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MATEMÁTICA – SITUAÇÕES-PROBLEMAS ENVOLVENDO ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO

OLÁ, EDUCANDO (A)! ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA PARA A 3ª SÉRIE DA EAJA – FOI VEICULADA NA TV NO DIA 23/03/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

NESTA VIDEOAULA VAMOS FAZER UMA REVISÃO DOS FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO,  SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO E VERIFICAR A APLICAÇÃO EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO POR MEIO DA ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COM DIFERENTES ESTRATÉGIAS.

TEMÁTICA: “OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS” DISPONÍVEL: WWW.PIXABAY.COM

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR, COM A TEMÁTICA: OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS

EAJA | 3ª SÉRIE | MATEMÁTICA |OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS| LINK: https://www.youtube.com/watch?v=iUfpm4NaVqE

OLÁ, OLÁ, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA!

VAMOS INICIAR NOSSA AULA DE HOJE COM UMA REVISÃO DOS FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO E VERIFICAR A APLICAÇÃO EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO POR MEIO DA ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COM DIFERENTES ESTRATÉGIAS. 

VOCÊ DEVE SE LEMBRAR QUE EM SALA DE AULA MUITAS DAS VEZES DIANTE DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA, OS ESTUDANTES SE PERGUNTAM:  É SE SOMAR OU DE DIMINUIR? 

AO OBSERVAR DETERMINADAS PALAVRAS NOS ENUNCIADOS, ASSOCIAMOS AO TIPO DE OPERAÇÃO A SER FEITA, POR EXEMPLO:

PERDEU – ENTÃO TENHO QUE DIMINUIR

GANHOU – ENTÃO TENHO QUE SOMAR

MAS, ATENÇÃO, NEM SEMPRE É ASSIM!

PARA TERMOS ESSA RESPOSTA PRECISAMOS COMPREENDER O ENUNCIADO, OU SEJA, PRECISAMOS LER E ENTENDER O QUE O PROBLEMA NOS COLOCA, POR EXEMPLO:

ROBERTO SAIU PARA TRABALHAR E LEVOU SUA CAIXA DE FERRAMENTAS. NO TRABALHO OCORREU UM ACIDENTE E ROBERTO PERDEU 5 CHAVES E VOLTOU PRA CASA APENAS COM 17 FERRAMENTAS. QUANTAS FERRAMENTAS ROBERTO TINHA AO INICIAR O SERVIÇO?

TEMÁTICA: “OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS” DISPONÍVEL: WWW.PIXABAY.COM

É PRA SOMAR OU DIMINUIR?

PRECISAMOS COMPREENDER A SITUAÇÃO.

VAMOS LÁ?

ROBERTO SAIU DE CASA COM UM NÚMERO “X” DE FERRAMENTAS. ESSA É A SITUAÇÃO-PROBLEMA, SABER QUANTAS FERRAMENTAS ELE TINHA AO SAIR DE CASA E ANTES DO ACIDENTE. 

O PROBLEMA NOS DIZ QUE ELE VOLTOU COM 17 FERRAMENTAS, MAS QUE NO TRABALHO PERDEU 5. 

NESTE CASO, NÃO VAMOS USAR A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO NÃO, VAMOS É FAZER UMA ADIÇÃO: 17 + 5 FERRAMENTAS. 

PODEMOS USAR O ALGORITMO USUAL OU ENTÃO CALCULAR POR DECOMPOSIÇÃO:

17 = 10 + 5 + 2 |
5 + 5 = 10 | 10 + 10 + 2 = 22

A PARTIR DESSE EXEMPLO VAMOS RELEMBRAR OS FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO:

✔ ADIÇÃO É O ATO DE JUNTAR QUANTIDADES HOMOGÊNEAS, OU SEJA, QUANTIDADES DE UM MESMO CONJUNTO E PARA ESTA
OPERAÇÃO UTILIZAMOS O SINAL DE “+” (MAIS).

✔ NA ADIÇÃO, OS TERMOS OU NÚMEROS SÃO CHAMADOS DE PARCELAS E O RESULTADO SE CHAMA SOMA OU TOTAL. SEMPRE
COMEÇAMOS DO NÚMERO MAIOR E DEPOIS O MENOR. QUANDO NECESSÁRIO, PRECISAMOS FAZER O ALGORITMO DESTA
OPERAÇÃO. LEMBRA O QUE É ALGORITMO? É A FORMA CORRETA DE DISPOSIÇÃO DOS NÚMEROS PARA EFETUAR UMA OPERAÇÃO
DE ADIÇÃO.

