Educação leva aprendizagem ao Mutirão do Jardim Curitiba I
Moradores participaram da oficina de robótica e receberam orientações sobre alimentação saudável. Atendimento nos estandes segue até as 16 horas
A comunidade da região Noroeste prestigiou na manhã de hoje, 10, a abertura do Mutirão do Jardim Curitiba I, com a presença do prefeito Iris Rezende e do presidente Michel Temer. Nos três estandes da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), crianças e adultos participaram de oficinas pedagógicas desenvolvidas por profissionais da rede e aprenderam sobre alimentação saudável e robótica.
Na oficina de Robótica Criativa, os professores do Núcleo de Tecnologia Educacional ensinaram as crianças a construírem robôs humanoides de papelão, que andam movidos por pilha. Com material reciclável, os participantes ao aprenderem sobre o robô também desenvolveram sobre outras áreas do conhecimento, como física, matemática.
De acordo com Wolff Rodrigues Mendes de Souza, um dos educadores do projeto de robótica, a iniciativa estimula as crianças e adolescentes a trabalharem as habilidades na prática. “Para demonstrar o movimento humano, construímos o robô de forma divertida, onde as crianças exploram a criatividade, a visão espacial e aprendem termos técnicos da matemática e física”, ressaltou.
No estande do Projeto Horta Escolar, muitos moradores da região, aproveitaram para receber orientações sobre plantio e ganhar mudas de hortaliças, que incluíram pimenta malagueta e bode, jiló, couve, manjericão e cebolinha. Nos dois dias de evento, serão distribuídas 2, 4 mil mudas, além de sementes de girassol e alface.
A aluna da Escola Municipal Bernardo Élis, Danielle dos Santos Guimarães Lima, 11 anos, e mais três alunos da mesma turma foram ao Mutirão ajudar a equipe técnica da Gerência do Programa de Alimentação Escolar. “Estou adorando ajudar na distribuição das sementes e mudas. Cultivar plantas em casa é diferente, pois sabemos o que comemos”, comentou a educanda.
Hélio Gonçalves, motorista, morador do Jardim Curitiba IV, passou no estande do Projeto e levou mudas de couve e cebolinha. “Estou gostando do Mutirão, pois aqui encontrei muitas pessoas, peguei mudas de árvore e hortaliças. Podia ter todo final de semana. Essas mudas que estou levando logo ficaram bonitas e poderei consumir de forma saudável”, afirmou.
Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte.
Foto: Laís Borges