You are currently viewing Matemática – Representação de números naturais: leitura e escrita

Matemática – Representação de números naturais: leitura e escrita

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática -para o 3º ano do Ensino Fundamental – foi veiculada na TV no dia 03/03/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Temática: números. Disponível em: pixabay.com

OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM POR AÍ? 
VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR O QUANTO A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE EM NOSSA VIDA?
SE OLHARMOS AO NOSSO REDOR PODEMOS NOTAR SUA PRESENÇA NAS AÇÕES QUE REALIZAMOS, COMO, POR EXEMPLO, IR ÀS COMPRAS, PREPARAR UMA RECEITA, BRINCAR, JOGAR, CONTAR O TEMPO NO RELÓGIO, NA MÚSICA, ENTRE OUTROS.

NESTA AULA, ABORDAREMOS SOBRE A PRESENÇA DA MATEMÁTICA EM NOSSO COTIDIANO.
ENTÃO, ESTÃO PREPARADOS?

PEGUE O SEU MATERIAL, TENHA BASTANTE ATENÇÃO E NÃO FIQUE FORA DESTA VIDEOAULA!!!!!


ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: REPRESENTAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS: LEITURA E ESCRITA:

TURMA C | 3º ANO | CICLO DA INFÂNCIA | MATEMÁTICA | PROFª ISABELLA – Disponível em: <https://youtu.be/irtm0bbNJbc> acesso em 28, fev. 2021

ATIVIDADE 1

LEIA A TIRINHA DA “TURMA DO CABEÇA OCA”:

Turma do “Cabeça Oca” – Disponível em: <https://www.instagram.com/turmadocabecaoca/?hl=pt-br> acesso em 20, fev. 2020. Reprodução autorizada pelo autor Christie Queiroz.

RESPONDA (ESCREVA) EM SEU CADERNO (OU FOLHA):
A) VOCÊ GOSTOU DA HISTÓRIA?
B) QUAL A SURPRESA QUE O “CABEÇA OCA” TEVE?
C) QUAL A NOTA QUE ELE TIROU?

VOCÊ SABIA QUE A NOTA QUE O CABEÇA OCA TIROU, O TEMPO QUE ELE GASTOU PARA FAZER A PROVA, A QUANTIDADE DE ACERTOS E ERROS QUE ELE TEVE, OS CÁLCULOS QUE ELE FEZ, TUDO ISSO, FAZ PARTE DE CONCEITOS MATEMÁTICOS?

D) CONVERSE COM ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA SOBRE ESTE ASSUNTO, DEPOIS FAÇA O REGISTRO.

ATIVIDADE 2

VOCÊ JÁ REPAROU QUE A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE EM DIVERSAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA? 
ELA ESTÁ EM TODAS AS PALAVRAS DO TEXTO A SEGUIR, MARCADAS EM NEGRITO, VEJA:

VOCÊ RESOLVE IR AO MERCADO COM SUA FAMÍLIA. QUANTO DINHEIRO PRECISA LEVAR? QUAL MERCADO IRÁ DESTA VEZ? QUEM VAI ESCOLHER? TIRAM PAR OU ÍMPAR. NA ESCOLHA DOS PRODUTOS, OLHAM OS PREÇOS ATENTAMENTE. FAZEM CONTAS E SEPARAM A QUANTIDADE DE CADA PRODUTO QUE IRÃO LEVAR. COLOCAM TUDO EM UMA SACOLA, POIS ESTÁ BEM PESADO. DEPOIS DE TANTO ESFORÇO, UMA PARADA PARA COMER UMA PIZZA. DIVIDEM OS PEDAÇOS E LOGO OLHAM A HORA POIS JÁ ESTÁ TARDE E PRECISAM RETORNAR.

A) PESQUISE E CONVERSE COM UM FAMILIAR, SOBRE AS POSSIBILIDADES EM USAR A MATEMÁTICA EM VÁRIAS SITUAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DA VIDA HUMANA. ESCREVA EM SEU CADERNO (VEJA O MODELO):

  ÁREA USADA: POSSIBILIDADES:
ARTENA COMPOSIÇÃO DE UM QUADRO, SIMETRIA (PARTES IGUAIS), GEOMETRIA (COMO CÍRCULO E TRIÂNGULO) 
JOGOS
CULINÁRIA
CONSTRUÇÃO
MEDIDAS
TRÂNSITO

ATIVIDADE 3

AGORA, ATENTE-SE PARA OS NÚMEROS QUE ESTÃO PRESENTES EM SUA VIDA. COPIE (NO CADERNO OU EM UMA FOLHA) E PREENCHA A FICHA ABAIXO. PERCEBA QUANTAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES PODEMOS OBTER:

MEU NOME TEM _________________ LETRAS
MINHA IDADE:_________________
MEU CEP É:______________________
NÚMERO DO CALÇADO: ______
MEU TEL: (  )__________________
QUANDO NASCI EU PESAVA:______________
HOJE EU PESO:_______________________
MINHA ALTURA É:______________________
EM MINHA CASA MORAM _____ PESSOAS.

RELEMBRANDO!

  • A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE EM NOSSA VIDA.
  • SE OLHARMOS AO NOSSO REDOR PODEMOS NOTAR SUA PRESENÇA NAS AÇÕES QUE REALIZAMOS, COMO, POR EXEMPLO, IR ÀS COMPRAS, PREPARAR UMA RECEITA, BRINCAR E JOGAR, CONTAR O TEMPO NO RELÓGIO, NA MÚSICA, ENTRE OUTROS.
  • EXISTEM VÁRIAS POSSIBILIDADES DO USO DA MATEMÁTICA EM SITUAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DA VIDA HUMANA. 

Habilidade estruturante (EF03MA01-C) Representar quantidades com números e palavras, estabelecendo relação entre elas.