Olá, estudante! Esta videoaula de EDUCAÇÃO FÍSICA – para 4ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 30/03/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESTA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS CONHECER, VIVENCIAR E APRECIAR UM JOGO DE TABULEIRO DE ORIGEM AFRICANA E MUITO VIVENCIADO NO BRASIL, O “BORBOLETA”. ALÉM DISSO, VAMOS COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE SE PRATICAR ESSE TIPO DE JOGO.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA JOGO DE TABULEIRO “BORBOLETA”
ATIVIDADE 1
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E APRENDA A CONSTRUIR O SEU TABULEIRO DO JOGO BORBOLETA.
ATIVIDADE 2
JÁ APRENDEU A CONSTRUIR O TABULEIRO, ENTÃO VAMOS APRENDER A JOGAR! VEJA O VÍDEO ABAIXO E ATENTE-SE PARA AS POSSIBILIDADES!
ATIVIDADE 3
AGORA QUE JÁ APRENDEU A JOGAR, É HORA DE PRATICAR! DESAFIE ALGUÉM A JOGAR E DIVIRTAM-SE!
ATIVIDADE 4
APÓS FINALIZADA A PARTIDA, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES E FACILIDADES ENCONTRADAS NO JOGO.
ATIVIDADE 5
AGORA É COM VOCÊ! BASEADO NO JOGO DA BORBOLETA, CRIE UM JOGO DE TABULEIRO. ESCREVA EM SEU CADERNO OU GRAVE UM ÁUDIO TUDO QUE PENSOU SOBRE ESSE JOGO. NÃO DEIXE DE FALAR O NOME DO JOGO, AS REGRAS E COMO JOGAR. BOM TRABALHO!
Referências | SOUZA, Andréia Cristina Fidélis de. Jogos Africanos e o currículo da matemática: Uma questão de Ensino. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado PROFMAT)- Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, São Paulo. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componente Curricular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0401) Vivenciar e valorizar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas. (EAJAEF0404) Vivenciar e apreciar os jogos na perspectiva do lazer. (EAJAEF0405) Vivenciar e apropriar dos variados jogos de salão nos aspectos histórico-culturais, regras, normas e objetivos. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0319) Planejar e redigir textos instrucionais. |