Café literário: escola municipal desenvolve projeto para incentivar leitura
Alunos descobriram nos livros uma experiência inédita , que para muitos, a primeira com a literatura
Escola Municipal Madre Francisca, na Vila Pedroso, desenvolveu o projeto “Café Literário”, com objetivo de apresentar, ampliar e praticar o contato dos alunos com os livros. Professores envolvidos no projeto relatam que os estudantes mostraram que essa foi a única experiência com leitura de livros literários para cerca de 90% dos participantes. Além disso, turmas anteriormente apontadas por baixo rendimento e comportamento demonstraram um bom aproveitamento nas leituras.
As turmas são incentivadas a visitar a biblioteca uma vez por semana em um horário agendado entre os professores de Língua Portuguesa e a Auxiliar de Leitura. Durante essas visitas, a biblioteca é preparada com livros adequados ao nível de leitura. Após escolherem a obra, recebem uma ficha de leitura a ser preenchida e entregue na semana seguinte. Esse processo é repetido ao longo de seis semanas. No final do período, é organizado o Café Literário.
Iniciativa é uma prática rica para o processo educativo. Além de criar um ambiente prazeroso, descontraído e significativo para que os estudantes tenham contato com diferentes gêneros literários, esses eventos favorecem a reflexão, o debate de ideias e a interpretação de textos, ajudando os estudantes a desenvolverem pensamento crítico. São confeccionados cartazes para os colegas da escola, explicando por que os demais deveriam pegar os livros indicados.
Fotos: Divulgação/SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia