Olá, educando (a)! Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 12 de Março de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Hoje iremos falar um pouco sobre O povoamento de Goiás. Os primeiros povoados goianos foram criados perto das minas de ouro. O comércio era feito pelos tropeiros que transportavam mercadorias no lombo de burros, vindos de São Paulo. O rio Vermelho, que corta a atual cidade de Goiás, é um dos marcos importantes da história goiana, afinal, em suas margens, muito ouro foi retirado e os primeiros vilarejos começaram a se formar.
Assista a videoaula abaixo, com a temática: O sujeito e o seu lugar no mundo: Goiás é bão demais.
A dinâmica populacional no estado de Goiás
Segundo Oliveira e Arrais, até o início do século XVIII, o território goiano, fazia parte da capitania de São Paulo e, a população da área onde hoje é o estado de Goiás, era em sua maioria povos indígenas. Devido às descobertas de jazidas de ouro próximo ao Rio Vermelho, o rei de Portugal, D. João VI, decidiu criar a capitania Minas dos Goyazes, separando-a da capitania de São Paulo, tal fato aconteceu em meados de 1749. Os autores ainda pontuam que, D. Pedro I, após a Independência do Brasil (em 1822) elevou as capitanias à província, e, depois da Proclamação da República (em 1889), elas se tornaram Estados da federação brasileira. Entre os anos de 1750 e 1804, a decadência da mineração, devido ao esgotamento das minas, traduziu uma diminuição da população, e, a partir de 1860, a lavoura e a pecuária tornaram-se as atividades principais desta região.
Nosso cerrado goiano
Situado no coração do Brasil, Goiás ostenta a beleza singular do Cerrado, cuja vegetação é marcada por árvores e arbustos tortuosos, cascas grossas e raízes profundas. Uma das características mais peculiares do bioma é a flora, considerada a mais rica savana do mundo por abrigar pelo menos 11,6 mil espécies de plantas já catalogadas. O Cerrado cobre cerca de 70% do território goiano e é o segundo maior bioma brasileiro, ficando atrás somente da Amazônia.
Observem a imagem do Fruta do Cerrado – Mama Cadela:
O clima em Goiás é tropical, ou seja, a maior parte do ano as temperaturas são elevadas, o que se resume a verões chuvosos e invernos secos. As chuvas, são registradas entre outubro e abril. As temperaturas médias anuais variam entre 23ºC, ao Norte, e 20ºC ao Sul. Em meses de maior seca, como agosto e setembro, o termômetro costuma registrar um calor que gira em torno dos 34ºC, chegando aos 40ºC com facilidade nos últimos anos. Já o período mais frio do ano abrange junho e julho, podendo chegar a 12ºC. Sobre o relevo, o território goiano apresenta baixa declividade, a maior parte do solo goiano é formado por terras relativamente planas, os chamados chapadões. Às margens dos rios Araguaia e Tocantins predominam ligeiras ondulações. Tal condição favorece a agricultura e a pecuária, as maiores alavancas da economia goiana.
Outra importante curiosidade sobre Goiás diz respeito à hidrografia. É dentro do território goiano que nascem drenagens alimentadoras de três importantes rios: Araguaia/Tocantins, São Francisco e Paraná. O nosso ARAGUAIA é a praia de água doce mais visitada por goianos e estrangeiros.
Sob aspecto turístico, a hidrografia goiana assume um papel protagonista. Além das cidades por onde passam rios atraíram milhares de pessoas todos os anos – a exemplo de Aruanã, há ainda lagos e cachoeiras espalhados pelo Estado. Outro ponto forte são as águas termais, um recurso natural localizado na região de Caldas Novas e Rio Quente. Além das propriedades terapêuticas, as águas quentes são uma boa opção para o lazer.
Observe a imagem da cidade de Caldas Novas (GO).
E, por falar em águas goianas, veja o nosso amado e rico RIO ARAGUAIA, retratado aqui na tela de Luciana Machado:
Fonte: A vida do Rio Araguaia está em nossas mãos/ Óleo sobre tela/ 50×70 cm/ Luciana Machado 2019. Disponível em: <https://www.facebook.com/luciana.machadomoraislopes.7>. Acesso em: 11 de Fevereiro de 2021.
Relembrando a aula – Goiás é bão demais né não moçada! Hoje falamos um pouco da fauna, flora, hidrografia e a maior das riquezas que é o povo goiano. O goiano tem um jeitinho particular de ser, de viver. Aqui em Goiás impera a simplicidade, a amizade, o contato com a natureza, temos cheiro de gostosuras no ar o tempo todo.
Atividade
Questão 1 – Agora é com você, quero que faça uma lista de gostosuras da culinária goiana… Será que você conhece pequi, pamonha, curau, bolinho de milho…hummmm…o que mais, me conta aí…eu vou começar com a pamonha.
Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês. Tchauzinho pessoal.
Habilidade estruturante | (EFOSGE01-B) Descrever a dinâmica populacional no estado de Goiás |
Referências: | Dados sobre Goiás. Disponível em: (https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/panorama) (https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/go.html?). Acesso em: 08 de Fevereiro de 2021. Instituto Mauro Borges – IMB. Goiás em dados 2017. Disponível em:http://www.imb.go.gov.br/files/docs/publicacoes/goias-em-dados/godados2017.pdf. Acesso em: 08 de Fevereiro de 2021. Governo de Mato Grosso. Geografia de Goiás. Disponível em: http://www.mt.gov.br/geografia. Acesso em: 08 de Fevereiro de 2021. Ministério do Meio Ambiente. Cerrado. Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado. Acesso em: 08 de Fevereiro de 2021. OLIVEIRA, Ivanilton José de Oliveira. ARRAIS, Tadeu Alencar. Geografia de Goiás, 4º ou 5º ano: Ensino fundamental – 2 ed. São Paulo:Scipione, 2011. |