Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia inicia ano letivo para 117 mil alunos confirmados na rede municipal de ensino

Criado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 09h37 | Publicado: Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 09h37 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 09h37

Ao todo, 378 escolas e Cmeis retornaram nesta segunda-feira (22/1) o atendimento educacional. Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) também realizam neste início da semana trabalho educativo e ostensivo de trânsito na porta de 20 unidades da rede de ensino. Ano será de consolidação do trabalho realizado na recuperação da aprendizagem pós-pandemia, que elevou a posição de nono para quarto colocado no Ideb entre as capitais

voltaasaulas2024A Prefeitura de Goiânia iniciou o ano letivo para 117 mil estudantes confirmados na rede municipal de ensino. Ao todo, 378 unidades da Secretaria Municipal de Educação (SME) retornaram as atividades nesta segunda-feira (22/1). Além de preparar as escolas para o ano letivo, a gestão municipal está promovendo a “Ação Volta às Aulas”. Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) realizam trabalho educativo de trânsito na porta de 20 unidades educacionais. Ações seguem até o dia 2 de fevereiro.

“Nós sabemos a importância dos agentes de trânsito estarem nas ruas neste período. Nós temos um retorno de cerca de 25% a 30% dos veículos que saíram em época de férias. Estamos nos principais pontos de Goiânia para garantir uma volta às aulas mais tranquila para todos”, explicou o diretor de Trânsito da SMM, Horácio Mello.

A ação visa conscientizar pedestres e motoristas sobre a importância do respeito à legislação de trânsito. Serão abordados, dentre outras questões, o estacionamento em fila dupla para desembarque de alunos e uso da cadeirinha e capacete para transporte de crianças.

“Apesar de a nossa campanha ser educativa, nós não abriremos mão de realizar o trabalho também ostensivo. Não vamos tolerar o desrespeito às normas de trânsito, principalmente quando essas normas vão ferir diretamente a criança. Isso nós não vamos tolerar”, concluiu Horácio.

Volta às aulas
De acordo com o secretário municipal de Educação (SME), Rodrigo Caldas, 117 mil alunos retornaram às salas de aula. Ao todo, a rede conta com 126 mil vagas que devem ser preenchidas nos próximos dias. Na gestão do prefeito Rogério, foram criadas mais 4 mil vagas para estudantes da Capital. “Estamos com 12 unidades em obras que irão oferecer para a sociedade algo em torno de 1.800 novas vagas ainda este ano”, disse o secretário.

Ainda segundo o secretário Rodrigo Caldas, em cerca de duas semanas serão iniciadas as entregas dos kits escolares para os alunos da rede municipal de ensino. O benefício, criado na gestão do prefeito Rogério, oferece uniforme e materiais escolares para os estudantes. “Eu acredito que, no mais tardar, em 15 dias nós vamos iniciar a entrega dos kits escolares. Nós estamos aguardando as confirmações das matrículas para poder comprar os uniformes de acordo com o tamanho das nossas crianças. Agora, com esses números que vão ser apresentados, nós vamos dar a ordem de serviço para que esses uniformes sejam confeccionados”, afirmou o titular da SME, ressaltando que a entrega dos kits foi realizada no mês de março em 2023.

Ideb
O superintendente Pedagógico da SME, Marcelo Ferreira, afirmou que o ano de 2024 irá consolidar o trabalho iniciado há três anos, quando foi assumido o compromisso de recuperar a aprendizagem em virtude da suspensão das aulas presenciais devido à epidemia de Covid-19. “De lá pra cá nós fizemos um trabalho muito forte de recomposição das aprendizagens e de aprofundamento. Então, pra isso nós tivemos que mudar a proposta pedagógica. 2024 é um ano em que a gente consolida todo o trabalho de uma gestão focada em melhorar a qualidade de ensino para as crianças e estudantes da cidade de Goiânia”, disse o superintendente.

Marcelo Ferreira destacou ainda que, ao longo dos últimos três anos, várias instituições que acompanham a educação no Brasil estiveram na Capital para compreender o processo de recomposição em Goiânia, que resultou em avanço do nono para o quarto lugar entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Nós tivemos o Ideb que confirmou a força desse trabalho e nós estamos aguardando a divulgação da nova avaliação. Nós acreditamos que todo o trabalho, todos os esforços feitos nas nossas escolas, vai garantir a melhoria da aprendizagem e com isso também uma subidinha nesses degraus para que Goiânia passe a figurar de vez como a capital da educação do Brasil”, afirmou.

Alessandro Pereira é pai de uma criança matriculada na rede municipal de ensino. Ele afirma que a escola onde o filho está matriculado é referência pelo elevado nível de ensino e coordenação. “Tenho uma criança que está saindo da educação infantil e indo para o ensino fundamental. Espero que os professores deem um bom ensino e que ele possa ter um bom desenvolvimento. É uma escola de referência, pretendo manter meu filho nela pela boa educação e boa coordenação que a escola possui”.

Confira as infrações mais cometidas nas portas das escolas:

• Uso de celular
  • Estacionar em fila dupla
  • Parar a mais de um metro da guia do meio-fio
  • Estacionar ou parar sobre passeio
  • Desrespeito à placa de proibição de estacionamento
  • Estacionar ou parar em esquina
  • Desrespeito à faixa de pedestres
  • Uso incorreto da cadeirinha para transporte de crianças
  • Uso do capacete para transporte de crianças

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia