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‘ACEROLANDO’ NA MATEMÁTICA

OLÁ, EDUCANDO (A)! ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA  PARA 3ª SÉRIE DA EAJA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 20/04/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

TEMÁTICA: SITUAÇÃO-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS, FONTE: PRODUÇÃO AUTORAL_PROFESSORA ALDA MARTINS

VOCÊ GOSTA DE SUCO DE ACEROLA?

SIM?

EU TAMBÉM!!

A PARTIR DA RECEITA DESSE SUCO DELICIOSO, A PROPOSTA É DESENVOLVER O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS ENVOLVENDO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, MEDIDAS DE CAPACIDADE E TAMBÉM ABORDAR CONHECIMENTOS SOBRE A PLANTA, SEU FRUTO E SEUS NUTRIENTES.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR, COM A TEMÁTICA: SITUAÇÃO-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS

EAJA – 3ª SÉRIE – MATEMÁTICA – SITUAÇÃO-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS – link: https://www.youtube.com/watch?v=ktJ3czMPjpo

OLÁ, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA! 

NESTA AULA DA 3ª. SÉRIE DA EAJA VAMOS ESTUDAR UNIDADES E MEDIDAS  FAZENDO UM DELICIOSO SUCO DE ACEROLA. 

VOCÊ SABIA QUE A ACEROLA É UMA FRUTA QUE PODE SER USADA COMO PLANTA MEDICINAL POR CAUSA DE SUA ALTA CONCENTRAÇÃO DE VITAMINA C?

SE VOCÊ INGERIR 100 GRAMAS DE POLPA DA FRUTA, É EQUIVALENTE A UM COMPRIMIDO EFERVESCENTE DE VITAMINA C, CHAMADO DE ÁCIDO ASCÓRBICO. 

 ISSO MESMO, OS FRUTOS DA ACEROLA, ALÉM DE SABOROSOS, SÃO MUITO NUTRITIVOS, PORQUE SÃO RICOS EM VITAMINA A, VITAMINAS DO COMPLEXO B, FERRO E CÁLCIO, ENTRE OUTROS VALORES NUTRICIONAIS.

E ANTES DE PARTIRMOS PARA OS CÁLCULOS CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ESTE ARBUSTO QUE PODE CRESCER NUM PEDACINHO DO SEU QUINTAL OU MESMO EM UM VASO. A ACEROLA É O FRUTO DA ACEROLEIRA E TEM ORIGEM NAS ANTILHAS, AMÉRICA CENTRAL E NORTE DA AMÉRICA DO SUL. ENTÃO ESSA FRUTA VIAJOU MUITO PRA CHEGAR AQUI PERTINHO DE NÓS NO CENTRO OESTE BRASILEIRO.

OBSERVE NO MAPA OS DESTAQUES DE CADA UMA DESTAS REGIÕES:

Disponível em  https://www.google.com/maps/@8.8003101,-80.7990467,5.04z – acessado em 08/03/2021

PRODUÇÃO AUTORAL_PROFESSORA ALDA MARTINS

E VOCÊ, JÁ PLANTOU UM PEZINHO DE ACEROLA NO SEU QUINTAL?

SABIA QUE TAMBÉM PODE SER CULTIVADO EM UM VASO?

E O SUCO, PROFESSORA?  

HUMMM DELÍCIA, VEM COMIGO! 

DEPOIS DE COLHIDA E LAVADA VEJA COMO É FÁCIL PREPARAR UM SUCO DE ACEROLA COLHIDO NA HORA!

SEPARAMOS PARA O SUCO 1 QUILOGRAMA DE ACEROLA E PARA FAZER O SUCO  É BEM SIMPLES.

VEJA O MODO DE FAZER: 

PRODUÇÃO AUTORAL_PROFESSORA ALDA MARTINS

DEPOIS, É SÓ BATER NO LIQUIDIFICADOR, ACRESCENTANDO PARA CADA 3 COPOS DE POLPA 1 COPO DE ÁGUA. AÇÚCAR? AH, NEM PRECISA, SÓ USE ÁGUA GELADA OU ACRESCENTE GELO À GOSTO.

DEPOIS DE APRENDER A FAZER O SUCO, VEJA QUE 1 KG DE ACEROLA EQUIVALEM A 3 COPOS DE POLPA.

