Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas municipais de Goiânia recebem incentivo para fortalecer ensino de adolescentes
Início do conteúdo da página

Escolas municipais de Goiânia recebem incentivo para fortalecer ensino de adolescentes

Criado: Sexta, 22 de Agosto de 2025, 08h22 | Publicado: Quinta, 21 de Agosto de 2025, 08h22 | Última atualização em Sexta, 22 de Agosto de 2025, 08h22

Instituições participantes da SME deverão elaborar planos de ação com projetos específicos que contarão com suporte técnico e financeiro do MEC

AdolescentesAs escolas da rede municipal de Goiânia passam a contar com incentivo para ampliar a atenção aos estudantes do 6º ao 9º ano por meio do Programa “Escola das Adolescências”, que será implementado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A iniciativa combina apoio técnico-pedagógico e repasse de recursos financeiros para ampliar o desenvolvimento integral de pré-adolescentes e adolescentes.

As escolas participantes deverão elaborar planos de ação com projetos específicos para pré-adolescentes e adolescentes, que contarão com suporte técnico e financeiro do MEC para serem executados. A proposta busca criar um ambiente escolar mais acolhedor, capaz de reduzir desigualdades educacionais e estimular o interesse dos estudantes nessa faixa etária, considerada desafiadora em função de índices de abandono, baixa aprendizagem e desmotivação. O objetivo é potencializar o desenvolvimento físico, emocional, intelectual, social e cultural dos alunos, garantindo aprendizagens essenciais.

Entre as ações previstas estão formações para os profissionais da rede municipal que irão conduzir clubes temáticos, como letramento científico, letramento matemático, letramento literário e corporeidade, humanidades e cidadania, além de projetos de vida e ações comunitárias no território. Cada clube terá de 1 a 2 horas/aulas semanais, com metodologias ativas baseadas em projetos e investigações.

Os recursos destinados ao Programa “Escola das Adolescências” serão repassados por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Interativo), ferramenta de apoio à gestão escolar do MEC em parceria com as Secretarias de Educação. O valor a ser recebido por cada unidade dependerá do número de turmas de 6º ao 9º ano atendidas.

Fotos: Divulgação/SME

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Logo sme

Redes sociais

Localização

Endereço: R. 227-A, 331, Qd. 67-D - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74.610-060

Horário de funcionamento diurno: 07h às 18h todas unidades e gerências.
Horário de funcionamento noturno: 18 às 22h