You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – Simple Present (DO/DOES)

LÍNGUA INGLESA – Simple Present (DO/DOES)

Olá, estudante!

Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 23/03/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Apresentar o tópico gramatical “Simple Present”, bem como os auxiliares desse tempo verbal “DO e DOES” e, explicar suas funções na frase. Exemplificar seu uso em frases afirmativas, negativas e interrogativas, juntamente com os pronomes interrogativos.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Presente Simples: Como utilizamos os auxiliares DO e DOES?


LÍNGUA INGLESA | 7º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello, students! How are you? I am fine….

Hoje vamos estudar um pouco sobre o Simple Present, ou como chamamos em Português, o Presente Simples. Você sabe alguma coisa sobre esse tópico gramatical? Bom, o que é importante você reconhecer primeiramente é que ele se trata do Presente, isto é, situações que ocorrem no Presente, exemplos:


 Eu jogo futebol;

Eu estudo Inglês;

Eu converso com meus pais;

Eu assisto a aula de Inglês pela T.V e assim por diante.

Observe que todas essas frases estão indicando o Presente


Mas, como seriam essas frases em Inglês? Como você diria “Eu jogo futebol” ou “Eu estudo Inglês” na Língua Inglesa? Pois bem, o primeiro ponto que devemos observar é a estrutura dessa frase. Veja a estrutura abaixo:

“Eu estudo Inglês”

Nessa frase nós temos um sujeito: EU; um verbo: ESTUDO e um complemento: INGLÊS. Em Inglês, como seria essa frase? 

“I study English”

Nós temos o subject (que corresponde ao sujeito): I; temos o verb (verbo): STUDY; e por fim, o complement (complemento): ENGLISH. 


Sendo assim, a estrutura dessa frase é: SUBJECT + VERB + COMPLEMENT. 

SUBJECTVERBCOMPLEMENT
IstudyEnglish


E como seria essa frase na forma Negativa? É bem fácil! Para passar a frase para a Negativa, você deverá apenas acrescentar o auxiliar DO + a partícula de negação NOT, ou seja, DO NOT ou DON´T. Sendo assim, a frase ficaria: 

“I do not study English ou I don´t study English”

(Eu não estudo Inglês) 

Dessa maneira, como ficou a estrutura dessa frase: SUBJECT + VERB + DO + NOT + COMPLEMENT.

SUBJECTVERB+DO+NOTCOMPLEMENT
Ido not studyEnglish


E por fim, temos as frases interrogativas? E como ficariam as frases na forma interrogativa? Muito simples!! Eu apenas irei trocar a posição do SUBJECT (sujeito) com o DO. Neste caso a frase ficaria assim:

Do I study English? 

(Eu estudo Inglês? )

Observe a estrutura: DO + SUBJECT + VERB + COMPLEMENT 

DO + SUBJECTVERBCOMPLEMENT 
Do IstudyEnglish?


Fácil, não é mesmo?!

Bom, mas agora fica uma pergunta! Sabemos que o DO foi o auxiliar que utilizamos neste exemplo anterior, mas quando devemos utilizar o auxiliar DOES? Eles são a mesma coisa? Eles possuem a mesma função? E, a resposta para isso pode ser respondida no quadro abaixo:

SUBJECTS (Sujeitos)DO / DOES
IDO
YOUDO
HEDOES
SHEDOES
ITDOES
WEDO
YOUDO
THEYDO


Em quais sujeitos eu utilizei o auxiliar DOES? Foram para HE, SHE e IT. Eu o utilizei para esses sujeitos porque eles fazem parte da 3a pessoa do singular. No entanto, o auxiliar DOES é sempre usado para HE, SHE e IT. Veja a frase abaixo:

She plays soccer.

Ela joga futebol.

Na frase, She plays soccer, nós acrescentamos o “s” porque estamos nos referindo a 3a pessoa do singular, isto é, em frases afirmativas, o “s” será sempre adicionado ao verbo principal. Mas, e nas frases negativas? Como são formadas as frases negativas? Muito fácil! Seguimos o mesmo raciocínio do exemplo anterior com o DO. Veja:

“She does not play soccer” ou “She doesn´t play soccer”

Dessa forma, a estrutura da frase negativa fica:

SUBJECT (sujeito)+ DOES + NOT+  VERB (verbo)+ COMPLEMENT (complemento).
She does notplaysoccer


E as frases interrogativas? Seguimos a mesma lógica! O auxiliar DOES troca de lugar com o sujeito. Sendo assim, temos:

Does she  play soccer?  (Ela joga futebol? ) Ou seja: DOES + SUBJECT + VERB + COMPLEMENT + ?

DOES + SUBJECT+ VERB+ COMPLEMENT + ?
Does sheplaysoccer?

 Essa é a estrutura de frase interrogativa no Simple Present. 


Agora, é a sua vez de tentar! Vamos a atividade?!!!

Questão 1 – Observe os quadros abaixo e faça a relação correta entre o sujeito + o verbo + o complemento. Para te ajudar, a dica do exercício é: frase afirmativa!

I – SHESTUDYPORTUGUESE

A sequência correta é: _________________________________________________


HEPLAY – PLAYSBASKETBALL

A sequência correta é:__________________________________________________


Agora, vamos para a frase negativa!

ANA E PEDRODON´T GO – NOT GOTO THE SHOPPING MAL

A sequência correta é:___________________________________________________


CARLOS – DOESN´T HAVE – NOT HAVE ONLINE CLASSES 

A sequência correta é: __________________________________________________


Agora, vamos para a frase interrogativa!

DO – DOES THE STUDENTS STUDY ENGLISH?

A sequência correta é:__________________________________________________

DO – DOES PAULA LOVE THE STUDENTS?

A sequência é: ________________________________________________________


Fácil não é mesmo?


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades estruturantes

(EF06LI19-A) Compreender e utilizar o presente simples e o presente contínuo nas formas afirmativa, negativa e interrogativa, em situações reais para indicar rotina, fatos, opiniões e ações em progresso.

(GO-EF06LI29) Utilizar os pronomes interrogativos em diferentes textos, orais e/ou escritos, para formular perguntas em contextos variados.