ATIVIDADE 1: 

A EUNICE TRABALHA NA COZINHA DA ESCOLA E QUER FAZER POLPA O SUFICIENTE PARA 5 DIAS E ESTÁ EM DÚVIDA QUANTO À QUANTIDADE QUE DEVERÁ PROCESSAR DE ACEROLA, SABENDO QUE 600ml É O SUFICIENTE PARA UM DIA. 

ml? NÃO CONFUNDA, ESTAMOS FALANDO DE MILILITOS? VEJA SÓ. A MEDIDA DE UM LITRO É IGUAL A 1000 MILILITROS. 

OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR

PRODUÇÃO AUTORAL_PROFESSORA ALDA MARTINS

NESTA IMAGEM, TEMOS UM RECIPIENTE QUE COMPORTA 500ml, OU SEJA, MEIO LITRO. O COPO DE LIQUIDIFICADOR, GERALMENTE COMPORTA DE 1500 A 2000 ml , QUE É EQUIVALENTE A 1,5 L OU 2 L

PARA COMEÇAR, VAMOS FAZER UM ESQUEMA DOS DADOS E VER O QUE A EUNICE PRECISA SABER:

1kg  DE POLPA DE ACEROLA  →   3 COPOS DE POLPA 

A MEDIDA DE UM COPO É 200 ml, ENTÃO 3 X 200 É IGUAL AO CONSUMO DO DIA: 600ml

VAMOS RELEMBRAR…

A MULTIPLICAÇÃO É UMA ADIÇÃO SIMPLIFICADA, VEJA QUE 200 + 200 + 200 = 600, É O MESMO QUE 3 X 200. 

SE 1kg  DE ACEROLA DÁ PARA UM DIA, QUANTOS QUILOS SERÃO NECESSÁRIOS PARA 5 DIAS? AH, VOCÊ VAI DIZER, “TÁ MUITO FÁCIL PROFESSORA, É SÓ FAZER 1kg  VEZES 5 DIAS”. ISSO MESMO! PODE SER 1+1+1+1+1 OU ENTÃO 5 X 1 QUE É IGUAL A 5. UMA PROPRIEDADE DA MULTIPLICAÇÃO É QUE TODO NÚMERO MULTIPLICADO POR 1 É IGUAL A ELE MESMO.

ENTÃO A EUNICE PRECISARÁ PROCESSAR 5 kg ACEROLAS.

ATIVIDADE 2: 

AGORA, QUANTOS LITROS DE POLPA A EUNICE TERÁ DEPOIS DE PROCESSAR OS 5 kg?

HUMMMM AGORA TE COMPLIQUEI HEIM???

VAMOS PARA UM CÁLCULO MENTAL!

A EUNICE TEM 600ml EM CADA QUILO DE ACEROLA, ENTÃO, 600 X 5.

NOSSA, ESSA CONTA É GRANDE! NADA DISSO, VAMOS SIMPLIFICAR…. DEIXAMOS OS ZEROS PARA O FINAL E VAMOS PARCELAR ESTA MULTIPLICAÇÃO COM ADIÇÕES….

6 X 5  = 6 + 6 QUE É 12, E 12 + 12 É 24, E 24 + 6 É 30. FECHOU. OPA! OPA! NÃO PODEMOS ESQUECER OS ZEROS. RESULTADO FINAL 3000 ml

VEJA O ESQUEMA NA IMAGEM A SEGUIR

PRODUÇÃO AUTORAL_PROFESSORA ALDA MARTINS

VOCÊ PODE PENSAR DIFERENTE TAMBÉM, OLHA SÓ:

FAZENDO 5 X 600 PORQUE A ORDEM DOS FATORES NÃO ALTERA O PRODUTO, QUE É O RESULTADO DA MULTIPLICAÇÃO. E PARCELANDO TAMBÉM, O CÁLCULO FICA BEM MAIS SIMPLES:  5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5  =  10 + 10 + 10 = 30.  FECHANDO TAMBÉM EM  3000ml.

E QUANTO EQUIVALE 3000 MILILITROS DE POLPA. 

VAMOS RELEMBRAR: 1 LITRO SÃO 1000ml, ENTÃO FICOU LEGAL AGORA, NÃO É?!

E COMO FAZER ESSA CONTA?  

VAMOS LÁ! 

