You are currently viewing Língua Portuguesa – Gêneros textuais

Língua Portuguesa – Gêneros textuais

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 4º ano do Ensino Fundamental – foi veiculada na TV no dia 04/03/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Temática: escrita. Disponível em: pixabay.com

A videoaula de hoje abordará alguns dos vários tipos de gêneros textuais que encontramos no nosso dia a dia.

Você já notou a quantidade de textos que lemos no nosso dia a dia e o quanto eles são diferentes uns dos outros?
Lemos diariamente cartas, e-mails, mensagens de Whatsapp, bilhetes, contos, poesias, notícias de jornal, quadrinhos e até uma piada da qual você lê e solta aquela gargalhada… Chamamos tudo isso de gêneros textuais. Cada um deles tem características diferentes de escrita e público.
Vamos ver alguns deles. Assista a videoaula:

TURMA D | 4º ANO | CICLO DA INFÂNCIA | PORTUGUÊS | PROF. VALDEIR
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Vwd33f93FNQ> acesso em 3, mar. 2021
CORREÇÃO: TV SAGRES – 11h00

Você viu que o principal objetivo dos gêneros textuais é a comunicação (de acordo com cada ação que praticamos no dia a dia)?
Um exemplo: se você for ao supermercado, fazer compras, deverá utilizar o gênero textual “Lista de Compras” que serve para essa finalidade.

Também vimos que cada gênero textual tem uma forma de escrita diferente de acordo com cada objetivo, sua linguagem pode ser formal ou informal a depender da intimidade que temos com o interlocutor, ou seja, a pessoa com quem estamos nos comunicando.

Assista ao video a seguir:

Canal Resumos animados. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZRsdIGbYqqs> acesso em 4 fev. 2021

ATIVIDADE 1

Assista ao video a seguir: “Significados dos emojis”:

Canal Hilda Santos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c2smyQtBgc0> acesso em 4 fev. 2021

Quando queremos nos comunicar com alguém de forma rápida e com quem temos muita intimidade usamos o celular. Nesse caso, usamos uma mensagem com linguagem informal, pois há intimidade, podendo ser um amigo ou parente. Nas mensagens de celular, os emojis demonstram também significados na linguagem. Que tal chamar sua família, escolher uma pessoa muito especial e lhe enviar uma mensagem bem bonita?

ATIVIDADE 2

Assista a videoaula da professora Juliana Oliveira sobre o gênero textual “cartaz”:

Canal Juliana Oliveira. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c2smyQtBgc0> acesso em 4 fev. 2021

Entre os diversos gêneros textuais do nosso dia a dia, nos deparamos com diversos cartazes. Nessa pandemia de Coronavírus, encontramos muitos cartazes informando sobre os modos de prevenção do contágio da doença. Mas você sabe se cuidar contra esse vírus? Que tal informar as pessoas através de um cartaz? Não se esqueça de escreva como elas devem se cuidar:

ATIVIDADE 3

Você gosta de quadrinhos?
Quadrinhos é um gênero textual muito apreciado por crianças e adolescentes e até mesmo por adultos. Conheça abaixo os personagens dos quadrinhos “Um mundo sem regras” – em seguida, escreva: como seria viver em uma sociedade sem regras? boa leitura! 

Acesse o link: https://plenarinho.leg.br/index.php/2019/07/um-mundo-sem-regras/


Habilidade estruturante (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem destina.
Referências: adaptado com fins didáticos.TRINCONI, Ana, et al. Ápis 4º ano – ensino fundamental – anos iniciais. 3ª ed. PNLD. São Paulo (SP): Ática, 2017.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).