Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza – para 4ª Série – foi veiculada na TV no dia 02/03/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
A VIDA TEM SEU CICLO E SUAS FASES. VÁRIOS ESCRITORES SE DEDICARAM A ESCREVER SOBRE ESSE ASSUNTO, E PARA TAL, UTILIZARAM DE DIVERSOS RECURSOS E GÊNEROS TEXTUAIS, COMO POR EXEMPLO, OS DITADOS POPULARES, QUE É O QUE IREMOS ESTUDAR NESTA VIDEOAULA DE HOJE.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: DITADOS POPULARES!
NA VIDEOAULA ACIMA APRENDEMOS QUE DITADOS POPULARES SÃO FRASES E EXPRESSÕES CURTAS, GERALMENTE DE AUTOR DESCONHECIDO, QUE TRANSMITEM CONHECIMENTOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
ENTENDEMOS QUE DITADOS POPULARES FALA SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS, INCLUSIVE SOBRE O CICLO DA VIDA E SUAS FASES, QUE SÃO: INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA, PERÍODO DA FASE ADULTA E VELHICE.
COMPREENDEMOS QUE O INÍCIO DO PROCESSO VITAL SE DÁ COM O NASCIMENTO, E QUE A MORTE FAZ PARTE DO CICLO DA VIDA, E PODE OCORRER EM QUALQUER FASE.
Atividade 1
LEIA E ANALISE O DITADO POPULAR ABAIXO:
Atividade 2
JUNTAMENTE COM SEUS FAMILIARES, RESPONDA:
- QUAL A MENSAGEM TRAZIDA PELO DITADO POPULAR QUE ACABAMOS DE LER?
- A QUEM ELE SE DESTINA?
Atividade 3
AGORA É A SUA VEZ DE PESQUISAR! BUSQUE COM SEU FAMILIARES OU NA INTERNET, E ANOTE EM SEU CADERNO OUTROS DITADOS POPULARES RELACIONADOS A VIDA. ALÉM DISSO, APONTE SITUAÇÕES EM QUE ELES SE APLICAM.
Atividade 4
EXISTEM VÁRIOS DITADOS POPULARES QUE SÃO MUITO CONHECIDOS. VAMOS TESTAR SEUS CONHECIMENTOS? SERÁ QUE CONSEGUE COMPLETAR CADA UM DELE? TENTE AÍ:
ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE _______________
QUEM TEM BOCA _____________
QUEM RIR POR ÚLTIMO ___________
BOCA FECHADA __________________
Atividade 5
CONSEGUIU IDENTIFICAR E COMPLETAR TODOS OS DITADOS POPULARES MENCIONADOS ACIMA? APÓS ESSA IDENTIFICAÇÃO, CONVERSE COM SUA FAMÍLIA SOBRE A MENSAGEM QUE CADA UM TRANSMITE.
BOM TRABALHO!
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0354) Problematizar os aspectos formais de cada gênero estudado. (EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos. |
Ciências da Natureza | (EAJACI0317) Identificar as diferentes fases da vida do ser humano e analisar as mudanças ocorridas nos aspectos físicos, biológicos e emocionais na adolescência e na terceira idade. |