Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeito Rogério abre encontro pedagógico e destaca importância da capacitação dos profissionais para enfrentar desafios da pós-pandemia

Criado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 11h16 | Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 11h16 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 11h20

Direcionado exclusivamente para professores e servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação (SME), evento contou com palestra do professor e historiador Leandro Karnal

karnalO prefeito Rogério deu início, na manhã desta terça-feira (21/11), ao Encontro Pedagógico promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), que neste ano enfatiza a relevância da formação contínua para os profissionais da Rede Municipal de Ensino. Com o tema “Gestão do conhecimento: aprender e ensinar no século XXI”, o evento, realizado no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), reuniu, exclusivamente, professores e servidores administrativos.

O destaque do encontro foi a palestra do professor e historiador Leandro Karnal, que abordou os desafios do processo de ensino-aprendizagem diante das transformações nas relações sociais ao longo dos anos. O prefeito Rogério salientou a importância do momento de diálogo e reflexão sobre a educação no Brasil, “especialmente diante dos desafios enfrentados no contexto da pós-pandemia”, disse o prefeito durante a abertura do evento.

“Os profissionais sempre buscaram com dedicação superar todo o período vivenciado em dois anos de dificuldades pelas quais o mundo passou. Foram dois anos de perda que nós tivemos que lidar com as nossas crianças. Por isso, a busca por mais conhecimento é fundamental para recuperar esse tempo e proporcionar um ensino de qualidade, pontuou Rogério.

O titular da SME, Rodrigo Caldas, ressaltou a importância de oferecer oportunidades de atualização e aprimoramento para os servidores municipais, considerando as mudanças no comportamento da sociedade contemporânea. Ele destacou que a gestão escolar é fundamental para o bom desempenho das escolas e que é um dos princípios determinantes para o desenvolvimento de ações em prol da aprendizagem dos estudantes.

“Em nosso contexto municipal, a gestão é compreendida como coordenação de esforços individuais e coletivos para o desenvolvimento de ações em torno de um objetivo comum, a aprendizagem de nossas crianças e estudantes”, disse, ao mencionar que a palestra do professor Karnal foi preparada para abordar reflexões importantes para todos os profissionais da Educação.

A temática da palestra abordada por Leandro Karnal teve como foco os desafios do processo de ensino-aprendizagem na educação a partir das mudanças das relações sociais com o passar dos anos.

Além da palestra, o encontro pedagógico contou com apresentação musical das artistas Talitta Vicente e Julie Matos, profissionais da SME, e da cantora goiana Maíra.

Soluções Moderna
A parceria da SME com a empresa Soluções Moderna, que disponibiliza ferramentas de suporte aos professores e facilita a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino, foi destacada durante o encontro. A gerente de Serviços Educacionais da empresa, Renata Piassi, ressaltou as ações positivas da parceria e mencionou as palestras deste ano de Leandro Karnal, lembrando a que foi realizada pelo professor e filósofo Luiz Felipe Pondé no ano passado.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia