SME articula projeto e orientações sobre alfabetização na rede municipal
Durante primeiro semestre de 2019, Pasta realizou projeto e encontros de formação de professores alfabetizadores e coordenadores
Durante o primeiro semestre letivo de 2019, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Educação Fundamental da Infância e da Adolescência, desenvolveu projeto e articulou orientações acerca da alfabetização dos educandos da rede municipal de ensino. Entre as ações, foram realizados encontros com professores alfabetizadores, coordenadores e apoios técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).
Foi elaborado um documento orientador sobre alfabetização para formação continuada para professores alfabetizadores e orientações trimestrais com apontamentos específicos para o trabalho destes, do professor coordenador e do apoio técnico da CRE, que acompanha as escolas que atendem os ciclos. Para possibilitar que todas as crianças sejam alfabetizadas, as orientações apontam conteúdos e atividades que favorecem a apropriação do sistema de escrita, contemplando os eixos de análise linguística/semiótica, leitura, escrita/produção de texto e oralidade.
Baseadas nas escritas da Base Nacional Comum Curricular, pela primeira vez as orientações foram criadas a partir das necessidades dos alfabetizadores e colocam, de forma clara, o que ensinar e quais conteúdos e conhecimentos os educandos precisam para se alfabetizar ao longo do primeiro ano da Educação Fundamental. Para ensinar o alfabeto, por exemplo, uma das sugestões propostas é que o trabalho docente se oriente a partir do uso de textos com sentido e significado para a criança, como seu próprio nome. A partir daí, é possível ensinar sobre a formação de palavras, o sentido da escrita e o próprio contexto individual de cada aluno.
Com os apoios técnicos, foram feitos cinco encontros, um em cada CRE, envolvendo cerca de 40 profissionais, para apresentação da proposição, sugestões e encaminhamento para a implementação das estratégias de alfabetização. Já com os professores das instituições, o trabalho alcançou o total de 164 escolas, 168 professores coordenadores e 381 professores alfabetizadores. Para o segundo semestre, a SME formulou novas orientações, a partir dos resultados obtidos na primeira parte do ano letivo, com o objetivo de realizar levantamento sobre a elaboração dos planos de aula, rotinas dos agrupamentos, qualificação dos profissionais e o trabalho para alfabetização.
Núbia Alves, da editoria de Educação e Esporte