Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura prioriza a ampliação de vagas, contratação de professores substitutos e entrega de kits escolares neste início de ano letivo

Criado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 09h33 | Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2024, 09h33 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 09h53

Planejamento foi apresentado pelo secretário municipal de Educação de Goiânia, Rodrigo Caldas, nesta terça-feira (30/1), durante entrevista à jornalista Cileide Alves, no programa Chega Pra Cá

materiaA Prefeitura de Goiânia trabalha, neste início do ano letivo, na ampliação de vagas, contratação de professores substitutos e na entrega de kits escolares aos estudantes. O planejamento previsto para 2023 foi destaque da entrevista concedida pelo secretário municipal de Educação da Capital, Rodrigo Caldas, nesta terça-feira (30/1), à jornalista Cileide Alves, no programa Chega Pra Cá.

Rodrigo Caldas informou que a atual administração foi responsável pela abertura de mais de 4 mil vagas na Educação Infantil e atua para inaugurar os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Santa Helena e Barravento neste início de semestre. “A programação é finalizar essas duas obras no fim de fevereiro e entregar em março deste ano. A nossa previsão também é concluir outras dez obras que foram paralisadas por gestões anteriores”, disse.

Durante a entrevista, o secretário explicou que a entrega de kits escolares é uma novidade da atual administração e que, agora, após o período de confirmação de matrículas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai realizar a entrega de material escolar e de uniformes para as unidades de ensino. “As escolas estão preparando o envio da grade com o tamanho específico de cada estudante para que possamos dar início à confecção dos uniformes. A expectativa é entregar os itens já no mês de fevereiro”, afirmou.

Ainda durante o programa, o titular da SME explicou que o município abriu, na semana anterior, processo seletivo para contratação temporária de servidores que estão afastados por algum tipo de licença médica ou de interesse particular. “Estamos atuando para garantir atendimento aos nossos estudantes com a abertura de um novo processo seletivo, uma vez que um servidor concursado não pode substituir um profissional de licença ou atestado”, acrescentou Rodrigo Caldas.

O gestor explicou ainda que, até a conclusão do processo seletivo, o município autorizou que os profissionais temporários que já atuam na rede municipal de ensino continuem exercendo suas funções. “Por meio de uma decisão de gestão, respaldada pela Procuradoria-Geral do Município, permitimos que esses profissionais continuem trabalhando até a conclusão do processo seletivo. Estamos garantindo, com essa medida, que não haja déficit de profissionais”, acrescentou o secretário.

Por fim, Rodrigo Caldas explicou que todas as medidas adotadas pela atual gestão, que registrou um salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 9º para o 4º lugar entre as capitais brasileiras, visa fortalecer o processo de ensino-aprendizagem em toda as unidades da rede. “Todos esses projetos mostram o cuidado que a gestão tem com as crianças e os estudantes. Trabalhamos para oferecer o melhor para todos que estão matriculados em nossas instituições educacionais”, concluiu.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia