Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Página inicial Institucional Notícias Educação municipal participa do Maio Laranja com projeto “Educar para Proteger”
Início do conteúdo da página

Educação municipal participa do Maio Laranja com projeto “Educar para Proteger”

Criado: Sexta, 16 de Mai de 2025, 11h41 | Publicado: Terça, 13 de Mai de 2025, 11h41 | Última atualização em Sexta, 16 de Mai de 2025, 11h42

Próxima apresentação da peça “O Despertar da Princesa Kiki” ocorre no dia 20 de maio, e deve reunir cerca de 200 estudantes no Auditório do MPGO

kikiCerca de 600 estudantes da Rede Municipal de Educação participaram nesta quarta-feira (14/5) de uma atividade especial da campanha Maio Laranja, no Teatro Madre Esperança Garrido. As crianças assistiram à peça “O Despertar da Princesa Kiki”, uma ação do projeto Educar para Proteger, promovido pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), com foco na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A próxima apresentação ocorre no dia 20 de maio, para cerca de 200 estudantes no Auditório do MPGO. A iniciativa integra o calendário do Maio Laranja, mês dedicado à conscientização, prevenção e enfrentamento do abuso e da exploração sexual infantil no Brasil, instituído pela Lei nº 14.432/2022. A campanha mobiliza instituições e a sociedade civil na proteção integral da infância e da adolescência.

Encenado pelo grupo Projeto Otras Cositas, o espetáculo “O Despertar da Princesa Kiki” é inspirado na cartilha Brincar e Aprender: Como Proteger Meu Corpinho, desenvolvida pelo MPGO. A peça traz uma abordagem lúdica e educativa sobre o respeito ao corpo, o direito à privacidade e o autocuidado.

“O teatro é uma linguagem acessível às crianças, permitindo que temas delicados sejam tratados com leveza e profundidade”, explica o promotor de Justiça e coordenador da área da Infância e Juventude do MPGO, Pedro Florentino. “O espetáculo contribui para despertar o autocuidado e mostrar às crianças que falar sobre o corpo e seus limites é essencial para a autoproteção. Contamos com apoio de profissionais da psicologia, da saúde e da educação para garantir que a abordagem fosse adequada à faixa etária.”

kiki1Durante a apresentação, a personagem Princesa Kiki interage com a plateia ao aprender, de forma divertida, sobre as partes do corpo e os cuidados que devemos ter com ele. A mensagem é clara: as crianças devem ser ouvidas e orientadas a buscar ajuda sempre que se sentirem desconfortáveis ou inseguras.

Experiência marcante

Estudantes das escolas municipais de tempo integral Jardim das Aroeiras, Presidente Dutra e Mônica de Castro estiveram presentes no teatro, que ficou completamente lotado. Entre elas, Evelly Sofia de Oliveira, de 7 anos, aluna da Escola Jardim das Aroeiras, prestou atenção em cada cena e compartilhou o que aprendeu. “Foi muito legal. Aprendi a tomar cuidado com meu corpo e a conversar com meus pais quando alguma coisa diferente acontecer”, disse.

Para João Marcos de Souza Porto, professor de teatro da Escola Municipal Presidente Dutra, a atividade vai além do entretenimento. “O palco, a iluminação, o enredo, tudo isso envolve e encanta as crianças. O teatro amplia o repertório cultural e também é uma poderosa ferramenta para ensinar valores e promover o diálogo”, detalhou.

A Secretaria Municipal de Educação reforça seu compromisso com ações educativas que fortaleçam a proteção de crianças e adolescentes. A participação no Maio Laranja é parte dessa agenda de prevenção, em parceria com instituições como o MPGO, e busca sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a importância do enfrentamento à violência sexual.

Fotos: SME

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página
Logo sme

Redes sociais

Localização

Endereço: Avenida do Cerrado, nº 999, Park Lozandes, Goiânia - Goiás CEP: 74884-092

Horário de funcionamento diurno: 07h às 18h todas unidades e gerências.
Horário de funcionamento noturno: 18 às 22h