“Quando a criança participa, aprende a exercer seu papel na cidade e na sociedade”, afirma Mabel
Prefeito esteve no Cmei Vale dos Sonhos nesta terça-feira (3/6) para mais uma edição do projeto Criancidade, que propõe a escuta ativa de crianças sobre a cidade e o funcionamento do poder público
O prefeito Sandro Mabel participou, nesta terça-feira (3/6), de mais uma edição do projeto Criancidade: crianças e prefeito em diálogos pela cidade, realizada no Cmei Vale dos Sonhos. Essa foi a terceira unidade da rede municipal de ensino a receber a iniciativa, que será implementada em 10 instituições educacionais. O projeto tem como objetivo promover momentos de escuta entre crianças e o chefe do Executivo, além de estruturar o Conselho das Crianças — espaço voltado à participação da infância na construção de políticas públicas para a cidade.
Durante o encontro, Sandro Mabel conversou com os alunos, ouviu sugestões e perguntou o que eles achavam que poderia ser melhorado em Goiânia. O prefeito destacou que iniciativas como o Criancidade são fundamentais para a formação cidadã desde a primeira infância.
“É muito importante que a Prefeitura esteja ouvindo as crianças, permitindo que participem e digam o que querem para a cidade. Quando a criança participa, aprende a exercer seu papel na cidade e na sociedade”, afirmou. “Nosso compromisso é com o presente e com o futuro dessas crianças. Estamos garantindo o acesso a creches e Cmeis com qualidade, ampliando vagas e modernizando nossas unidades educacionais”, completou.
O prefeito também ressaltou a importância dos cuidados na primeira infância, fase essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional. “É nesse período que devemos garantir boa alimentação, ambiente tranquilo, descanso e estímulos adequados. Nosso objetivo é fazer da rede municipal de ensino a melhor do país”, disse. Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Goiânia criou 8 mil novas vagas na Educação Infantil, por meio da ampliação de unidades próprias e conveniadas, além de parcerias com entidades filantrópicas, instituições privadas e o terceiro setor. A expectativa é ampliar ainda mais esse número até o fim do ano.
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, reforçou a importância de reconhecer as crianças como cidadãs com papel ativo na cidade. “A partir da Educação Infantil, queremos que todas as crianças entendam como funciona a administração pública, quem é o prefeito, quem são os secretários, e compreendam que esses espaços também pertencem a elas”, afirmou.
O Criancidade será desenvolvido em várias etapas, com atividades temáticas como “O que faz um prefeito?”, “A criança na cidade” e “A vez e a voz das crianças na cidade”. O projeto prevê ainda a criação do Conselho e da Assembleia das Crianças, espaços de diálogo e deliberação sobre as demandas levantadas. Na Plenária das Crianças, com a presença do prefeito, as sugestões foram apresentadas formalmente e poderão ser incorporadas às prioridades do município.
Fotos: Alex Malheiros
Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia