OLÁ, EDUCANDO (A)! ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA PARA A 4ª SÉRIE DA EAJA – FOI VEICULADA NA TV NO DIA 23/03/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
NESTA VIDEOAULA VAMOS DESENVOLVER CONCEITOS ACERCA DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS ENVOLVENDO SENTENÇAS MATEMÁTICAS EM QUE UM DOS TERMOS É DESCONHECIDO, COMPREENDENDO ESTA SENTENÇA COMO UMA IGUALDADE ENTRE OS DOIS TERMOS.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR, COM A TEMÁTICA: RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA
OLÁ, OLÁ, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA!
NA AULA DE HOJE, VAMOS DESENVOLVER QUESTÕES EM TORNO DE AÇÕES DO SEU COTIDIANO PARA INTERPRETAR, RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS CUJA CONVERSÃO EM SENTENÇA MATEMÁTICA SEJA UMA IGUALDADE COM UMA OPERAÇÃO EM QUE UM DOS TERMOS É DESCONHECIDO.
HOJE VOCÊ É O DETETIVE MATEMÁTICO!
VOCÊ JÁ ESTUDOU SOBRE A RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS E COMO É IMPORTANTE BUSCAR O EQUILÍBRIO DOS 2 LADOS DA SENTENÇA, NÃO É?
VAMOS RECORDAR ESTE TEMA A PARTIR DO SEGUINTE EXEMPLO:
A QUESTÃO É A SEGUINTE:
DESCUBRA QUAL O PESO DA CAIXA VERMELHA, SABENDO QUE A AZUL PESA 2KG.
MANTENDO O EQUILÍBRIO DA BALANÇA, RETIRAMOS AS CAIXAS IGUAIS QUE TEM EM AMBOS OS PRATOS E ASSIM CONSTATAMOS QUE O CUBO VERMELHO PESA 4KG.
VAMOS EXEMPLIFICAR A QUESTÃO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO DO NOSSO COTIDIANO.
MARIA JÁ LEU 62 PÁGINAS DE UM LIVRO. ALBERTO JÁ LEU 86 PÁGINAS DESTE MESMO LIVRO E AINDA FALTAM 22 PÁGINAS PARA TERMINAR O LIVRO. QUANTAS PÁGINAS FALTAM PARA MARIA CONCLUIR SUA LEITURA?
PARA O NÚMERO QUE NÃO CONHECEMOS VAMOS USAR UM TRIÂNGULO COMO REFERÊNCIA
62 + Δ = 86 + 22
62 + Δ = 108 = NÚMERO DE PÁGINAS DO LIVRO
RELEMBRANDO A RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS, PODEMOS EXECUTAR QUALQUER OPERAÇÃO NA SENTENÇA, DESDE DE QUE A FAÇAMOS EM AMBOS OS LADOS DA IGUALDADE.
ENTÃO, PODEMOS SUBTRAIR O NÚMERO 62 NA OPERAÇÃO DA ESQUERDA E TAMBÉM DA DIREITA:
62 + Δ – 62 = 108 – 62
Δ = 46
MUITAS LOJAS VENDEM SEUS PRODUTOS PARCELADOS OU À PRESTAÇÃO, TOTALMENTE SEM JUROS E ISSO É BOM QUANDO A GENTE CONSEGUE MANTER UM EQUILÍBRIO ENTRE AS DESPESAS E OS GANHOS DO MÊS.
VEJA ESTE EXEMPLO:
JOAQUIM PRECISOU DE UM LIVRO PEDIDO NA ESCOLA E COMPROU NA LIVRARIA PELO VALOR CORRESPNDENTE AO DOBRODE R$28,00. DEU DE ENTRADA R $15,00. QUANTO JOAQUIM PARCELOU PARA O PRÓXIMO MÊS?
2 X 28 = Δ + 15
(40 + 16) = 56 = Δ + 15
2 X 28 = Δ + 15
(40 + 16) = 56 = Δ + 15
56 – 15 = Δ + 15 – 15
Δ = 41 = JOAQUIM IRÁ PAGAR R$ 41,00 NO PRÓXIMO MÊS
AGORA PRA FECHAR NOSSA AULA COM CHAVE DE OURO, E CONSIDERANDO QUE É MUITO IMPORTANTE DIMINUIRMOS AO MÁXIMO A PRODUÇÃO DE LIXO EM NOSSO PLANETA, E TAMBÉM FAZER A COLETA SELETIVA DO LIVRO RECICLADO, O EXEMPLO QUE PROPONHO AGORA VAI CONTRIBUIR PARA ESSA REFLEXÃO.
A ESCOLA PROPÔS PARA OS ALUNOS UMA COLETA SELETIVA DE RECICLÁVEIS NO BAIRRO.
FORAM ARRECADADOS 360 KG DE MATERIAL RECICLÁVEL, INCLUINDO PLÁSTICOS, METAIS E PAPÉIS, SENDO QUE A METADE DESTE MONTANTE FOI DE PLÁSTICOS (PRINCIPALMENTE GARRAFAS PET) E UM QUINTO DO TOTAL ERAM PAPÉIS.
VOCÊ É O DETETIVE
QUANTOS QUILOGRAMAS DE METAIS FORAM ARRECADADOS?
360 ÷ 2 = 180 (PLÁSTICOS)
360 ÷ 5 = 72 (PAPÉIS)
ESPERO QUE TENHA GOSTADO DE NOSSA AULA HOJE.
VIMOS QUE NÃO É TÃO DIFÍCIL SERMOS O DETETIVE DA MATEMÁTICA E APRENDEMOS A ENCONTRAR O VALOR DESCONHECIDO, SEMPRE APLICANDO A MESMA OPERAÇÃO EM AMBOS OS LADOS DA IGUALDADE.
UM ABRAÇO VIETURAL PARA VOCÊ E ATÉ A PRÓXIMA AULA!
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EAJAMA0411) INTERPRETAR, RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS CUJA CONVERSÃO EM SENTENÇA MATEMÁTICA SEJA UMA IGUALDADE COM UMA OPERAÇÃO EM QUE UM DOS TERMOS É DESCONHECIDO. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).