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Língua Portuguesa – A pontuação nos textos

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental – foi veiculada na tv no dia 29/03/2021 (segunda-feira). Aqui no portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A pontuação é um recurso que utilizamos para conferir ao texto as especificidades, entonação, ritmo que a fala apresenta. Muitas vezes, ao escrever, não empregamos a pontuação adequadamente e, com isso, surgem alguns problemas de compreensão a respeito do que foi escrito. Nesta aula, você poderá refletir um pouco a respeito de alguns sinais de pontuação e algumas circunstâncias em que eles poderão ser empregados.

Bons estudos!

Temática “Pontuação”. Disponível em: Pixabay.com

Assista a videoaula abaixo, com a temática: “Pontuação”

AGRUPAMENTO F | 6º ANO | CICLO DA ADOLESCÊNCIA |LÍNGUA PORTUGUESA| PROF.: MARLON CÁSSIO GOMES DOS SANTOS

Olá, tudo bem? Nesta aula você irá estudar sobre o emprego da pontuação na produção de frases e pequenos textos.

Você já refletiu sobre a capacidade humana de estabelecer comunicação, isto é, sobre a linguagem. Graças a essa faculdade humana podemos manifestar nossos sentimentos, pensamentos, desejos e emoções.

A comunicação verbal é uma manifestação da língua. A língua é o conjunto de códigos e palavras específicas que são organizados por regras gramaticais. A fala é a forma particular que cada indivíduo utiliza para estabelecer comunicação por meio da língua.

Ao estabelecermos comunicação, utilizamos recursos expressivos na fala. Esses recursos são diversificados e de intencionalidades diversas. Para isso, podemos utilizar a melodia da fala, a entonação e a pausa, por exemplo. Nos textos, a pontuação tem esse papel: demarcar as expressões do que está sendo comunicado, a fim de se aproximar da intenção da comunicação oral. Assim, a pontuação, na escrita, é empregada para que as frases escritas sejam lidas da forma como gostaríamos de pronunciá-las.

Veja as seguintes frases:

Há quanto tempo não te vejo!

Há quanto tempo não te vejo?

Como você realizou a leitura das duas frases acima? A primeira, por ter um sinal de exclamação, deveria ser lida com ar de surpresa, por exemplo, enquanto a segunda deveria ter sido lida com ar de indagação, porque o sinal de interrogação é utilizado para realizar perguntas, certo?

Agora veja as próximas frases:

Esse juiz é ladrão.

Esse, juiz, é ladrão.

O que você entendeu a respeito de cada frase acima?

Agora que você já pensou a respeito dela, veja o significado de cada uma. Na primeira frase, alguém está acusando o próprio juiz de ser um ladrão. Enquanto, na segunda frase, alguém está dizendo para o juiz quem é o ladrão. Veja o poder da vírgula: pode inocentar ou acusar alguém…

Agora, leia a piada a seguir e preencha, mentalmente, as lacunas com o sinal de pontuação adequado:

Joãozinho chega atrasado à escola ____ Quando ele entra na sala de aula____ a professora diz____

_____ De novo atrasado____ Joãozinho____

____ Ué____ professora____ Não é a senhora que diz que nunca é tarde para aprender____  

Ao ler o texto acima, você deve ter percebido que sinais diferentes de pontuação foram utilizados. Isso aconteceu porque, ao produzirmos um texto, utilizamos diferentes intenções comunicativas e, para cada uma delas, há um elemento de pontuação mais apropriado. Veja alguns deles e suas principais funções:

Ponto ( . ) – é a pausa máxima de uma frase. Significa que houve o término do discurso, ou parte dele.

Pedro e Thiago terminaram a tarefa de Português.

Ponto de exclamação ( ! ) – indica uma intenção ou estado emocional,  geralmente de surpresa, espanto, admiração, chateação, pedido, ordem. 

Socorro!

Que bela flor!

Ponto de interrogação ( ? ) – indica uma intenção, como a de realizar uma pergunta direta.

Quantos anos você tem?

Qual é o nome da sua escola?

Reticências ( … ) – utilizamos as reticências para indicar que o sentido vai além do que é dito. Também, podemos empregá-las para indicar hesitação, dúvida, por exemplo.

Luciana imaginou-se de férias: em uma ilha, tomando banho de mar, dando risada…

Bem… a prova… não fui muito bem.

Dois-pontos ( : ) – este sinal de pontuação introduz alguma fala, discurso, citação.

                          A aeromoça disse:

                         Os passageiros devem permanecer sentados até o pouso da aeronave.

Travessão ( – ) – indica Indicar a fala (começo ou fim) e a mudança de interlocutor.

                            –  Você não precisa de pílulas?

                          Que pílulas?

                            – Essas para acalmar.

                            –  Eu sou calma – disse Luciana com meio sorriso.

                                          (TELLES, Lygia Fagundes. Ciranda de Pedra. RJ: Nova Fronteira, 2000.)

Agora, para fixar o que aprendeu nesta aula, faça a atividade a seguir.

Atividade

Questão 1 – Elabore frases obedecendo a orientação em cada letra.

  1. Escreva uma frase que demonstre surpresa.
  2. Escreva uma pergunta que você faria para a atendente da padaria.
  3. Escreva uma frase que um personagem de uma história esteja falando com outro personagem.
  4. Escreva uma frase em que você liste o nome de seus melhores amigos.

Questão 2 – Preencha as lacunas com o sinal de pontuação adequado:

Todos os dias, ao ir para a escola, Joãozinho passava em frente a uma sorveteria e perguntava____

____Tio____ tem sorvete de abóbora____

E o sorveteiro respondia____

____ Não, eu já falei que não temos.

Isso se repetiu por mais cinco dias____ até que o sorveteiro resolveu satisfazer a vontade do Joãozinho____ Foi até a feira____ escolheu várias abóboras____voltou e preparou aquele sorvete.

No outro dia lá veio Joãozinho____

____ Tio____ tem sorvete de abóbora____

O sorveteiro, entusiasmado, respondeu____

____ Sim, temos____

Joãozinho retrucou, com a mão na boca____

____Ecaaaaa____


Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. https://brasilescola.uol.com.br/redacao/pontuacao.htm https://www.infoescola.com/portugues/pontuacao/ https://www.portugues.com.br/gramatica/pontuacao.html 

Habilidades (EF05LP04) Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.
(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).