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Língua Portuguesa – Leitura e escuta: a língua fala

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 05 de Março de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Como é que vocês estão moçada? Espero que bem animados. Nesta aula de Língua Portuguesa, vamos adentrar pelo mundo da nossa linguagem, vamos ver algumas curiosidades sobre o modo como falamos e escrevemos. Sabemos que a Língua Portuguesa é uma das 10 mais faladas no mundo, e que ela pode assumir culturalmente duas normas: língua coloquial (a linguagem que usamos no dia a dia o nosso jeitinho de falar bão demais) e a língua culta (a linguagem das produções- a forma bonita e correta como escrevemos).

Temática leitura e escuta. Disponível em: <pixabay.com>.


Assista a videoaula abaixo, com a temática: Leitura e escuta – A língua fala.

AGRUPAMENTO E | 5º ANO | CICLO DA INFÂNCIA |LÍNGUA PORTUGUSA | PROFª JUSSARA

A linguagem culta X a linguagem coloquial

Observe a fala dos personagens nesta tirinha.

Fonte: Portal do Professor – MEC. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000447/0000003342.jpg>. Acesso em: 06 de Fevereiro de 2021.

Quando Chico Bento usa os termos: “num, preu, drumi, drumindo” e seu pai usa “pru que”, você acredita que aqui está sendo usada qual norma da nossa língua? Coloquial ou culta? Eu ouvi coloquial? Muito bem galerinha, isso mesmo. O nosso amigo Chico Bento é um caboco bão de mais da conta e nesta conversa dele com o pai, percebemos um exemplo bem claro da linguagem coloquial. A forma como falamos normalmente no dia a dia. É sabido que, a linguagem coloquial é uma variação da linguagem popular utilizada em situações cotidianas mais informais, é bem tipo a  nossa fala de todos os dias mesmo. E, não fica tão presa às normas gramaticais que existem na Língua Portuguesa. É na linguagem coloquial que nos deparamos com gírias, estrangeirismos, neologismos, abreviações, isto é, palavras e expressões que não se relacionam com a norma culta da nossa língua. Sabemos que todos os estilos de linguagem são importantes e que podem ser usados de acordo com a comunicação do momento.

Fenômenos de linguagem

Vejamos alguns fenômenos de linguagem bem conhecidos e utilizados: Gírias, são palavras usadas por um grupo, geralmente incompreensível para quem não pertence ao grupo e que serve também como meio de realçar a sua particularidade, isto é, só a galera daquele grupo entende, sacô? Estrangeirismos, são palavras ou frases estrangeiras incorporadas na língua portuguesa no nosso dia a dia, como grife, que poderíamos muito bem usar “etiqueta, marca”. Mas dizemos que “ela usa roupa de grife.” Neologismo, é a utilização de novas palavras, compostas a partir de outras que já existem ou pode ser a atribuição de um novo significado para a palavra que já existe. Opa, deu zebra! Opa, aconteceu algo imprevisível. Abreviações, Redução popular de uma palavra. Bj para Beijo/ Vv para você/ BLZ para beleza?

Percebe que, o fato da linguagem coloquial não seguir as regras gramaticais, por exemplo, não a coloca com menos importância que a linguagem culta? Afinal, observando bem, podemos perceber que a linguagem coloquial é muito mais usada que a linguagem culta, principalmente entre o povo goiano. É como muitos de nós fala por ai: “Nois fala errado porque nois gosta”… Então tá né? A gente precisa ter cuidado para não confundir o estilo da linguagem coloquial, este nosso jeito de falar do dia-a-dia, com os dialetos que existem em nosso país. Logo mais a frente a gente fala sobre eles, Ok?

Pessoal, agora vamos falar um pouquinho da linguagem formal, também chamada de “culta”. Observe o diálogo dos personagens nesta ilustração:

Fonte: Portal do Professor – MEC. Disponível em: <https://images.app.goo.gl/Lt38yrTytYdg93ZL7>. Acesso em: 06 de Fevereiro de 2021.

Você observou a forma de falar dos personagens? As palavras soam certinhas para quem escuta, não é mesmo? Neste exemplo, a linguagem usada é a culta, ou seja uma linguagem formal. Geralmente ela é usada quando não se tem familiaridade entre as pessoas que estão se comunicando ou ainda em ocasiões que seja preciso usar de mais respeito nas palavras.  Observe a mesma mensagem enviada à pessoas diferentes com muita atenção:

Mensagem 01

Oi Jú. Não poderei ir te pegar para sair hoje porque estou malsão. Peguei uma gripe brava e a médica pediu para que eu fique quieto em casa sem sair. Mil desculpas! Bjos, Carlos.

Mensagem 02

Prezado Sr. Roberto: Bom dia! Infelizmente não poderei comparecer ao trabalho hoje, pois estou com um resfriado fortíssimo. Já procurei atendimento no cais e de acordo com a médica, devo ficar em repouso por conta da febre. Abaixo segue a foto do atestado médico, que lhe entregarei posteriormente. Na expectativa de ser compreendido, agradeço e peço desculpas pelos transtornos. Carlos

Você observou que Carlos usou palavras diferenciadas para comunicar o mesmo fato para a Jú e o S.r. Roberto? Na mensagem enviada para o S.r. Roberto, ele usou palavras mais formais, a mensagem ficou mais elaborada, foi até melhor explicada, você percebeu isso? Assim compreendemos que a linguagem formal, é usada na maioria das vezes com autoridades, chefes superiores e em documentos oficiais. Por isso é importante conhecer as regras gramaticais e passar a ter o hábito da leitura, para ajudar na compreensão, produção dos textos e ampliar o seu vocabulário.

Relembrando a aulaHoje falamos um pouco sobre a linguagem culta e coloquial. Para desenvolver nosso vocabulário e a escrita, a grande dica,  é ler pessoal, leia bastante e melhore assim também sua interpretação. comece a Comparar textos buscando diferenciar a linguagem que foi usada naquele momento. Observe a linguagem de acordo com o contexto dos interlocutores, as pessoas envolvidas naquele diálogo. Rapidinho você irá perceber as principais diferenças entre o que está sendo dito. Olha só, vou deixar uma dica de leitura aqui para você na atividade.

Atividade

Questão 1. Já conhece a história do Pequeno Príncipe? Leia este livro online, acessando o link que está aparecendo aqui: <https://lelivros.love/book/download-o-pequeno-principe-antoine-de-saint-exupery-em-epub-mobi-pdf/>.

Agora que já curtiu a leitura, escreva dois pequenos textos contando a história que você acabou de ler.

A) No primeiro texto use apenas a forma de linguagem culta:

B) No segundo texto use apenas a forma de linguagem coloquial:

Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês. Tchauzinho pessoal.


Habilidade estruturante:(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF15LP10-A/B) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário respeitando o interlocutor, para melhorar a comunicação e a interação com o grupo.
Referências :Imagem 01. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000447/0000003342.jpg>.
Acesso em: 08 de Fevereiro de 2021. 
Imagem 02. Disponível em: <https://images.app.goo.gl/X7nQ9wQ6zubfo2tX9>. Acesso em: 08 de Fevereiro de 2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).