You are currently viewing Será que você é consumista?

Será que você é consumista?


Todos as pessoas consomem comidas, roupas, tecnologias, músicas, filmes e outros produtos. A forma de consumo pode trazer efeitos ruins para a humanidade e para o planeta Terra. 

Assista ao vídeo “Consumo Responsável”, do canal Programa Água Brasil, postado no Youtube e conheça um pouco mais sobre esses efeitos.


E aí? Percebeu como podemos melhorar nossa relação com o consumo? Em seu caderno, responda às seguintes questões: 

  1. De acordo com o vídeo, qual é estimativa de pessoas vivendo em nosso planeta? Do que elas precisam para viver?
  2. Será por que compramos coisas que não precisamos?
  3. O que é uma sociedade de consumo e quais as consequências disso?
  4. De quantos planetas precisaríamos para manter o padrão médio de consumo dos brasileiros?
  5. Qual a forma de mudança apresentada no vídeo como os cinco R’s? Cite cada um e explique detalhadamente. 

Agora que você aprendeu a importância do consumo responsável, aprofunde seus conhecimentos através da leitura no texto “Consumo Responsável”, do site Banca Orgânica: 

Você notou, no texto, que ser um consumidor consciente incluiu divulgar essa prática e incentivar novos consumidores?

Por isso, faça sua parte. Converse com sua família e seus amigos sobre a importância de ser um Consumidor Responsável. Explique para eles tudo o que você aprendeu.

Esse texto traz cinco perguntas para avaliar seu nível de consciência quanto ao consumo responsável. Copie as perguntas e responda em seu caderno.

No texto “Dicas para consumo responsável”, elaborado por Maria Christina Leme C. G. e Amadeu José Montangnini Logarezzi, disponibilizado no link abaixo, são listadas algumas dicas que te ajudarão a praticar o consumo responsável. Leia com atenção. 


Para te ajudar a começar agora seu novo estilo de vida, de um consumidor responsável, assista ao vídeo “VASO AUTOIRRIGÁVEL ANTI DENGUE (ANTI-AEDES) COM GARRAFA PET – DIY”, do canal Alessa Mori, publicado no Youtube. Você aprenderá a fazer um vaso autoirrigável de garrafa Pet. 


Com isso, você pode fazer uma horta em sua casa, ajudando nas finanças da família. Assim, você economizará dinheiro, alimentando-se de forma saudável e poderá ajudar outras pessoas. Caso deseje, poderá ensinar seus amigos a fazerem o mesmo. Até a próxima.

————————

Leitura complementar:

https://www.fortbrasil.com.br/sites/default/files/capaF3.pdf


Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Educação Financeira e Empreendedorismo.