✔ VOCÊ JÁ SABE QUE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL É UM SISTEMA POSICIONAL E ISSO SIGNIFICA QUE CADA ALGARISMO
DE UM NÚMERO OCUPA UM LUGAR ESPECÍFICO, CONFORME SEU VALOR.

VAMOS RELEMBRAR O ALGORITMO USUAL DA ADIÇÃO PELA IMAGEM 2, A SEGUIR:

FONTE: PRODUÇÃO AUTORAL_PROFESSORA ALDA MARTINS

NESTE EXEMPLO ESTAMOS ADICIONANDO A QUANTIDADE DE FERRAMENTAS QUE SOBROU COM A QUANTIDADE
QUE PERDEU.

VAMOS VER COMO FAZER UMA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO UTILIZANDO O ALGORITMO USUAL?

A PRIMEIRA PARCELA É O 17 E A SEGUNDA O 5, COLOCAMOS O SINAL DE MAIS E PASSAMOS UM TRAÇO, O QUE VEM ABAIXO É A SOMA, OU SEJA, O RESULTADO DA OPERAÇÃO.

O 5 ESTÁ NA 1ª ORDEM DAS UNIDADES SIMPLES ENTÃO PRECISA FICAR ABAIXO DO 7, QUE ESTÁ NA MESMA ORDEM.

PARA FAZER ESTA ADIÇÃO NO ALGORITMO PRECISAMOS FAZER UMA DECOMPOSIÇÃO, OU SEJA, 7 + 5 = 12, NÃO POSSO COLOCAR 12 NA ORDEM DAS UNIDADES, PRECISAMOS DECOMPOR O NÚMERO 12 EM 10 + 2, E ASSIM O 2 FICA NA ORDEM DAS UNIDADES E O 10 VAI PRA ORDEM DAS DEZENAS COMO 1 DEZENA. E AI SIM FAZEMOS ADIÇÃO NA ORDEM DAS DEZENAS QUE É 1 + 1 = 2, OU SEJA, 2 DEZENAS, TOTALIZANDO ROBERTO TINHA 22 FERRAMENTAS AO SAIR DE CASA.

VAMOS REVER TAMBÉM AS PROPRIEDADES DA ADIÇÃO:

EM SITUAÇÕES PRÁTICAS FICA MAIS TRANQUILO A COMPREENSÃO.

VEJA ESTE CASO:

MÉRCIA VENDE BOLINHOS DE ARROZ NA FEIRA.

ELA QUER ATINGIR A META DE 215 BOLINHOS POR FEIRA. CHOVEU BASTANTE E ELA CONSEGUIU VENDER APENAS 45. MAS, QUE ALEGRIA, RECEBEU UMA ENCOMENDA DE MAIS 60 BOLINHOS. 

QUANTO FALTA PARA MÉRCIA ATINGIR A SUA META?

  • META: 215 BOLINHOS
  • VENDEU:  45
  • ENCOMENDA: 60

CÁLCULOS:   VENDEU + ENCOMENDA ->   25 + 60   

PENSAR POR DECOMPOSIÇÃO:  

  • 2 DEZENAS + 6 DEZENAS = 20 + 60 = 100
  • ORDEM DAS UNIDADES TEMOS: 5 + 0 = 5  (PROPRIEDADE DA ADIÇÃO)
  • 100 + 5 = 105 BOLINHOS

E AÍ, QUANTO FALTA PARA MÉRCIA ATINGIR A META?

AGORA SIM, UMA DAS FORMAS DE PENSAR É SUBTRAINDO DO VALOR TOTAL DA META O QUE ELA JÁ CONSEGUIU.

MAS O QUE É SUBTRAIR? 

NA MATEMÁTICA, SUBTRAÇÃO É UMA OPERAÇÃO INVERSA À ADIÇÃO. NA SUBTRAÇÃO BUSCAMOS A DIFERENÇA ENTRE DOIS NÚMEROS E O SINAL UTILIZADO É O “-” (MENOS).

UMA FORMA DE PENSAR É VERIFICAR, TENHO 105, QUANTO FALTA PARA CHEGAR A 215?

VAMOS RESOLVER NO ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO:

O MAIOR NÚMERO É CHAMADO MINUENDO;

O MENOR NÚMERO SE CHAMA SUBTRAENDO;

E AO RESULTADO DAMOS O NOME DE RESTO OU DIFERENÇA.

ACOMPANHE NA IMAGEM 3, A SEGUIR:

FONTE: PRODUÇÃO AUTORAL_PROFESSORA ALDA MARTINS

EXPLICANDO…

COMEÇAMOS PELA ORDEM DAS UNIDADES, 5 – 5 =0; DEPOIS A ORDEM DAS DEZENAS, 1 – 0 = 1; E POR FIM A ORDEM DAS CENTENAS, 2 – 1 = 1.

O RESTO OU DIFERENÇA É 110, OU SEJA, FALTAM 110 BOLINHOS PARA MÉRCIA ATINGIR A META.

AGORA, CONVIDO VOCÊ PARA AJUDAR DONA MARIA EM UM PROBLEMÃO!

ELA ESTÁ PLANEJANDO FAZER ALGUMAS CESTAS BÁSICAS PARA DOAÇÃO NO BAIRRO ONDE MORA E PARA ISSO PRECISA FAZER TODO LEVANTAMENTO DAS QUANTIDADES NECESSÁRIAS DE CADA MANTIMENTO.

DONA MARIA PRETENDE ATENDER À 15 FAMÍLIAS COM OS ITENS BÁSICOS. QUAL A QUANTIDADE TOTAL DE CAFÉ ELA IRÁ PRECISAR, CONSIDERANDO QUE CADA CESTA TERÁ 2 PACOTES? A CESTA SERÁ COMPOSTA POR 5 PRODUTOS, AO TODO, QUANTOS PRODUTOS PRECISARÁ COMPRAR?

VEJA BEM, QUE D. MARIA PRETENDE FAZER 15 CESTAS PARA ATENDER 15 FAMÍLIAS. CONSIDERANDO QUE CADA FAMÍLIA IRÁ RECEBER 2 PACOTES DE CAFÉ, ENTÃO TEREMOS 2 X 15, QUE É O MESMO QUE FAZER UMA SOMA DE  15 + 15 QUE É IGUAL A 30.

OU SEJA, MULTIPLICAR É O MESMO QUE FAZER A ADIÇÃO QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO.

FONTE: PRODUÇÃO AUTORAL_PROFESSORA ALDA MARTINS

MAS, VAMOS RELEMBRAR, O QUE MULTIPLICAR?

MULTIPLICAR É UMA FORMA SIMPLES DE ADICIONAR UMA QUANTIDADE FINITA DE NÚMEROS IGUAIS, E O SINAL UTILIZADO É O “X” (VEZES),  OU SEJA: 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2  (8 VEZES) = 16 E POSSO ESCREVER 2 X 8 = 16.

RELEMBREMOS TAMBÉM AS PROPRIEDADES DA MULTIPLICAÇÃO:

FONTE: PRODUÇÃO AUTORAL_PROFESSORA ALDA MARTINS

ENTÃO RESOLVENDO O PROBLEMA APRESENTADO POR D. MARIA, CONCLUÍMOS QUE ELA PRECISARÁ COMPRAR 30 PACOTES DE CAFÉ (2 PACOTES EM CADA CESTA) E MAIS 60 UNIDADES DE CADA UM DOS DEMAIS 4 PRODUTOS, DANDO UM TOTAL DE 90 PRODUTOS AO TODO.

VAMOS A UM DESAFIO PARA VOCÊ!

O DAVI PENSOU EM UM NÚMERO, ADICIONOU  15 E O RESULTADO FOI 105. EM QUE NÚMERO O DAVI PENSOU?

AH, AGORA FICOU FÁCIL, NÃO É?

ME CONTA DEPOIS QUAL ESTRATÉGIA VOCÊ USOU!

EU PENSEI ASSIM:

PEGUEI 105, SUBTRAI 5, DEPOIS DE 100 SUBTRAI O 10, E DESCOBRI O NÚMERO QUE ELE PENSOU!

E AÍ, GOSTOU DA AULA DE HOJE?

TE ESPERO NA PRÓXIMA!!


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EAJAMA0206) COMPREENDER E CONSTRUIR FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS EM SITUAÇÕES DIVERSAS.
(EAJAMA0207) RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO, UTILIZANDO DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE CÁLCULO.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).