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Prefeitura de Goiânia prioriza educação especial e atendimento de inclusão

Criado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 09h42 | Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 09h42 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 09h42

Em 2021, número de salas que ofereciam Atendimento Educacional Especializado (AEE) era 27, atualmente já são 64 em funcionamento

 incluA Prefeitura de Goiânia, por meio da SME, atende mais de 4,8 mil estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, matriculados nas escolas e unidades de Educação Infantil. São atendidos: Transtornos do Espectro Autista (TEA), síndromes, surdez/deficiência auditiva, surdocegueira, baixa-visão/cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, deficiência múltipla, transtornos funcionais específicos, condutas típicas, altas habilidades e superdotação e outros.

O titular de Educação, Danilo de Azevedo, destaca a evolução do atendimento na inclusão. “Nós tínhamos 27 salas no início da atual administração, e hoje já chegamos a 64, porque nós sabemos a importância da inclusão nas nossas unidades para as crianças”, afirmou.

Foi registrado o aumento de mil atendimentos, especialmente do transtorno do Espectro Autista, na rede municipal nos últimos dois anos. A rede municipal conta com a oferta de profissional de apoio e também atividades no contraturno através do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e em dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmai).

Atualmente cerca de duas mil crianças e estudantes com Transtorno do Espectro Autista são atendidos na rede municipal de educação de Goiânia e são encaminhados a partir da avaliação pedagógica realizada pelas Equipes Multidisciplinares da SME para identificar quais tipos de auxílio será preciso para garantir o desenvolvimento educacional. O processo, segundo a ger. de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME, Lianna Gusmão envolve toda a família.

Talita Sousa e Silva, mãe de uma criança de três anos matriculada na rede, recebeu o diagnóstico do filho há um ano. A mãe participou do “Encontro com as Famílias de estudantes com TEA”, promovido essa semana pela SME.

Talita ressalta que o início foi muito difícil para todos, principalmente por falta de informações. “Agradeço muito à médica do meu filho que insistiu para que eu o matriculasse no CMEI. Os resultados têm sido maravilhosos”, destacou.

Salas de Recursos e CMAIs

Com ambientes acessíveis, carteiras adaptadas e itens pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais, as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) fazem parte da política de inclusão desenvolvida pela SME e são instaladas nas escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

As salas visam promover a articulação do professor do atendimento educacional especializado com os professores do ensino comum, oferecidos nas unidades educacionais que fazem parte da rede. O Atendimento Educacional Especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que possam promover a plena participação desses estudantes, considerando suas necessidades específicas.

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