas e instruções) e multissemióticos. |
| História | (EAJAHI0205) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fonte de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. |
| Geografia | (EAJAGE0303) Identificar os diferentes povos e comunidades tradicionais brasileiros seus modos de vida em lugares distintos, com ênfase no território goiano. |
