Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 24/03/2021 (quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Assista a videoaula abaixo com a temática: Bolero
O Bolero é uma dança romântica por natureza. É dançada em par e caracterizada pelo abraço sem “sobras”. É uma dança dinâmica, que possibilita rodar muito o salão. A palavra BOLERO vem de “boleras” que eram ornamentos de vestidos de dançarinas espanholas que imitavam bailados ciganos.
Há controvérsias sobre a origem do BOLERO, no entanto acredita-se que esse ritmo se desenvolveu em Cuba, com influência espanhola e de outros e de outros países hispânicos, como República Dominicana, Porto Rico e México.
Acesse o link e assista ao vídeo sobre a dança de salão Bolero em 1905
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS
A dança tem três elementos básicos: MOVIMENTO CORPORAL, ESPAÇO E TEMPO
MOVIMENTO: Na dança, refere-se aos movimentos básicos do corpo (translações e rotações) e as combinações entre eles, que podem ser divididos em três tipos: Movimento potencial: correspondem as pausas do movimento, ou seja, quando as partes do corpo não fazem nenhuma trajetória no espaço; Movimento liberado: são movimentos realizados com o corpo no espaço: Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoção, saltos, voltas, quedas e elevações.
ESPAÇO: Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço individual do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores. Dentro do espaço são estudadas as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe)
TEMPO: Corresponde aos referenciais temporais que constituem a ligação entre a dança e a música. Os elementos de tempo formam o compasso musical, que pode ser lento, moderado ou rápido.
ROMPENDO COM ESTEREÓTIPOS OU PRECONCEITOS
No Bolero não há necessidade de os duplas serem de gêneros diferentes, o que possibilita a cada dupla definir quem será o condutor e o conduzido no início do processo de aprendizagem de um passo. Todos podem assumir papéis diversos na dança e superar qualquer tipo de estereótipo ou preconceito, pois os passos (ou movimentos) não são destinados somente a homens ou a mulheres, mas a ambos. Experimentem giros, portes, evoluções, saltos, entre outros movimentos. O mais importante é que você vivencie os passos de salão e procure entender como é dançar à dois.
CONVIDE UM FAMILIAR E VEJA COMO É BOM DANÇAR BOLERO.
A pose inicial de dança, que parte do condutor com o braço esquerdo levantado, recebendo suavemente a mão direita do conduzido. O braço direito dele fica apoiado um pouco acima da cintura do conduzido, na parte de trás. Já o braço esquerdo do conduzido se apoia na região da escápula do condutor (NAS COSTAS).
PASSO BÁSICO
O passo básico do Bolero parte de “dois pra lá, dois pra cá” ou do “um pra lá, um pra cá”, executado de forma lenta. Para desenvolvê-lo a dupla, deve afastar a perna direita da esquerda lateralmente e, em seguida, aproximar a perna esquerda da direita, repetindo essa sequência da direita mais uma vez.Depois, é a perna esquerda que a dupla deve afastar da direita lateralmente e, na continuidade, aproximar a perna direita da esquerda, repetindo também essa sequência.
PASSOS BÁSICOS
PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA
Escolha uma música de Bolero de sua preferência. Convide um familiar para dançar com você. Desloquem-se pelo espaço praticando os passos básicos que você aprendeu nessa aula, pois geralmente quando se está aprendendo, a dupla costuma ficar indo e voltando no mesmo lugar. Essa movimentação é muito importante para minimizar a dificuldade em executar os passos em diferentes sentidos. Ouça a música de maneira que possam realizar os movimentos no ritmo.
Habilidade estruturante/Habilidades complementares | GO-EF08EF12) Vivenciar e fruir as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas; (GO-EF08EF20) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas danças, com ênfase nas danças de salão; (GO-EF89EF13) Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão; (GO-EF08EF14) Identificar estereótipos e preconceitos relativos às danças e propor alternativas para superação. (GO-EF08EF21) Desenvolver com autonomia a capacidade de criação, improvisação, apreciação e registro nos processos de composição de sequências coreográficas nas diversas danças, contemplando as de salão; |