Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa e História – para 3ª Série – foi veiculada na TV no dia 06/04/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESTA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS ESTUDAR UM TIPO TEXTO INSTRUCIONAL, APRENDEREMOS SOBRE ANTÔNIMO E SINÔNIMO E COMPREENDEREMOS A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS DE DIFERENTES POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: BULA DE MEDICAMENTOS
NESTA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE BULA DE MEDICAMENTO É UM TEXTO INSTRUCIONAL, CUJA FINALIDADE É INFORMAR E ORIENTAR SOBRE A UTILIZAÇÃO EFICAZ E SEGURA DE UM MEDICAMENTO. ENTENDEMOS QUE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSE TEXTO, PODEM SER DIRECIONADAS AOS USUÁRIOS DOS MEDICAMENTOS, AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE OU A AMBOS, E SÃO, GERALMENTE, DIVIDIDAS E ORGANIZADAS SEGUNDO OS TÓPICOS:
- NOME DO MEDICAMENTO;
- APRESENTAÇÃO, FORMAS OU FORMULAÇÕES;
- COMPOSIÇÃO;
- INFORMAÇÕES AO PACIENTE;
- INFORMAÇÕES TÉCNICAS;
- FARMACOCINÉTICA;
- INDICAÇÕES;
- CONTRAINDICAÇÕES;
- PRECAUÇÕES;
- INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS;
- REAÇÕES ADVERSAS;
- POSOLOGIA;
- SUPERDOSAGEM;
ATIVIDADE 1
AGORA QUE JÁ APRENDEU A FINALIDADE DA BULA DE MEDICAMENTOS E COMO ELA É ESTRUTURADA, PEGUE UMA BULA QUE TENHA EM CASA, TENTE IDENTIFICAR E ANALISAR TODOS OS TÓPICOS CITADOS E RESPONDA EM SEU CADERNO:
- O QUE O ITEM COMPOSIÇÃO INDICA?
- EM QUAL TÓPICO FALA SOBRE A CONSERVAÇÃO DO MEDICAMENTO?
- QUAIS INFORMAÇÕES O TÓPICO “POSOLOGIA” TRAZ?
- SE AO TOMAR UMA MEDICAÇÃO, VOCÊ APRESENTAR UM QUADRO ALÉRGICO, QUAL TÓPICO DA BULA DEVERÁ LER PARA SABER SE ESSA REAÇÃO É PREVISTA?
- VOCÊ ACHA IMPORTANTE LER E ANALISAR UMA BULA? PORQUE?
- QUAL ITEM DA BULA VOCÊ ACHOU MAIS IMPORTANTE? PORQUE?
ATIVIDADE 2
AS BULAS DE MEDICAMENTOS PARA PACIENTES POSSUEM UMA LINGUAGEM MAIS SIMPLES, EMBORA TAMBÉM TRAGA TERMOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS. AO LER A BULA QUE TEM EM CASA, VOCÊ SE DEPAROU COM PALAVRAS DESCONHECIDAS? CASO A RESPOSTA SEJA SIM, LISTE ESSAS PALAVRAS NO SEU CADERNO E PESQUISE O SIGNIFICADO DELAS, SEUS ANTÔNIMOS E SINÔNIMOS. NÃO SE ESQUEÇA QUE SINÔNIMOS SÃO PALAVRAS DIFERENTES QUE POSSUEM SIGNIFICADOS SEMELHANTES, E ANTÔNIMOS SÃO PALAVRAS QUE POSSUEM SIGNIFICADOS OPOSTOS. OBSERVE E SIGA O EXEMPLO ABAIXO:
ATIVIDADE 3
VOCÊ TEM COSTUME DE FAZER USO DE MEDICAÇÃO? VOCÊ FAZ USO DESSA MEDICAÇÃO SOMENTE COM PRESCRIÇÃO MÉDICA OU VOCÊ SE AUTOMEDICA? FIQUE SABENDO QUE A AUTOMEDICAÇÃO É MUITO GRAVE, PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS COMO: REAÇÕES ALÉRGICAS, DEPENDÊNCIA E ATÉ A MORTE. NA SUA OPINIÃO, PORQUE AS PESSOAS SE AUTOMEDICAM? O QUE DIFICULTA QUE AS PESSOAS DESENVOLVAM O HÁBITO DE TOMAR MEDICAMENTOS APENAS COM A INDICAÇÃO MÉDICA? REFLITA SOBRE ESSE ASSUNTO COM SEUS FAMILIARES.
ATIVIDADE 4
VOCÊ JÁ TOMOU MEDICAMENTOS PRODUZIDOS POR RAIZEIROS? RAIZEIROS SÃO POVOS TRADICIONAIS, DETENTORES DE CONHECIMENTOS TRANSMITIDOS ATRAVÉS DE GERAÇÕES, QUE CUIDAM DA SAÚDE POR MEIO DA ESPIRITUALIDADE E DE RECURSOS NATURAIS, COMO OS MEDICAMENTOS À BASE DE RAÍZES, CAULES E FOLHAS. ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E CONHEÇA ALGUNS DESSES POVOS, QUE SÃO UNS DOS MAIORES DETENTORES DO CONHECIMENTO TRADICIONAL EM PLANTAS MEDICINAIS DO TERRITÓRIO GOIANO.
ATIVIDADE 4
VOCÊ FAZ USO OU CONHECE ALGUM MEDICAMENTO NATURAL ENSINADO POR ESSES POVOS? APOSTO QUE SIM! QUEM NÃO É ADEPTO A UM CHAZINHO PARA MELHORAR AZIA OU DOR DE CABEÇA, NÃO É MESMO?! AGORA É SUA VEZ DE PRODUZIR! ELABORE UMA BULA DE REMÉDIO SOBRE ESSE REMÉDIO NATURAL QUE VOCÊ CONHECE, CONTENDO TODOS OS TÓPICOS QUE GERALMENTE APARECEM NESSE TIPO DE TEXTO. BOM TRABALHO!
Referencial Bibliográfico | SILVA, Daniel Neves. “o que são fontes históricas?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-sao-fontes-historicas.htm. Acesso em 4 de março de 2021 |
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP02105) Entender palavras que representam aproximação e oposição de significados de forma contextualizada. (EALP0301) Ler textos injuntivos, instrucionais (receitas e instruções) e multissemióticos. |
História | (EAJAHI0205) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fonte de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. |
Geografia | (EAJAGE0303) Identificar os diferentes povos e comunidades tradicionais brasileiros seus modos de vida em lugares distintos, com ênfase no território goiano. |