You are currently viewing Ciências da Natureza: TRABALHO E AS MÁQUINAS SIMPLES

Ciências da Natureza: TRABALHO E AS MÁQUINAS SIMPLES

Olá, educando (a)!Esta videoaula de  Ciências da Natureza – para 7º Ano/ Agrupamento G do Ciclo da Adolescência  – foi veiculada na TV no dia 16/03/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, iremos discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. Além disso, vamos analisar diferenças de sentido entre palavras e utilizar figuras de linguagem em textos.

Fonte: Montagem pixabay.com – Acervo pessoal – Professora Mariana Araguaia

Assista a videoaula abaixo com a temática: TRABALHO E MÁQUINAS SIMPLES

7º ANO/Agrupamento G – CICLO DA ADOLESCÊNCIA – CIÊNCIAS DA NATUREZA – AULA 1

Na videoaula acima, aprendemos que trabalho, força e energia permeiam o cotidiano humano. Conhecemos a importância das máquinas simples na realização do trabalho, e como elas são empregadas em várias situações da vida humana. Além disso, entendemos que hipérbole é o uso de expressões exageradas, para dar ênfase ao que se quer expressar, e discutimos sobre os diferentes significados apresentados por uma mesma palavra.

ATIVIDADE 1

Na sua trajetória escolar, você já realizou muitos trabalhos? Você já sentiu que alguma tarefa deu mais “trabalho” do que outras, ao fazê-la? Mas afinal, o que é trabalho? A palavra “trabalho”, no contexto educacional, não diz respeito somente à atividade solicitada pelo professor ou grau de dificuldade. Em Ciências, há um conceito específico para essa expressão, que você conhecerá ao acessar o link abaixo e assistir ao vídeo, que está disponível no site Britannica Escola :

https://escola.britannica.com.br/pesquisa/v%C3%ADdeos/m%C3%A1quina%20simples/recursos/210870

ATIVIDADE 2

Com base no vídeo acima, responda no seu caderno de Ciências, as palavras corretas das frases e da cruzadinha:

1. Plano inclinado, cunha, alavanca, roda com eixo, parafuso e a polia (ou roldana) são máquinas _________.

2. Ajudam na realização de trabalho, por mudarem a quantidade ou direção da força que realiza trabalho: _________.

3. A _________.é uma barra rígida,que gira em torno de um ponto fixo, conhecido como pivô ou fulcro. 

4. Quanto à capacidade de realizar trabalho, esta é chamada de _________.

5. É chamada de trabalho a _________ exercida sobre um objeto, fazendo com que ele se mova nessa direção. 

Fonte: Acervo pessoal – Professora Mariana Araguaia

ATIVIDADE 3

Na Revolução Industrial (século XVIII), o significado científico de “trabalho” foi sendo desenvolvido paralelamente à produção de máquinas mais complexas. Apesar disso, o conhecimento da aplicação das máquinas simples já era há muito tempo estabelecido. Há uma frase, tão famosa quanto antiga, que diz o seguinte: “Dêem-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. Baseado nessa frase e em pesquisas, responda em seu caderno:

  • Quem é o autor da frase? Em que século ele viveu? Como seus estudos contribuíram para a vida humana? 
  • Observe a imagem  abaixo. Qual máquina simples a frase e a figura fazem referência?
Fonte: Montagem pixabay.com – Acervo pessoal – Professora Mariana Araguaia
  • Apesar das máquinas simples permitirem muitos feitos, não é possível que uma pessoa, sozinha, mova o planeta Terra utilizando qualquer uma delas. Nesse sentido, o autor da frase utilizou-se de uma figura de linguagem,  na qual disse algo bastante exagerado para dar a ideia de intensidade. Qual seria essa figura de linguagem? Crie uma nova frase contendo o mesmo tipo de figura de linguagem.

ATIVIDADE 4

Vamos fazer um experimento? Tente empurrar uma porta aberta usando somente o dedo indicador, como nas situações A e B:

 Situação A – próximo à dobradiça.
 Fonte: Acervo Pessoal – Professora Mariana Araguaia
Situação B – próximo à maçaneta.
 Fonte: Acervo Pessoal – Professora Mariana Araguaia

Agora que já vivenciou o experimento, responda em seu caderno:

  • Qual situação a porta se moveu com mais facilidade?
  • Qual é a relação entre as máquinas simples e as duas imagens retratadas?

ATIVIDADE 5

Você sabia que há regiões do corpo humano que também seguem princípios de máquinas simples? Identifique uma delas e faça um desenho esquemático que possa explicar por que ela pode ser considerada como tal.


Referencial Bibliográfico ARAGUAIA, Mariana. Arquimedes Alavanca. Google Drive. Disponível em <tinyurl.com/zhlkrmox>. Acesso em fev 2021.
______. Cruzadinha Máquina Simples. Google Drive. Disponível em <tinyurl.com/mryxnpwk>. Acesso em fev 2021.
______. Dobradiça. Google Drive. Disponível em <tinyurl.com/1fgkuk9c>. Acesso em fev 2021.
______. Maçaneta. Google Drive. Disponível em <tinyurl.com/47ahjqxl>. Acesso em fev 2021.
ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. Máquina (imagem). Escola Brittanica. Disponível em <tinyurl.com/n7lvjsed>. Acesso em fev 2021.
______. Máquina (vídeo). Escola Brittanica. Disponível em <tinyurl.com/1803hhzc>. Acesso em fev 2021.

Componente CurricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante: (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
Língua PortuguesaEstruturante: (EF06LP03) Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
(EF67LP38-A) Identificar e utilizar figuras de linguagem em textos.