As primeiras formas de diálogos entre o bebê e o mundo, acontecem ainda no período gestacional, quando a mãe canta, brinca e conversa com o bebê dentro de sua barriga. À medida que a criança nasce e passa a interagir com o mundo a sua ação comunicativa evolui e se amplia.
Por isso, favorecer desde muito cedo para as crianças o contato com diferentes gêneros literários – bilhetes, poemas, histórias, músicas, parlendas, cantigas é algo tão importante. Esse contato possibilitará a ampliação do repertório de fala da criança e consequentemente a compreensão da função social e cultural da escrita.
A professora Juliana Conti do CEI Nossa Senhora das Graças, gravou um vídeo para falar da importância de propiciar diferentes situações que envolvam o contato e acesso aos diferentes gêneros literários na Educação Infantil.
Vamos assistir?
Que tal seguir as dicas da professora Juliana e propiciar para seu bebê um ambiente comunicativo e recheado de aprendizagens?
1) Converse com seu bebê durante a troca de fralda, no momento do banho, na hora das refeições. Diga e nomeia a ação que está realizando com ele em cada um desses momentos. 2) Quando o seu filho(a) apontar para um objeto, incentive-o respeitosamente a falar o nome do objeto não o entregue prontamente. 3) Cante canções de ninar, cantigas de roda e dialogue diariamente com seu bebê.
Quer se inspirar? Clique na imagem abaixo e assista o vídeo produzido pela professora Hérica do CEI Serafim com a temática – Canto, conto e encanto.
Proponentes/Curadoria | NEC |
Professoras convidadas | Juliana Conti – CEI Nossa Senhora das Graças Hérica Carla Almeida- CEI Serafim |
Educação Infantil – Bebês