Educação e PUC-GO promovem Encontro de Contadores de Histórias
Objetivo é difundir manifestações artísticas e contribuir para troca de experiências e conhecimento
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), realiza durante toda a quarta-feira (18/9), na Escola de Formação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Setor Universitário, o 2º Encontro de Contadores de Histórias. A turma de Mestrado em Letras da universidade é parceira na promoção do evento, que tem parte da programação aberta ao público. Professores e alunos da rede municipal, além de contadores de histórias, integram a atividade.
O objetivo é difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de histórias nos mais diversos estilos, contribuindo para a troca de experiências e conhecimento. As apresentações da manhã e da tarde são direcionadas aos alunos da rede municipal de ensino. No período noturno, o encontro é aberto à comunidade, proporcionando a todos o acesso a leituras criativas.
História oral
Contar histórias é uma arte milenar originada da necessidade humana de se expressar, comunicar e também como entretenimento pelo prazer que se tem ao contar e ao ouvir histórias. Ao levar essa arte para os alunos, é possível que vejam a leitura não somente como uma obrigação escolar, mas também como uma atividade diária e prazerosa, além de aprimorar a capacidade de ler e escrever com desenvoltura.
Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte