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MATEMÁTICA – DETETIVE MATEMÁTICO

OLÁ, EDUCANDO (A)! ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA PARA A 4ª SÉRIE DA EAJA – FOI VEICULADA NA TV NO DIA 23/03/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

NESTA VIDEOAULA VAMOS DESENVOLVER CONCEITOS ACERCA DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS ENVOLVENDO SENTENÇAS MATEMÁTICAS EM QUE UM DOS TERMOS É DESCONHECIDO, COMPREENDENDO ESTA SENTENÇA COMO UMA IGUALDADE ENTRE OS DOIS TERMOS.

TEMÁTICA: RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA – DISPONÍVEL: WWW.PIXABAY.COM

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR, COM A TEMÁTICA: RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA

EAJA | 4ª SÉRIE | MATEMÁTICA |DETETIVE MATEMÁTICO| LINK: https://www.youtube.com/watch?v=Bi0-cQ1hI2g

OLÁ, OLÁ, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA! 

NA AULA DE HOJE, VAMOS DESENVOLVER QUESTÕES EM TORNO DE AÇÕES DO SEU COTIDIANO PARA INTERPRETAR, RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS CUJA CONVERSÃO EM SENTENÇA MATEMÁTICA SEJA UMA IGUALDADE COM UMA OPERAÇÃO EM QUE UM DOS TERMOS É DESCONHECIDO. 

HOJE VOCÊ É O DETETIVE MATEMÁTICO!

VOCÊ JÁ ESTUDOU SOBRE A RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS E COMO É IMPORTANTE BUSCAR O EQUILÍBRIO DOS 2 LADOS DA SENTENÇA, NÃO É?

VAMOS RECORDAR ESTE TEMA A PARTIR DO SEGUINTE EXEMPLO:

FONTE: PRODUÇÃO AUTORAL_PROFESSORA ALDA MARTINS

A QUESTÃO É A SEGUINTE:

DESCUBRA QUAL O PESO DA CAIXA VERMELHA, SABENDO QUE A AZUL PESA 2KG.

MANTENDO O EQUILÍBRIO DA BALANÇA, RETIRAMOS AS CAIXAS IGUAIS QUE TEM EM AMBOS OS PRATOS E ASSIM CONSTATAMOS QUE O CUBO VERMELHO PESA 4KG.

FONTE: PRODUÇÃO AUTORAL_PROFESSORA ALDA MARTINS

 VAMOS EXEMPLIFICAR A QUESTÃO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO DO NOSSO COTIDIANO. 

MARIA JÁ LEU 62 PÁGINAS DE UM LIVRO. ALBERTO JÁ LEU 86 PÁGINAS DESTE MESMO LIVRO E AINDA FALTAM 22 PÁGINAS PARA TERMINAR O LIVRO. QUANTAS PÁGINAS FALTAM PARA MARIA CONCLUIR SUA LEITURA?

PARA O NÚMERO QUE NÃO CONHECEMOS VAMOS USAR UM TRIÂNGULO COMO REFERÊNCIA

62 + Δ = 86 + 22 

62 + Δ = 108 = NÚMERO DE PÁGINAS DO LIVRO

RELEMBRANDO A RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS, PODEMOS EXECUTAR QUALQUER OPERAÇÃO NA SENTENÇA, DESDE DE QUE A FAÇAMOS EM AMBOS OS LADOS DA IGUALDADE.

ENTÃO, PODEMOS SUBTRAIR O NÚMERO 62 NA OPERAÇÃO DA ESQUERDA E TAMBÉM DA DIREITA:

62 + Δ – 62 = 108 – 62

Δ = 46

MUITAS LOJAS VENDEM SEUS PRODUTOS PARCELADOS OU À PRESTAÇÃO, TOTALMENTE SEM JUROS E ISSO É BOM QUANDO A GENTE CONSEGUE MANTER UM EQUILÍBRIO ENTRE AS DESPESAS E OS GANHOS DO MÊS.

VEJA ESTE EXEMPLO:

JOAQUIM PRECISOU DE UM LIVRO PEDIDO NA ESCOLA E COMPROU NA LIVRARIA PELO VALOR CORRESPNDENTE AO DOBRODE R$28,00. DEU DE ENTRADA R $15,00. QUANTO JOAQUIM PARCELOU PARA O PRÓXIMO MÊS?

2 X 28 = Δ + 15

(40 + 16) = 56 = Δ + 15

2 X 28 = Δ + 15

(40 + 16) = 56 = Δ + 15

56 – 15  = Δ + 15 – 15

Δ = 41 = JOAQUIM IRÁ PAGAR R$ 41,00 NO PRÓXIMO MÊS

AGORA PRA FECHAR NOSSA AULA COM CHAVE DE OURO, E CONSIDERANDO QUE É MUITO IMPORTANTE DIMINUIRMOS AO MÁXIMO A PRODUÇÃO DE LIXO EM NOSSO PLANETA, E TAMBÉM FAZER A COLETA SELETIVA DO LIVRO RECICLADO, O EXEMPLO QUE PROPONHO AGORA VAI CONTRIBUIR PARA ESSA REFLEXÃO.

A ESCOLA PROPÔS PARA OS ALUNOS UMA COLETA SELETIVA DE RECICLÁVEIS NO BAIRRO.

FORAM ARRECADADOS 360 KG DE MATERIAL RECICLÁVEL, INCLUINDO PLÁSTICOS, METAIS E PAPÉIS, SENDO QUE A METADE DESTE MONTANTE FOI DE PLÁSTICOS (PRINCIPALMENTE GARRAFAS PET) E UM QUINTO DO TOTAL ERAM PAPÉIS.

VOCÊ É O DETETIVE

QUANTOS QUILOGRAMAS DE METAIS FORAM ARRECADADOS?

360 ÷ 2 = 180  (PLÁSTICOS)

360 ÷ 5 = 72     (PAPÉIS) 

ESPERO QUE TENHA GOSTADO DE NOSSA AULA HOJE.

VIMOS QUE NÃO É TÃO DIFÍCIL SERMOS O DETETIVE DA MATEMÁTICA E APRENDEMOS A ENCONTRAR O VALOR DESCONHECIDO, SEMPRE APLICANDO A MESMA OPERAÇÃO EM AMBOS OS LADOS DA IGUALDADE.

UM ABRAÇO VIETURAL PARA VOCÊ E ATÉ A PRÓXIMA AULA!


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EAJAMA0411) INTERPRETAR, RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS CUJA CONVERSÃO EM SENTENÇA MATEMÁTICA SEJA UMA IGUALDADE COM UMA OPERAÇÃO EM QUE UM DOS TERMOS É DESCONHECIDO.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).