Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 10 de Março de 2021 (Quarta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
A aula de hoje propõe uma reflexão sobre a criação de épocas históricas pelos historiadores, informando os alunos sobre a divisão clássica em quatro épocas e apresentando as críticas a esse modelo.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico: As diferentes épocas históricas.
As diferentes épocas históricas
E se te pedirem para escrever a história da sua vida… Você vai pegar o papel e ficar um tempo pensando: “por onde começar”, “o que eu tenho de importante para contar”, “não, isso eu não posso colocar aqui”, não é mesmo? Você vai perceber que há coisas fáceis de se dizer quando aconteceu – a data do seu nascimento ou do casamento ou da morte de alguém – mas existem coisas que não são tão fáceis de se colocar uma data – quando foi que você deixou de ser criança e se tornou adulto?
Agora, pensa comigo, se contar a sua história já é difícil, como fazer para contar a história da humanidade inteira, ou mesmo a história de um país, de uma cidade? São tantos acontecimentos, tantas invenções, tantas relações entre as pessoas, tantos tipos de governo… Como organizar as informações sobre tanta coisa vivida por nossos antepassados? Esse é um dilema que o historiador enfrenta: demarcar o tempo. E como ele faz? Vai dividindo e agrupando os acontecimentos em épocas históricas. Nesta atividade, vamos pensar um pouco sobre isso.
Como a história pensa a vida do homem?
Para a história, o homem é um ser movido por quatro grandes necessidades: 1. necessidade de explicar o mundo; 2. necessidade de viver em grupo; 3. necessidade de produzir bens materiais; 4. necessidade de administrar os conflitos da vida em grupo. Vamos conversar um pouco sobre cada uma delas?
1. Explicar o mundo
Essa é uma necessidade que distingue o ser humano de todos os outros animais. A faculdade da razão, que permite ao homem pensar e ter consciência da sua existência, cria a necessidade de explicar o mundo à sua volta e a si mesmo. É preciso entender o funcionamento de todos os fenômenos e processos da natureza e também das relações sociais, é preciso produzir arte para transcender a realidade vivida e prover de sentido a existência. Para satisfazer essa necessidade o homem produz símbolos, constrói narrativas, desenvolve teorias, enfim, produz cultura. Ao longo do tempo, grandes sistemas de explicações foram construídos. A mitologia, a religião e a ciência são os principais exemplos.
2. Viver em grupo
O homem é um ser gregário, ou seja, necessita viver em grupo. A colaboração mútua foi fundamental para que este ser fisicamente tão frágil conseguisse sobreviver em épocas passadas quando a tecnologia que dominava ainda o deixava exposto à vida selvagem e às intempéries da natureza. A vida em grupo foi decisiva para a execução de trabalhos pesados como a caça de grandes animais ou a drenagem de campos úmidos. Mas a sua importância vai além da produção material. Foi vivendo com seus iguais que o homem conseguiu desenvolver a linguagem simbólica que, por sua vez, o permitiu desenvolver sua capacidade de criar coisas novas; foi vivendo em grupo que o ser humano criou narrativas, importante na consolidação de significados compartilhados.
E nessa vida conjunta vão se desenvolvendo relações sociais. Cada sociedade vai se subdividindo em grupos, hierarquizados, ou seja, uns vão se sobrepondo aos outros. Em toda sociedade formam-se grupos de elite, grupos marginalizados e grupos intermediários. Os estudiosos classificam as sociedades a depender de como se estabelecem as relações entre os grupos e como se forma a hierarquia entre eles. Sociedade escravista, sociedade estamental, sociedade de classes são alguns exemplos.
3. Produzir bens materiais
Essa é a necessidade mais óbvia. O homem precisa produzir os elementos materiais para viver. Alimento, abrigo, remédio, água, transporte, etc. Toda sociedade vai encontrando formas de organizar os grupos sociais para produzir. Basicamente, essa organização envolve distribuir as tarefas entre os grupos e as regras de como será a divisão dos bens produzidos. Essa forma de organização é chamada de sistema econômico. O escravismo, o feudalismo, o capitalismo são exemplos.
