Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 22/03/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Assista a videoaula abaixo com a temática: Parkour
O Parkour recebeu esse nome por volta de 1998 quando David Belle, juntamente com os praticantes de vanguarda, trouxeram para as ruas francesas uma adaptação para o meio urbano das técnicas de salvamento e resgate e fuga de emergências usadas por bombeiros. O termo PARKOUR que vem do francês e significa “percurso”.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS
- Deslocamento do corpo de um ponto a outro;
- Transposição de obstáculos urbanos ou naturais sem interrupção do movimento.
HABILIDADES BÁSICAS:
“CORRER, RASTEJAR, SALTAR EM ALTURA, DEPENDURAR, TRANSPOR, EQUILIBRAR, ESCALAR, ROLAR, GIRAR, SUSPENDER E SALTAR EM EXTENSÃO… O Parkour é uma atividade que desenvolve essas habilidades e devolve ao praticante a capacidade de, através de seus usos, movimentar-se livremente no ambiente em que se encontra.
Acesse os link abaixo e assista ao vídeos sobre HABILIDADES BÁSICAS DO PARKOUR :
O Parkour parece coisa de dublê de filme de ação, mas vai muito além de um exercício ou forma de expressão cultural. Provavelmente, você já viu algum vídeo de alguém escalando ou pulando muros, ou prédios e se surpreendeu com tamanha habilidade. E não é para menos, seus praticantes usam do próprio corpo para superar limites dentro do menor espaço de tempo possível.
MANOBRAS BÁSICAS DO PARKOUR:
- TIC TAC: Técnica de passagem de um muro com altura suficientemente pronunciada, ao ponto de o praticante ter de se apoiar com o pé para impulsionar-se até o topo;
- BIG JUMP: Técnica de salto dado de um lugar com pelo menos três metros de altura, mas também pode ser um salto longo em distância;
- SALTO DE PRECISÃO: Técnica de salto em que o corpo é projetado de um local a outro, de modo a preservar o corpo tanto na saída quanto na chegada;
- KING KONG VAULT: Técnica de salto onde há transposição onde o praticante usa as mãos para impulsionar o corpo;
- ROLAMENTO: Técnica utilizada para amortecer a queda, rolando desde o ombro até a anca do lado oposto, com objetivo de dispersar a energia vertical em horizontal;
- WALL RUN: Técnica utilizada para escalar muros altos é tomar impulso e se jogar na parede com velocidade.
Acesse o link abaixo e assista aos vídeo sobre MANOBRAS BÁSICAS DO PARKOUR
PARKOUR – PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Os praticantes de atividade em ambientes naturais desenvolvem relação simbiótica com a natureza, com maior consciência ecológica, visto a compreensão da necessidade em manter o meio ambiente equilibrado, primando pela preservação ambiental e sustentabilidade.
PARKOUR – ROMPENDO PRECONCEITOS
- Apesar de ser criado em 1998 o Parkour infelizmente ainda é visto equivocadamente, como uma prática marginalizada.
- Os praticantes sofrem preconceito e são estigmatizados de vândalos muitas vezes acusados de depredar o patrimônio público alheio.
- Contrário a esse discurso o Parkour depende de condições ambientais mínimas para que seja praticado, reforçando o ideal constitucional de preservação e conservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado, presente no art. 225 Constituição Federal Brasileira.
Vamos pôr a mão na massa? Converse com seus familiares e peça ajuda de adulto para elaboração desses materiais sugeridos abaixo. Seguem abaixo algumas sugestões de uso de materiais que podem ser reaproveitados e reutilizados, mas claro, sinta- se à vontade para confeccioná-los da forma que você quiser.
- PNEUS – Podem ser empilhados e parafusados na parte interna do para fazer os obstáculos de alturas;
- ESPUMAS E COLCHÕES – Forrados com tecido macio ou napa;
- CANOS PVC – Podem ser utilizados para fazer as traves e barreiras. Coloque o vergalhão para sustentar a base;
- VIGOTAS E CAIBROS – Podem ser lixadas, e parafusadas para construir uma passarela;
- BANCOS DE MADEIRA – Podem ser usados para executar saltos e transposição;
- PALETES DE MADEIRA OU DE PLÁSTICO – Podem ser lixados, empilhados e parafusados para criar pilares e rampas;
- CORDAS – Podem ser amarradas em lugares que ofereçam segurança;
- TATAMES – Podem ser empilhados;
- CAIXAS DE ENGRADADO E DE MADEIRA – MDF – Podem ser lixadas e empilhadas, parafusadas para fazer caixas, rampas de vários tamanhos e alturas;
- VERGALHÃO – Podem ser lixados e pintados para serem utilizados como base das barreiras e como suporte para manobras de suspensão.
Com base no que você aprendeu e leu nos tópicos acima, converse com seus familiares sobre o Parkour, sobre a prática, o espaço urbano onde ele acontece e o preconceito em relação aos praticantes, construa um discurso ético e respeitoso. Agora peça ajuda a eles para elaboração e construção dos materiais sugeridos acima. Use e abuse da sua criatividade e dê “um salto” para novas aventuras.
Habilidade estruturante/ Habilidades complementares | (EF06EF18) Vivenciar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbana e na natureza, valorizando a segurança e integridade física individual e coletiva, respeitando o patrimônio natural e cultural, minimizando os impactos da degradação ambiental; (EF67EF19) Identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação; (EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social; (EF67LP02-B) Posicionar-se de maneira ética e respeitosa frente a textos e opiniões relacionadas. |