Página inicial > Institucional > Notícias > Boletim Coronavirus > Educação entra em etapa final da produção de conteúdos pedagógicos para televisão

Criado: Sexta, 08 de Maio de 2020, 15h45 | Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2020, 15h45 | Última atualização em Sexta, 08 de Maio de 2020, 15h45

Atividades pedagógicas complementares disponibilizadas no portal Conexão Escola serão adaptadas para veiculação em canais televisivos abertos

Programa Conexão EscolaA Educação pública de qualidade deve ser ministrada de forma democrática, especialmente no contexto de isolamento social advindo da pandemia da Covid-19. Assim, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), desenvolve o Projeto Conexão Escola. A iniciativa contempla disponibilização de atividades pedagógicas complementares em plataformas digitais e audiovisuais, com processo de produção televisiva já em processo de finalização. O conteúdo entra no ar em canais de televisão aberta na primeira quinzena de maio.

O Programa Conexão Escola é uma adaptação do conteúdo disponibilizado no portal de mesmo nome para linguagem televisiva. E, por que colocar programas pedagógicos no ar? No início de abril, a SME concluiu pesquisa para identificar o nível do acesso à internet das famílias atendidas pela Rede Municipal de Ensino (RME). Os resultados apuraram que 85% delas têm algum meio de acesso a sites, seja por computador ou celular. Entretanto, a grande maioria (97%) possuem televisão com canais abertos em casa.

Deste modo, no dia 22 de abril, a SME lançou a plataforma Conexão Escola, portal que reúne atividades pedagógicas para todas as modalidades (Educação Infantil à Eaja). O conteúdo é alinhado à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e contempla cinco temáticas (Corpo, Expressão e Movimento; Educação Ambiental e Saúde; Educação Financeira e Empreendedorismo; Ética e Cidadania; e Experiências e Curiosidades). Para que haja equidade no acesso a estas atividades, as mesmas serão adaptadas para a televisão.

Os alunos da RME terão 1h30 de programação, distribuída entre as três modalidades, de segunda a sexta-feira. Cada dia da semana será dedicado a uma temática, reunindo vídeos, entrevistas e projetos realizados pelas instituições da Rede. O conteúdo é produzido por professores da RME, equipes pedagógica, tecnológica e assessoria de Comunicação da SME. Entre as atividades veiculadas, estarão projetos de alimentação saudável e reciclagem, dança, economia familiar e contação de histórias.

A programação será disponibilizada na primeira quinzena de maio, em horários alternados entre as emissoras parceiras no projeto. O início da veiculação, bem como a distribuição diária será largamente divulgada para as famílias e toda a comunidade escolar.

Proposta Projeto Conexão Escola

O objetivo é manter uma rotina de desenvolvimento e estudo a partir das competências e habilidades em consonância com o DC-GO Ampliado. O Conexão Escola trabalha a conectividade através de atividades complementares construídas a partir de Eixos Temáticos pertinentes nesse tempo de pandemia. São atividades que aliam teoria e prática, aproveitando o que as famílias já têm em casa para desenvolvê-las. O intuito é proporcionar fácil acesso e estimular as relações familiares, sem ampliar o estresse psicológico causado pelo próprio contexto de isolamento social.

Luciana Gomides, da editoria de Educação e Esporte

registrado em: ,