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Matemática – Dízimas periódicas e frações geratrizes

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 04/03/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Temática: números racionais. Disponível em: pixabay.com

Nesta atividade, você, estudante do 9º ano, irá identificar e reconhecer um número racional e um número irracional, estabelecendo relações  quando um número decimal é uma dízima periódica, reconhecendo e desenvolvendo procedimentos necessários para determinar sua fração geratriz, ou processo contrário. Você, também, poderá classificar as dízimas periódicas em períodos simples ou composto.

E aí, estão preparados?

Então pegue o seu material, tenha bastante atenção e não fique fora desta videoaula!!!!!


Assista a videoaula a seguir, com a temática: Números racionais: dízimas periódicas e frações geratrizes

 Ciclo da adolescência – Agrupamento I (9º ano) – Matemática – Números racionais: dízimas periódicas e frações geratrizes – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ooOPLlQK2EI&feature=youtu.be

Olá, nesta atividade, você irá compreender a organização de dois conjuntos numéricos muito importantes: os números racionais (Q) e os números irracionais (I). Para iniciar os estudos, procure relembrar o que são números racionais, representados pela letra Q.

Abaixo, tem-se uma definição desses números:

Fonte: produção do NEC

A definição explícita que os números racionais podem ser qualquer número que possa ser representado na forma de uma fração, sendo obrigatoriamente o numerador e denominador serem números inteiros, onde o denominador sempre diferente de zero.

No ano escolar anterior (8º ano) você deve ter realizado inúmeras transformações de frações em números decimais e transformações de números decimais em frações. Para relembrar essas estratégias de transformação, acompanhe atentamente as informações abaixo:

Fonte: produção do NEC

Um fator muito importante a se destacar é quando tem-se um número decimal infinito, como por exemplo:

0,3333…

1,4444…

2,35555…

Estes números decimais infinitos são chamados de dízimas periódicas, que, recebem esse nome “periódicas” por conter um período numérico que se repete ao infinito. Por exemplo:

0,333… o período é 3, pois é este número que se repete infinitas vezes;

1,444… o período é 4, pois é este o número que se repete infinitas vezes;

0,232323… período 23, pois é este o número que se repete infinitas vezes;

As dízimas apresentadas acima, indicam dízimas periódicas simples, pois após a vírgula já se encontra o número que se repete infinitas vezes. Pode acontecer, também, de haver dízimas periódicas compostas, quando o período da dízima não está logo após a vírgula, neste caso, tem-se o que chamamos de “anteperíodo” e é ele que determina quando uma dízima periódica é composta. Veja os exemplos:

2,3555… o período é 5, pois é este o número que se repete infinitas vezes, além de ter um “anteperíodo” 3, que é um número que está após a vírgula e antecede o período.

1,2343434… período 34, pois é este o número que se repete infinitas vezes, tendo como anteperíodo o número 2.

Transformando uma dízima periódica simples em uma fração geratriz

A fração geratriz é uma fração que ao dividir o numerador pelo denominador encontra-se uma dízima periódica. No exemplo abaixo, você poderá acompanhar esse processo de transformação de uma dízima periódica simples em uma fração geratriz. Para isso acompanhe o método algébrico:

Deseja-se transformar o número 0,3333… em uma fração geratriz:

Fonte: produção do NEC

Para se apropriar ainda mais do método algébrico de transformações de dízimas periódicas simples em uma fração geratriz, observe e analise o exemplo a seguir:

Toma-se a dízima periódica simples: 0,232323…

Fonte: produção do NEC

Agora veja um exemplo de transformação, quando se tem um anteperíodo, ou seja, quando a dízima periódica é composta:

Toma-se a dízima periódica 2,3555…

Fonte: produção do NEC

Viu como é fácil transformar uma dízima periódica em uma fração geratriz!

Agora é com você, resolva as situações abaixo:

Questão 01. Classifique as dízimas periódicas em simples ou compostas:

a) 1,333… = __________________________________________________

b) 2,444… = __________________________________________________

c) 1,3444… = _________________________________________________

d) 0,232323… = ______________________________________________

e) 45,8888… = ________________________________________________

Questão 02. Transforme as dízimas periódicas em frações.

a) 0,6666… = _________________________________________________

b) 1,8888…= _________________________________________________

c) 2,4333…= __________________________________________________

Agora, continuando a sequência de estudos, observe a definição dos números irracionais (I):

O conjunto dos números irracionais (I) pertencem ao conjunto dos números decimais infinitos e aperiódicos (que não possuem período), ou seja, números que não podem ser representados na forma de frações. Exemplos:

  • Todas as raízes não exatas geram um número que não pode ser escrito na forma de fração, devido o seu número decimal não se tratar de uma dízima periódica, já que não há um número que se repete ao infinito, observe:

√2 = 1,414213562373….

√3 = 1,732050807568….

√5 = 2,236067977499…

√7 = 2,645751311064…

  • “O número pi (π) é o mais famoso dos números irracionais transcendentes. Seu valor é π = 3,14159265358979323846… e representa a proporção da medida da circunferência e do seu diâmetro.
  • Um outro exemplo de irracional transcendente é o número de Neper, representado por e, sendo aproximadamente igual a 2,718281…
  • Podemos ainda citar o número de ouro, representado por Phi (ϕ). Seu valor é ϕ = 1,618033… O número de ouro é encontrado a partir da razão áurea ou divina proporção, sendo encontrada em muitos elementos da natureza. Além disso, esta razão está presente em diversas pinturas, esculturas e construções.” Fonte: https://www.todamateria.com.br/numeros-irracionais/ 

Chegou a hora de pôr em prática esses estudos:

Questão 03. Observe atentamente os números abaixo, e identifique se eles são números racionais ou irracionais.

a) 2,345555… = ______________________________________________

b) 7,8888… = _________________________________________________

c) 1,3456897654678321… = __________________________________

d) 1,33333… = ________________________________________________

Para finalizar a atividade, e, consequentemente, exercer uma síntese dos estudos propostos nela, observe o exemplo de uma situação que envolve as operações com números racionais.

Fonte: produção do NEC

Questão 04. Resolva a expressão numérica, explicando cada um de seus “passos” de resolução, conforme foi realizando no exemplo anterior:

Fonte: produção do NEC

Em síntese, nesta atividade você pôde (re)lembrar o conjunto numérico dos números racionais (Q), percebendo as aplicações usuais dos números inteiros em nossa sociedade e também algumas operações de transformações com os números racionais, além de perceber as operações matemáticas básicas com esses números. As questões propostas puderam auxiliar a sua produção matemática dos conceitos estudados, viabilizando o exercício contínuo do fazer e pensar matematicamente. Até a próxima atividade e não se esqueça de revisar todo o conteúdo.

Para saber mais sobre as dízimas periódicas, assista ao vídeo:

“O que São Dízimas Periódicas Simples e Composta – Estatística Interativa #29” – Canal: Estatística Interativa – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZZntGbeG19c


Para saber mais sobre os números irracionais, assista ao vídeo: 

“Números irracionais” – Canal: Prof Laís – Matemática
Prof Laís – Matemática – Link: https://www.youtube.com/watch?v=T1cz3oSbYes

Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. https://www.todamateria.com.br/numeros-irracionais/ 

HabilidadesHabilidades Estruturantes
(EF08MA05-A) Reconhecer e utilizar procedimentos para obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica simples.
(EF09MA02-A) Reconhecer um número racional como um número real, cuja representação decimal é finita ou decimal infinita e periódica (dízima periódica) e que pode ser escrita em forma de fração irredutível a/b, com b diferente de zero.
(EF09MA02-C) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica em situações diversas.
Habilidades Complementares
EF09MA01
AEF09MA02-B