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Língua Portuguesa – Textos narrativos: estrutura composicional

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Você prefere qual tipo de história? História de terror, de suspense, romance ou magia e encantamento? Há, ainda, aquelas histórias só com animais, outras só com seres humanos e há até aquelas em que seres sobrenaturais aparecem. Enfim, há histórias para todos os gostos, não é verdade?  Independente de qual seja a história, ela sempre terá algo em comum com outra, por mais que contem sobre coisas muito diferentes. Isso acontece porque as histórias são textos narrativos e todo texto narrativo apresenta certos elementos em comum. São eles que formam a tipologia textual narração.

Veja, a seguir, a estrutura básica de qualquer texto narrativo.

Narrador

O narrador é a voz que conta os fatos que acontecem na história. Ele tem a responsabilidade de relatar ao leitor tudo que lhe interessa a respeito do que está sendo contado. Dessa forma, o narrador pode contar uma história em que ele participa. Nesse caso, dizemos que é o narrador personagem. Uma pista da presença desse narrador no texto é a presença dos verbos em primeira pessoa (eu), por exemplo. Há, também, aquele ser que conta uma história em que não participa, ele relata apenas o que vê. Esse é o narrador observador. Como o nome já diz, ele observa, de longe, e conta ao leitor o que vê. Quando esse narrador, além de contar fatos externos, sabe o que as personagens da história sentem e pensam, dizemos que é um narrador onisciente – aquele que sabe de tudo. Para identificarmos o narrador observador e o onisciente nos textos, podemos observar o emprego dos verbos na terceira pessoa (ele, ela), por exemplo.

Personagens

Para contar alguma história, é preciso que alguém esteja envolvido nela, certo? As pessoas que participam ou vivenciam algum relato são as personagens. Todo texto narrativo tem personagem, o que pode mudar é sua natureza. Um ser humano pode ser personagem, assim como um animal ou um ser inanimado (que não tem vida própria, como uma caneta, uma bola ou boneca).

Espaço

Se alguém conta a história de outro alguém, essa história deve acontecer em determinado lugar, espaço. Ao construir uma história, seu escritor deve ter em mente onde ela se passa e o leitor, dessa forma, consegue situar bem onde os fatos estão acontecendo.

Tempo

Uma história pode acontecer em vários tempos. Pode ser um passado recente ou remoto, pode ser no agora e até mesmo no tempo futuro. Para isso acontecer, basta haver criatividade em quem escreve. Há narrações em que o tempo é bem delimitado, ou seja, o leitor consegue identificar muito bem quando se passam os acontecimentos, por exemplo: no aniversário de 15 anos da personagem, no dia da independência do Brasil, na primavera de 2002. A esse tipo de tempo narrativo, damos o nome de tempo cronológico. Diferente dele, temos o tempo psicológico, em que não sabemos bem quando os fatos estão sendo narrados. Isso costuma acontecer quando o narrador começa a refletir enquanto conta a história e começa a falar de outras coisas, sem manter uma ordem exata das coisas e do tempo. Esse recurso é bem interessante e complexo. 

Enredo | conflito

O enredo é a trama que está sendo contada por um narrador, a respeito de uma personagem, que está em espaço e tempo delimitados. O enredo é a sequência de acontecimentos da história, a rede de situações que as personagens estão vivendo. Quanto mais conflitos, situações problemáticas para resolver houver em uma história, mais interessante ela se tornará. Você já leu alguma história que achou sem graça? Talvez havia poucos conflitos a serem resolvidos e isso pode não prender quem lê a história.

Veja só! Independente da história que você leia, se ela é uma fábula ou um conto de fadas, por exemplo, você poderá identificar todos esses elementos.


Ciclo da adolescência – Agrupamento G (7º ano) – Língua Portuguesa – Estrutura das narrativas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Rgr3DketVkE&feature=youtu.be

Elaborado pela Equipe do NEC/SME – Goiânia para fins didáticos.

QUESTÃO 1

QUESTÃO 2

QUESTÃO 3

QUESTÃO 4

QUESTÃO 5


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade
estruturante:
(EF69LP47-B) Perceber como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto, indireto e indireto livre), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2024.