Projeto educacional incentiva estudantes da capital a manterem a cidade limpa
Ações educativas e de conscientização sobre a preservação do meio ambiente são realizadas com o projeto Goiânia Cidade Limpa – Educação em Ação
A conscientização de que todos precisam cuidar para que a cidade esteja sempre bem cuidada e limpa tem sido levada a cada uma das 115 mil crianças e estudantes das 381 escolas da Rede Municipal de Ensino. Com o projeto Goiânia Limpa – Educação em Ação, estão programadas ações educativas e de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, para manter a cidade livre de sujeira.
O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) para integrar a educação ambiental a práticas do dia a dia dos estudantes. “Temos um exército de 115 mil crianças para ajudar a manter nossa cidade limpa”, afirma o prefeito Sandro Mabel.
“Envolver as crianças é o melhor caminho para fazer dar certo. Elas serão os nossos agentes de mudança. Temos que ter essa cultura de manter tudo organizado, sem jogar lixo no chão e ao absorver essa ideia, a criança também mobiliza a família e vizinhos, numa enorme corrente para manter a cidade limpa”, ressalta a secretária municipal de Educação, Giselle Faria.
No dia do lançamento do projeto, em 12 de fevereiro, o prefeito Sandro Mabel e 100 estudantes da Rede Municipal de Ensino percorreram trilhas da Vila Ambiental do Parque Areião recolhendo lixo, garrafas pet e entulhos encontrados pelo caminho. “A natureza agradece. Se esse material não for recolhido, vai cair nos nossos mananciais, vai entupir o sistema de drenagem”, explica o prefeito.
Nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), os estudantes aprendem sobre os impactos dos resíduos no meio ambiente e na saúde pública, e sobre a importância no dia a dia dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar). Ao longo de todo o ano letivo serão realizadas campanhas educativas nas instituições como uma resposta urgente aos desafios ambientais enfrentados pela cidade, incluindo o descarte inadequado de resíduos.
Fotos: Laís Borges
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia