You are currently viewing Língua Portuguesa e Ciências da Natureza: POEMAS

Língua Portuguesa e Ciências da Natureza: POEMAS

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza – para 4ª Série – foi veiculada na TV no dia 16/03/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A VIDA DE CADA SER HUMANO TEM SEU CICLO, INICIA COM O NASCIMENTO E FINDA COM A MORTE. O CICLO DA VIDA TEM SUAS FASES, QUE SÃO: INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA, ADULTO E VELHICE. NESTA VIDEOAULA, VAMOS REFLETIR SOBRE ESSAS FASES E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DE UM GÊNERO TEXTUAL, QUE TAMBÉM FAZ REFERÊNCIA A ESSE TEMA, QUE É O POEMA.

Tema: “Poema”. Disponível em: pixabay.com

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA:  POEMA

Eaja – Lingua Portuguesa e Ciências – 4ª Série – Aula 2 – POEMA

NA VIDEOAULA ACIMA, COMPREENDEMOS QUE AO NASCERMOS, O NOSSO CICLO DE VIDA SE INICIA, E EM ALGUMA FASE, CHEGARÁ AO FIM.

RECORDAMOS QUE TODAS AS PESSOAS DO NOSSO MEIO ESTÃO EM UMA DETERMINADA FASE DO CICLO DA VIDA. ÀQUELAS QUE ESTÃO NA INFÂNCIA, FASE DE GRANDE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM, COMEÇANDO A DESCOBRIR O MUNDO À SUA VOLTA. ÀQUELAS QUE ESTÃO NA FASE DAS MAIORES MUDANÇAS HORMONAIS E CORPORAIS, QUE É A ADOLESCÊNCIA. OUTRAS ESTÃO NA FASE ADULTA, COM ESTILO DE VIDA E PREFERÊNCIAS DEFINIDAS. E DEMAIS PESSOAS ESTÃO NA VELHICE, PERÍODO DE MAIOR DECLÍNIO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DO ORGANISMO, BEM COMO, DE MAIOR MATURIDADE, DEVIDO AO ACÚMULO DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS AO LONGO DA VIDA.

REFLETIMOS QUE VÁRIOS ESCRITORES SE DEDICARAM A ESCREVER TEXTOS QUE TRATASSEM DAS FASES DA VIDA, COMO POR EXEMPLO, POEMAS. ENTENDEMOS QUE O POEMA É UM TEXTO LITERÁRIO ESCRITO EM VERSOS, QUE SÃO DISTRIBUÍDOS EM ESTROFES, PODENDO HAVER RIMAS E UMA NARRAÇÃO.

ATIVIDADE 1

LEIA EM VOZ ALTA O POEMA ABAIXO, QUE SE REFERE A UMA DAS FASES DA VIDA:

ATIVIDADE 2

GOSTARAM DO POEMA? AGORA VAMOS RELEMBRAR ALGUMAS CARACTERÍSTICA ESTRUTURAIS DESSE TIPO DE TEXTO? TODO POEMA É COMPOSTO POR VERSOS E DISTRIBUÍDOS EM ESTROFES. O VERSO É A LINHA DO POEMA, E A ESTROFE É O CONJUNTO DE VERSOS. RECORDARAM? AGORA VAMOS TESTAR SEUS CONHECIMENTOS? LEIA E OBSERVE NOVAMENTE O POEMA INFÂNCIA, CONTE QUANTOS VERSOS E ESTROFES ELE POSSUI E REGISTRE ESSES DADOS EM SEU CADERNO.

ATIVIDADE 3

OUTRA CARACTERÍSTICA DOS POEMAS É A RIMA, PORÉM NÃO É OBRIGATÓRIO SEU USO NESSES TEXTOS, APESAR DE SER UM RECURSO MUITO USADO. RIMA SÃO AS REPETIÇÕES DE SONS IDÊNTICOS OU SEMELHANTES QUE OCORREM NOS VERSOS, OU SEJA, NAS LINHAS DOS POEMAS. EXEMPLO: FALADO/CANTADO, GATO/PATO, CORAÇÃO/ANIMAÇÃO, CÉU/CHAPÉU. O POEMA “INFÂNCIA”, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, APRESENTA UMA RIMA. IDENTIFIQUE-A E A ESCREVA EM SEU CADERNO.

ATIVIDADE 4

NO POEMA “INFÂNCIA” OCORRE UMA NARRAÇÃO, OU SEJA, É UM TEXTO EM QUE O ESCRITOR NARRA, CONTA, EXPÕE UM DETERMINADO ACONTECIMENTO, QUE PODE SER REAL OU IMAGINÁRIO. O QUE O CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NARROU NO POEMA “INFÂNCIA”?

ATIVIDADE 5

EM QUAL FASE DA VIDA VOCÊ SE ENCONTRA? CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE ESSA SUA FASE ATUAL, ANALISANDO COMPORTAMENTOS, CARACTERÍSTICAS E ANSEIOS. APÓS ESSA CONVERSA, É HORA DE VOCÊ SE TORNAR UM POETA! VOCÊ IRÁ PRODUZIR UM POEMA, NARRANDO A  FASE DA VIDA QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO. NÃO SE ESQUEÇA QUE PRECISA DE UM TÍTULO, CONTER VERSOS, ESTROFES E SE POSSÍVEL, RIMAS. BOM TRABALHO!


Referencial BibliográficoBrasil Escola, [s.d.] Poema: Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-poema-caracteristicas-especificas.htm#:~:text=Poema%20%C3%A9%20um%20texto%20liter%C3%A1rio,ser%20narrativo%2C%20dram%C3%A1tico%20ou%20l%C3%Adrico.>

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0354) Problematizar os aspectos formais de cada gênero estudado.
(EAJALP0420) Ampliar os conhecimentos epilinguísticos a partir de textos diversos.
(EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
Ciências da Natureza(EAJACI0317) Identificar as diferentes fases da vida do ser humano e analisar as mudanças ocorridas nos aspectos físicos, biológicos e emocionais na adolescência e na terceira idade.