Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 23/03/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Apresentar o tópico gramatical “Simple Present”, bem como os auxiliares desse tempo verbal “DO e DOES” e, explicar suas funções na frase. Exemplificar seu uso em frases afirmativas, negativas e interrogativas, juntamente com os pronomes interrogativos.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Presente Simples: Como utilizamos os auxiliares DO e DOES?
Hello, students! How are you? I am fine….
Hoje vamos estudar um pouco sobre o Simple Present, ou como chamamos em Português, o Presente Simples. Você sabe alguma coisa sobre esse tópico gramatical? Bom, o que é importante você reconhecer primeiramente é que ele se trata do Presente, isto é, situações que ocorrem no Presente, exemplos:
Eu jogo futebol;
Eu estudo Inglês;
Eu converso com meus pais;
Eu assisto a aula de Inglês pela T.V e assim por diante.
Observe que todas essas frases estão indicando o Presente.
Mas, como seriam essas frases em Inglês? Como você diria “Eu jogo futebol” ou “Eu estudo Inglês” na Língua Inglesa? Pois bem, o primeiro ponto que devemos observar é a estrutura dessa frase. Veja a estrutura abaixo:
“Eu estudo Inglês”
Nessa frase nós temos um sujeito: EU; um verbo: ESTUDO e um complemento: INGLÊS. Em Inglês, como seria essa frase?
“I study English”
Nós temos o subject (que corresponde ao sujeito): I; temos o verb (verbo): STUDY; e por fim, o complement (complemento): ENGLISH.
Sendo assim, a estrutura dessa frase é: SUBJECT + VERB + COMPLEMENT.
SUBJECT | VERB | COMPLEMENT |
I | study | English |
E como seria essa frase na forma Negativa? É bem fácil! Para passar a frase para a Negativa, você deverá apenas acrescentar o auxiliar DO + a partícula de negação NOT, ou seja, DO NOT ou DON´T. Sendo assim, a frase ficaria:
“I do not study English ou I don´t study English”
(Eu não estudo Inglês)
Dessa maneira, como ficou a estrutura dessa frase: SUBJECT + VERB + DO + NOT + COMPLEMENT.
SUBJECT | VERB+DO+NOT | COMPLEMENT |
I | do not study | English |
E por fim, temos as frases interrogativas? E como ficariam as frases na forma interrogativa? Muito simples!! Eu apenas irei trocar a posição do SUBJECT (sujeito) com o DO. Neste caso a frase ficaria assim:
Do I study English?
(Eu estudo Inglês? )
Observe a estrutura: DO + SUBJECT + VERB + COMPLEMENT
DO + SUBJECT | VERB | COMPLEMENT |
Do I | study | English? |
Fácil, não é mesmo?!
Bom, mas agora fica uma pergunta! Sabemos que o DO foi o auxiliar que utilizamos neste exemplo anterior, mas quando devemos utilizar o auxiliar DOES? Eles são a mesma coisa? Eles possuem a mesma função? E, a resposta para isso pode ser respondida no quadro abaixo:
SUBJECTS (Sujeitos) | DO / DOES |
I | DO |
YOU | DO |
HE | DOES |
SHE | DOES |
IT | DOES |
WE | DO |
YOU | DO |
THEY | DO |
Em quais sujeitos eu utilizei o auxiliar DOES? Foram para HE, SHE e IT. Eu o utilizei para esses sujeitos porque eles fazem parte da 3a pessoa do singular. No entanto, o auxiliar DOES é sempre usado para HE, SHE e IT. Veja a frase abaixo:
She plays soccer.
Ela joga futebol.
Na frase, She plays soccer, nós acrescentamos o “s” porque estamos nos referindo a 3a pessoa do singular, isto é, em frases afirmativas, o “s” será sempre adicionado ao verbo principal. Mas, e nas frases negativas? Como são formadas as frases negativas? Muito fácil! Seguimos o mesmo raciocínio do exemplo anterior com o DO. Veja:
“She does not play soccer” ou “She doesn´t play soccer”
Dessa forma, a estrutura da frase negativa fica:
SUBJECT (sujeito)+ DOES + NOT | + VERB (verbo) | + COMPLEMENT (complemento). |
She does not | play | soccer |
E as frases interrogativas? Seguimos a mesma lógica! O auxiliar DOES troca de lugar com o sujeito. Sendo assim, temos:
Does she play soccer? (Ela joga futebol? ) Ou seja: DOES + SUBJECT + VERB + COMPLEMENT + ?
DOES + SUBJECT | + VERB | + COMPLEMENT + ? |
Does she | play | soccer? |
Essa é a estrutura de frase interrogativa no Simple Present.
Agora, é a sua vez de tentar! Vamos a atividade?!!!
Questão 1 – Observe os quadros abaixo e faça a relação correta entre o sujeito + o verbo + o complemento. Para te ajudar, a dica do exercício é: frase afirmativa!
I – SHE | STUDY | PORTUGUESE |
A sequência correta é: _________________________________________________
HE | PLAY – PLAYS | BASKETBALL |
A sequência correta é:__________________________________________________
Agora, vamos para a frase negativa!
ANA E PEDRO | DON´T GO – NOT GO | TO THE SHOPPING MAL |
A sequência correta é:___________________________________________________
CARLOS – | DOESN´T HAVE – NOT HAVE | ONLINE CLASSES |
A sequência correta é: __________________________________________________
Agora, vamos para a frase interrogativa!
DO – DOES | THE STUDENTS | STUDY ENGLISH? |
A sequência correta é:__________________________________________________
DO – DOES | PAULA | LOVE THE STUDENTS? |
A sequência é: ________________________________________________________
Fácil não é mesmo?
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidades estruturantes
(EF06LI19-A) Compreender e utilizar o presente simples e o presente contínuo nas formas afirmativa, negativa e interrogativa, em situações reais para indicar rotina, fatos, opiniões e ações em progresso.
(GO-EF06LI29) Utilizar os pronomes interrogativos em diferentes textos, orais e/ou escritos, para formular perguntas em contextos variados.