Educação infantil promove formação de leitores desde os primeiros anos de vida
Crianças têm contato com livros ilustrados, apropriados para cada fase do desenvolvimento. Ações têm caráter lúdico, interativo e sensorial, respeitando as especificidades da infância
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Educação Infantil (Gerein), desenvolve projetos nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) com foco na formação de leitores desde os primeiros anos de vida. As ações promovidas têm caráter lúdico, interativo e sensorial, respeitando as especificidades da infância.
Para a pesquisadora Marília Emilia Lopez, o contato com a leitura ocorre desde muito antes da alfabetização. “Lemos o mundo desde o nascimento e desde a vida intrauterina também, se tomamos como referência a voz da mãe, primeiro signo de contato com a cultura”, explica.
Essa perspectiva norteia o trabalho pedagógico na Rede Municipal, que entende que as crianças “leem” o mundo com todos os sentidos — vozes, sons, gestos, cheiros e espaços — antes mesmo de construírem um repertório simbólico.
Letícia Borges da Costa, do apoio pedagógico da Gerein, reforça a importância de apresentar o universo literário já nos primeiros meses. “Os bebês acabaram de chegar ao mundo, e a literatura é uma forma de apresentá-lo. Por meio dos livros, eles desenvolvem a oralidade, a imaginação e a criatividade”, afirma.
A professora Thalita Lopes Rego, também da Gerein, destaca a importância da ambientação e dos materiais adequados. “É essencial criar um espaço atrativo, com livros táteis, de plástico ou cartonados, que possam ser explorados livremente. O ambiente deve permitir experiências ricas e contribuir para a formação de um vínculo com a leitura”, pontua.
Projeto Encantamento
Um dos destaques na promoção da leitura é o projeto Encantamento, desenvolvido no CEI Serafin Rodrigues de Moraes Filho. A iniciativa envolve rodas literárias e a participação ativa das famílias. As crianças escolhem livros, levam para casa e compartilham as histórias lidas com os pais. Depois, relatam suas experiências na roda de leitura na escola.
"A leitura em família pode ser um momento de afeto, escuta e descobertas. O simples ato de levar um livro para casa fortalece vínculos e constrói memórias afetivas”, diz a professora Patrícia Oliveira.
Segundo ela, até mesmo os bebês participam, com livros escolhidos especialmente para a faixa etária e orientações aos pais sobre como realizar a leitura. “A literatura ajuda a imaginar, criar e experimentar o mundo. Quanto mais cedo o contato, maior o vínculo com os livros”, afirma.
Nas turmas de crianças maiores, as rodas de conversa possibilitam a expressão autônoma do pensamento e o diálogo com os textos. “Essas trocas ampliam o repertório cultural e o desenvolvimento cognitivo das crianças”, conclui Patrícia.
Fotos: SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia