Olá, educando (a)! Esta videoaula de História para o 4º ano do Ensino Fundamental – foi veiculada na TV no dia 11/04/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
A aula de hoje abordará a História como resultado da ação humana.
Olá crianças! Sejam bem vindas! Na videoaula de hoje você vai compreender que a história é uma construção de todos nós. Que o ser humano ao longo do tempo vem construindo a história da humanidade e que há muitas mudanças com o passar do tempo.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
O tempo sempre foi muito importante para nós. Os primeiros homens ao habitar a Terra já percebiam que era necessário contar o tempo e essa contagem era feita por meio da observação dos fenômenos naturais. Dessa forma passou a ser objeto da contagem do tempo o dia e a noite, as fases da lua, a posição dos planetas ou mesmo o tamanho das colheitas que pudesse medir o quanto o tempo passou. Esse tempo que podemos contar chamamos de tempo cronológico. “Ah, mês que vêm é meu aniversário!”, “Que horas são?”, “Hoje é dia das crianças!”
Já o tempo histórico é o tempo em que os acontecimentos históricos ocorrem. Uma guerra, uma revolução, uma mudança muito grande na sociedade. A chegada dos portugueses ao Brasil em 1500 marca um acontecimento histórico para nós. Assim como também o surgimento de uma pandemia, a descoberta de uma vacina, a cura de uma doença. Todos são acontecimentos históricos que foram presenciados ou motivados pela ação humana.
Alguns desses acontecimentos tem tanto tempo que só sabemos quando estudamos, lemos um livro ou ouvimos através de contos, como as guerras. Alguns desses acontecimentos provocaram grandes mudanças no mundo, como por exemplo, o fim da escravidão (antiga), a descoberta da cura de algumas doenças e a criação de alguns países. Mas muita coisa também permaneceu sem mudanças, mesmo com a evolução do tempo.
Nesse contexto, trago para vocês um texto do gênero textual “Poema”, de Olavo Bilac, que trata exatamente da passagem do tempo:
O Tempo
Sou o Tempo que passa, que passa,
Sem princípio, sem fim, sem medida!
Vou levando a Ventura e a Desgraça,
Vou levando as vaidades da Vida!
A correr, de segundo em segundo,
Vou formando os minutos que correm . . .
Formo as horas que passam no mundo,
Formo os anos que nascem e morrem.
Ninguém pode evitar os meus danos . . .
Vou correndo sereno e constante:
Desse modo, de cem em cem anos
Formo um século, e passo adiante.Trabalhai, porque a vida é pequena,
E não há para o Tempo demoras!
Não gasteis os minutos sem pena!
Não façais pouco caso das horas!
Olavo Bilac – Poema O Tempo
No poema, o autor nos chama atenção para aproveitar o tempo. Mas também nos mostra várias formas de contar o tempo cronológico que atualmente utilizamos. Os segundos, as horas, os anos, os séculos (que é o conjunto de cem anos) e os instrumentos para contar esse tempo são o relógio e o calendário.
ATIVIDADES
Questão 1
Uma pandemia é a disseminação mundial de uma doença. Vivemos atualmente a pandemia do coronavírus, que é um momento histórico. Outros momentos históricos aconteceram e marcaram de alguma forma o mundo, o país ou mesmo a cidade em que você mora.
Pesquise e elabore uma linha do tempo com os principais acontecimentos históricos que você considera importante desde o seu nascimento até o ano de hoje.
Questão 2
O tempo cronológico, ao contrário do tempo histórico, é aquele tempo em que podemos contar. Nesse sentido, pesquise junto com sua família em sua certidão de nascimento as seguintes informações: o lugar, o dia, o mês, o ano e o horário em que você nasceu. Depois registre no caderno:
Habilidade estruturante | (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. |
Referências; Texto elaborado com fins pedagógicos. | Poema: O Tempo de Olavo Bilac <https://www.escritas.org/pt/t/4915/o-tempo> acesso em 24, fev, 2021. |