Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 24 de Março de 2021 (Quarta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje, vamos trabalhar o entendimento de determinados conceitos e categorias da ciência geográfica, como lugar, paisagem, região, território e espaço geográfico, são essenciais no processo de ensino-aprendizagem. Na aula de hoje vamos compreender o conceito de espaço geográfico, paisagem e lugar, relacionando-os a identidade e a cultura. Esse estudo serve de base para a compreensão da formação sociocultural e do espaço vivido.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – O sujeito e seu lugar no mundo – Identidade Sociocultural do Espaço vivido.
Principais conceitos/categorias da Geografia.
O trabalho e o entendimento de determinados conceitos e categorias da ciência geográfica, como lugar, paisagem, região, território e espaço geográfico, são essenciais no processo de ensino-aprendizagem. Na aula de hoje vamos compreender o conceito de espaço geográfico, paisagem e lugar, relacionando-os a identidade e a cultura. Esse estudo serve de base para a compreensão do espaço geográfico, vislumbrado nas paisagens. Entendemos que, com base nesse estudo, os alunos têm condições de identificar as particularidades do lugar em que vivem, assim como as diferentes relações que esse lugar estabelece com outros lugares do planeta.
ESPAÇO GEOGRÁFICO
O que é que a geografia estuda? Ela estuda o espaço geográfico! O espaço geográfico é formado pelas relações entre o ser humano e a natureza. Este espaço é transformado e construído através do trabalho humano ao longo do tempo.
De acordo com (SANTOS, 1997), o espaço geográfico é a materialização da relação dinâmica entre sociedade e natureza no decorrer do tempo. Para essa ciência, o espaço é um conjunto de relações entre os objetos sociais e naturais, animados pelo movimento da sociedade. O espaço é resultado de um conjunto inseparável de sistemas de objetos (casas, ruas, lavouras, indústrias) e sistemas de ações (trabalho, comércio, relações sociais e familiares). “O espaço é resultado da ação dos homens sobre o próprio espaço, intermediados pelos objetos, naturais e artificiais.”
Perceba então, que o espaço geográfico compreende a porção da superfície terrestre ocupada e transformada pelo ser humano.
PAISAGEM
A paisagem é aquilo que se verifica pela visão. Paisagem é tudo aquilo que vemos em determinado lugar, em dado momento, e algumas de suas características também são percebidas por meio de sons, odores e movimentos.
O geógrafo Milton Santos diferencia a paisagem artificial ou cultural de paisagem natural, sendo a primeira aquela transformada pelo homem, e a segunda, aquela que ainda não sofreu nenhuma interferência da ação humana.
Existem paisagens que são formadas por elementos naturais, como rios, oceanos, formas de relevo, vegetação que foram formados por processos naturais, sem intervenção direta do ser humano. Desse modo, por não apresentarem evidências da ação humana, elas são consideradas paisagens naturais.
Em outras paisagens, predominam elementos culturais, também chamados de artificiais ou humanizados, ou seja, produzidos pela ação humana, como casas, edifícios, escolas, rodovias e lavouras. As paisagens compostas por esses elementos são consideradas paisagens culturais. Veja os exemplos a seguir.
Observe a paisagem natural
Observe a paisagem cultural ou artificial
O LUGAR
Você conhece muitos lugares?
O lugar corresponde à porção do espaço vivido, onde as pessoas estabelecem suas relações mais diretas, sobretudo as afetivas, tem haver com o pertencimento. Os lugares, apesar de terem características mundiais manifestas, também são únicos, carregados de características próprias que os diferenciam dos demais lugares, como aspectos físicos, sociais, econômicos, culturais e políticos. O texto abaixo complementa a definição de lugar:
Segundo (CARLOS, 1996) O lugar é a porção do espaço apropriável para a vida — apropriada através do corpo — dos sentidos — dos passos de seus moradores, é o bairro, é a praça, é a rua, e nesse sentido poderíamos afirmar que não seria jamais a metrópole ou mesmo a cidade lato sensu a menos que seja a pequena vila ou cidade – vivida/conhecida/reconhecida em todos os cantos.
De acordo com (CAVALCANTI, 2003), na Geografia Humanística, lugar é o espaço que se torna familiar ao indivíduo, é o espaço do vivido, do experimentado.
LUGAR, IDENTIDADE E CULTURA.
Pode-se dizer que lugar é uma porção ou parte do espaço onde vivemos nosso dia-a-dia, numa interação em que nós influenciamos e transformamos a paisagem e estabelecemos vínculos.
Nossa casa, nossa rua, nossa escola, a casa de um amigo, de um parente, o bairro são exemplos de lugares com os quais criamos uma identidade, ou seja, que tem importância e significado para nós.
A identidade dos lugares se refere ao conjunto de características próprias que os diferenciam dos demais. O lugar engloba o espaço construído pelos indivíduos e grupos humanos e o espaço que faz parte do cotidiano de uma sociedade. Os lugares geralmente refletem os indivíduos que nele habitam. Expressam, portanto, a identidade cultural de cada grupo, evidenciando o caráter único de cada lugar.
A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. Além disso, determinados fatores de identidade são decisivos para que um grupo faça parte de tal cultura, por exemplo, a história, o local, a raça, a etnia, o idioma e a crença religiosa.
A maneira como as pessoas se relacionam com a natureza, a língua falada, o jeito de se vestir, de se alimentar, as crenças religiosas, ou seja, a cultura dos povos é diferente em vários lugares do mundo.
Os elementos culturais refletem o modo como determinado grupo se organiza e modifica o lugar em que se vive; consequentemente, é possível observar qual é a relação de cada sociedade com a natureza (como as características e a organização das habitações, o respeito pelo meio ambiente, a dependência em atividades como a pesca, etc.). É de acordo com as características deste lugar que se dão as relações de trabalho e de convívio.Além disso, as paisagens refletem a cultura compartilhada pelos indivíduos, ou parte deles, que vivem em determinado lugar. Símbolos representados em monumentos e obras de arte, por exemplo, costumam revelar a identidade cultural dos lugares e das sociedades que neles habitam.
Atividade
Agora chegou a sua vez de demonstrar que aprendeu. Vamos lá!
Questão 1 – Defina o conceito de espaço geográfico.
Questão 2 – O que é paisagem?
Questão 3 – Escreva um parágrafo sobre o que compreendeu a respeito do LUGAR.
Questão 4 – Explique a identidade dos lugares.
Questão 5 – Sabe-se que os elementos culturais refletem o modo como determinado grupo se organiza e modifica o lugar em que se vive. Cite exemplos de elementos culturais e sua relação com o lugar.
Questão 6 – Converse com seus familiares e com as pessoas da sua comunidade ou bairro sobre as transformações ocorridas na paisagem do lugar onde você mora. De acordo com as pessoas que você conversou, responda as questões.
a) O que mudou nessas paisagens? Como era antes e como é agora?
b) Algum elemento cultural que dá identidade ao seu bairro ou comunidade? Quais?
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAGE0402) Identificar elementos estruturadores da formação sociocultural do espaço vivido valorizando os aspectos regionais. |
Referências: | CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 20-21. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 89-90. DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º . PNLD 2020. SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1997. p. 71. TORREZANI, Neiva Camargo, vontade de saber geografia. Ed. Quinteto, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 6º ano. |