4. Administrar os conflitos da vida em grupo
A vida em grupo gera muitos conflitos. A política é a dimensão desenvolvida pelo homem na administração desses conflitos. É preciso definir as regras do que se pode e do que não se pode fazer, é preciso definir quem e em quais situações poderá governar a sociedade, é preciso estabelecer as regras para a divisão das riquezas, para as relações entre as pessoas e os grupos sociais, etc. Observando essas regras, os estudiosos vão classificando os modos de organização política que as sociedades construíram.
As épocas históricas
A história é uma ciência que tem por tarefa pensar os efeitos que o tempo provoca nas formas que o homem criou para satisfazer essas necessidades. Para isso, analisa cada dimensão (cultura, sociedade, economia e política) a partir da comparação com o passado. Assim, essas formas mudam com o tempo, vão sendo melhoradas, às vezes pioradas, estão em constante transformação. Observando as características que elas assumem e como se combinam entre si, os historiadores estabelecem as épocas históricas – que são referências para dizer quando alguma coisa começou e terminou. Quer dizer, em cada época histórica o homem desenvolve formas diferentes de satisfazer suas necessidades, ou melhor, as diferentes formas que o homem cria de satisfazer essas necessidades é o que define épocas históricas distintas.
Mas estabelecer uma época histórica é sempre um tema que gera discussões, pois sua definição envolve lidar com acontecimentos difíceis de datar – como acontece com a história da sua vida. A divisão mais conhecida foi realizada pelos historiadores europeus, no século XIX, nela a história tem quatro épocas: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. A Idade Antiga teria início com a invenção da escrita por volta de 4.000 a. C., fato que também separaria a história da pré-história, e terminaria em 406 d. C. com a queda do Império Romano do Ocidente; a Idade Média teria início em 476 e teria terminado em 1453 com a queda do Império Romano do Oriente; a Idade Moderna teria começado em 1453 e terminado em 1789 com a Revolução Francesa, quando começou a Idade Contemporânea que vai de então até os nossos dias.
Os historiadores do século XX criticaram essa divisão. As principais críticas são que os acontecimentos escolhidos para definir o início e o fim de cada época têm por base a experiência europeia, noutros continentes as coisas podem não ser bem assim; nem sempre é possível estabelecer uma data precisa para o início e o fim de uma época histórica pois se trata de processos que não se pode apreender numa data fixa – um ato político como a declaração da independência do Brasil pode ser datado com precisão, mas o avanço da racionalidade e da ideia de indivíduo, propagado pelo Iluminismo, que permitiu um novo modo de pensar e, por sua vez, gerou ideias de liberdade dos povos, promovendo a adesão de grupos políticos importantes à ideia de independência das colônias é um processo que não pode ser fixado numa data precisa.
Então, as grandes mudanças na forma como os homens vão satisfazendo as suas necessidades é o que os historiadores usam para definir as épocas históricas. Elas se estabelecem quando se afirmam como referências para organizar as informações sobre o passado de uma grande quantidade de pessoas – de uma cidade, de um estado, de um país, de um continente ou mesmo de toda a humanidade.
Atividade
Questão 1 – Agora é a hora da mão na massa. Conte a história da sua vida dividindo-a em fases (épocas marcantes):
Considere o seguinte:
* O que faz começar uma época nova é uma grande mudança.
* Uma época nova é sempre marcada por um acontecimento.
* Dividir a história em épocas é uma forma de organizar o passado e selecionar o mais importante, pois não é possível contar tudo que aconteceu.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAHI0517) Conhecer e problematizar os marcos de passagem e de periodização da historiografia: Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea, Tempo Presente. (EAJAHI0520) Situar a escrita de sua história de vida como parte integrante do processo de constituição de sua identidade social. |