NESTE CASO VAMOS RECORRER À OPERAÇÃO DE DIVISÃO PARA ENCONTRAR QUANTOS LITROS CABEM EM 3000 MILILITROS.  CALCULANDO DE CABEÇA, VAMOS PEGAR OS 3000 E SUBTRAIR DE 1000 EM 1000 (3000 – 1000 = 2000, 2000 – 1000 = 1000) , TRANQUILO, ENTÃO EM 3 LITROS EM 3.000ml

ENTÃO AO FINAL A EUNICE TERÁ PROCESSADO 3 LITROS DE POLPA DE ACEROLA. 

ATIVIDADE 3: 

VEJA AGORA OUTRO PROBLEMA QUE A EUNICE ESTÁ QUEBRANDO A CABEÇA PARA ENCONTRAR UMA SAÍDA. 

ELA EXTRAPOLOU E PROCESSOU CERCA DE 15kg DE ACEROLA E QUER CONGELAR EM PACOTINHOS PARA COLOCAR NAS CESTAS DAS FAMÍLIAS DA TURMA A. 

SERÁ QUANTO DARIA PARA CADA FAMÍLIA, SABENDO QUE A TURMA A TEM 15 ESTUDANTES?

SE A EUNICE PROCESSOR APROXIMADAMENTE 15kg DE ACEROLA, E LEMBRANDO QUE CADA QUILOGRAMA RESULTA EM 600 ml DE POLPA, PRECISAMOS ENTÃO FAZER 15 X 600. PENSA COMIGO: 10 X 600 = 6000 E A METADE DE 6000 É 3000 (5 X 600), ENTÃO 15 X 600 = 9000. 

BOM, EUNICE JÁ TEM O TOTAL APROXIMADO DE POLPA CORRESPONDENTE A 15kg DE ACEROLA, QUE É 9000ml  OU 9 LITROS. AGORA RESTA SABER QUANDO IRÁ PARA CADA UMA DAS 15 FAMÍLIAS. E PRA ISSO BASTA PENSAR NA OPERAÇÃO INVERSA DA MULTIPLICAÇÃO  QUE É DIVISÃO. 

VEJA O ESQUEMA

PRODUÇÃO AUTORAL_PROFESSORA ALDA MARTINS

CADA FAMÍLIA VAI RECEBER APROXIMADAMENTE 600 ml DE POLPA DA FRUTA ACEROLA.

GOSTEI MUITO DA NOSSA AULA DE HOJE!

RESOLVEMOS UMA SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO.

CONHECEMOS UM POUCO MAIS SOBRE A ACEROLEIRA, ESTE ARBUSTO QUE DÁ UMA FRUTA SABOROSA E RICA EM VITAMINAS. 

ESPERO QUE TENHA GOSTADO!

ATÉ A PRÓXIMA AULA! 


REFERÊNCIAS – TEXTO ELABORADO COM FINS PEDAGÓGICOS. HTTPS://PT.WIKIPEDIA.ORG/WIKI/ACEROLA

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EAJAMA0326) MEDIR E ESTIMAR COMPRIMENTOS (INCLUINDO PERÍMETROS), MASSAS E CAPACIDADES, UTILIZANDO UNIDADES DE MEDIDA PADRONIZADAS MAIS USUAIS. 
(EAJAMA0309) RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA, ENVOLVENDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO, COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA, CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS; 
(EAJAMA0310) RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA DE DIVISÃO, CUJO DIVISOR TENHA NO MÁXIMO DOIS ALGARISMOS, COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA, CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS
(EAJAMA0318) RECONHECER AS RELAÇÕES INVERSAS ENTRE AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO E DE MULTIPLICAÇÃO E DE DIVISÃO, NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS.
(EAJALP0248) IDENTIFICAR AS FINALIDADES E FUNÇÕES DE TEXTOS A PARTIR DOS SUPORTES. 
(EAJACI0210) RELACIONAR AS ADAPTAÇÕES DE PLANTAS E ANIMAIS AO HABITAT EM QUE ESTÃO INSERIDOS.
(EAJACI0321) IDENTIFICAR OS DIFERENTES USOS DO SOLO E RECONHECER SUA IMPORTÂNCIA PARA A AGRICULTURA E PARA A VIDA;  
(EAJAGE0304) ANALISAR AS RELAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS, CULTURAIS, ESPACIAIS, AMBIENTAIS E POLÍTICAS ENTRE DIFERENTES POVOS E COMUNIDADES.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).