Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 23/03/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Assista a videoaula abaixo com a temática: Práticas Corporais de Aventura – Escalada Artificial
A escalada, como prática aventureira, surgiu no século XV, nas montanhas europeias. A evolução se deu com o desenvolvimento das técnicas de escalada em rocha, na década de 1960, nos Estados Unidos, e a criação das paredes de escalada artificial (ou indoors) construídas no fim dos anos 1970, na Ucrânia.
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CARACTERÍSTICAS BÁSICAS
Quando se pensa em escalada, a maioria das pessoas imagina escaladores em montanhas nevadas ou com um abismo sob os pés, sustentados por cordas com menos de 2 centímetros de espessura. No entanto, atualmente é cada vez mais comum vermos crianças subindo paredes coloridas de escalada construídas em parques, escolas, clubes e até salões para festas de aniversário. A escalada artificial é um tipo de escalada na qual se utilizam algumas proteções artificiais (ganchos, degraus, fitas) para a progressão do escalador. O escalador pode agarrar nas fitas, pitons, pregos e outro tipo de equipamento que não seja a rocha propriamente dita. atingir seu próprio Everest com segurança.
TÉCNICAS BÁSICAS PARA USAR AS MÃOS
PEGADA FECHADA: Este tipo de pegada é uma das mais comuns em escalada, onde as ponta dos dedos ficam quase encostadas na palma da mão. Seu uso é muito comum em agarras pequenas e “regletes”.
PEGADA ABERTA:: Essa pegada também é muito comum na escalada. É parecida com a fechada, mas os dedos formam um arco maior.
TÉCNICAS BÁSICAS PARA USAR OS PÉS
EDGING – Pisada Interno e Externa. Pisar em um aperto com a borracha na borda do seu sapato. Você pode usar a borda interna, onde seu dedão oferece estabilidade em flechas menores, ou você pode usar a borda externa. Sua escolha depende da direção que você precisa mover para entrar ou sair do controle.
SMEARING ou Aderência: técnica acontece quando não tem uma posição real, então você confia na borracha do seu tênis para fricção contra a parede.
TIPOS DE ESCALADA ARTIFICIAL
ESCALADA HORIZONTAL | BOULDER: ESCALADA VERTICAL BAIXA |
Escalar uma via com símbolos de agarras ou pontos de apoio artificiais desenhados no piso. | Escalar pequenos blocos de pedra sem a necessidade do uso de cordas e de equipamentos de proteção |
Que tal você confeccionar seus aparelhos para praticar a escalada artificial à partir de materiais descartados no meio ambiente? Descubra como é fácil e barato construir seus próprios equipamentos. Existe uma infinidade de materiais descartados no meio ambiente que podem ser reaproveitados e reutilizados para a confecção dos seus equipamentos, pois além de ser uma prática divertida, é uma forma de colaborar com a “Preservação do Meio Ambiente”.
Essa atividade é muito legal. Vamos pôr a mão na massa? Peça ajuda a um familiar adulto para elaboração dos equipamentos sugeridos abaixo. Seguem abaixo algumas sugestões de uso de materiais que podem ser reaproveitados e reutilizados, mas claro, sinta- se à vontade para confeccioná-los da forma que você quiser.
- TOCOS DE MADEIRA – Para fazer as agarras ou pedaços pequenos de madeira. Parafuse-as na parede ou nas rampas de madeira.
- ESCADA – Podem ser usadas para fazer as escaladas verticais.
- REDES OU CORDAS – Podem ser usadas para fazer as escaladas verticais.
- CIMENTO – Para fazer as agarras, deixe um espaço no centro da agarras para por o parafuso.
- MDF – Para construir rampas ou paredes artificiais. Afixar as agarras.
- PNEUS – podem ser empilhados para servir de base para rampas.
ATIVIDADE
Com base no que você aprendeu converse com seus familiares sobre a Escalada Artificial, desafie alguns deles a realizar as técnicas básicas de superação de obstáculos da escalada artificial, abuse da sua criatividade e escale essa montanha de aventuras.
Habilidade estruturante/Habilidades complementares | (GO-EF07EF20) Praticar diferentes práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços; (GO-EF07EF21) Identificar as transformações históricas, a origem das práticas corporais de aventura, e as possibilidades de recriá-la, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas; |