Educação entrega salas modulares no 26º Mutirão da Prefeitura, ampliando mais 80 vagas na educação infantil
SME entrega mais salas modulares e desenvolve várias atividades para visitantes do estande levando aprendizado, diversão e conscientização
Neste final de semana, 24 e 25 de agosto, a Prefeitura de Goiânia realiza mais uma edição do Mutirão, desta vez no Residencial Itaipu, região Sudoeste da Capital. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) entrega para a comunidade quatro salas modulares no Cmei Consuelo Nasser, ampliando o atendimento de 150 para 230 alunos.
Outros serviços também são oferecidos no estande da Educação, como atendimento para matrículas, atividades lúdico-pedagógicas e a distribuição de mudas de hortaliças do projeto Reciclar é Legal. Nele, a população leva um resíduo sólido, sendo latas de alumínio ou garrafas PET e trocam por uma muda. Ao todo, serão distribuídas 3000 mudas de alface, couve, pimenta bode e jiló.
Obrigatoriedade do CPF para matrícula
A partir do período de matrículas para 2020, a Prefeitura de Goiânia, por meio da SME, passará a exigir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) da criança que pretende fazer parte do ensino público municipal da Capital. A medida será adotada para a realização das matrículas e pré-matrículas online, evitando a duplicidade de cadastros e para adequar registro no Censo Escolar de 2020 e para dar fidedignidade aos números das filas de espera.
Com a parceria do Governo de Goiás, durante o Mutirão a população terá disponível diversos serviços oferecidos aos presentes pelo Vapt Vupt, dentre eles, a emissão de carteira de identidade e CPF, uma oportunidade para os pais se organizarem e realizar o cadastro das crianças no CPF gratuitamente. Outros órgãos também realizam esse serviço como, as agências dos Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil (mediante pagamento de R$ 7,50).
Programa Escola Viva
Fora os serviços oferecidos nos estandes, a SME também executa o Programa Escola Viva em nove instituições de ensino da região. São cinco Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) – Consuelo Nasser, Prof. Nair Lacerda Jubé, Residencial Itaipu, Residencial Real Conquista, CEI Evangélica Eli Shadai e as Escolas Municipais Eng. Robinho Martins de Azevedo, Lúcia de Souza Fiúza, Residencial Itaipu e Renascer.
O Programa Escola Viva é uma iniciativa da SME que visa a manutenção predial constante das instituições de ensino. A verba é liberada diretamente às gestões escolares para promover reformas e reparos gerais na estrutura física, como pintura e limpeza gerais, troca de telhado, revisões elétricas e hidráulicas. O Programa Escola Viva foi uma das primeiras ações implementadas pela nova gestão municipal na área da Educação.
Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte
Arte: Jhon Maykel