Página inicial > Institucional > Notícias > Pela primeira vez na história, Prefeitura investe na reforma de todas escolas ao mesmo tempo

Criado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 08h35 | Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 08h35 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 08h35

Investimentos na ordem de R$ 64 milhões que foram enviados às unidades transformaram as escolas e os Cmeis da Capital em canteiros de obras. Últimas revitalizações entregues pela gestão do prefeito Rogério foram o Cmei Village Atalaia e o Centro Municipal de Apoio à Inclusão Brasil Di Ramos

cmeiPela primeira vez na história, a Prefeitura de Goiânia enviou recursos além do previsto para a reforma de todas as unidades de ensino da Capital. Ao todo, foram disponibilizados mais de R$ 64 milhões para o projeto, que levou melhorias estruturais para mais de 370 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

As últimas revitalizações entregues pela gestão do prefeito Rogério foram o Cmei Village Atalaia e o Centro Municipal de Apoio à Inclusão (Cmai) Brasil Di Ramos, no início do semestre letivo, fortalecendo ainda mais as políticas de inclusão de atendimento às crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) da Prefeitura de Goiânia.

Os recursos para o amplo programa de reforma foram destinados em 2022 e 2023. Os repasses foram enviados de forma descentralizada e cada instituição decidiu, por meio dos conselhos escolares, a melhor forma de aplicar os recursos.

“Pela primeira vez na história administrativa da Capital, resolvemos fazer um repasse extra para as escolas. Com isso, as unidades de ensino se tornaram verdadeiros canteiros de obras e cada instituição, com o apoio dos servidores e das famílias, decidiu onde aplicar os investimentos”, explica o prefeito Rogério.

Segundo o gestor, a melhoria estrutural das unidades de ensino é uma das principais conquistas da atual administração. No caso da revitalização do Cmei Village Atalaia, que foi entregue neste semestre, o município promoveu melhorias e adequações nos banheiros, cozinha, área de serviço e mamoteca.

“Investimos em todas as áreas da Educação, sobretudo em melhorias pedagógicas e na modernização dos espaços físicos. No Village Atalaia, por exemplo, garantimos a pintura de toda unidade educacional, além da pintura de vagas de estacionamento destinadas às famílias que possuem crianças com deficiência e Transtorno do Espectro Autista e de linhas-guia como recurso visual de orientação dentro do espaço escolar”, destacou Rogério Cruz durante visita à unidade.

escola

Autonomia das escolas
Os investimentos enviados para as unidades integram o Programa Escola Viva, que garantiu os repasses extras, proveniente do Fundo Municipal transferido direto às instituições por meio do Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie).

A aplicação dos recursos do Pafie é fiscalizada pelo conselho eleito de cada unidade, que conta com integrantes da comunidade e de servidores públicos, e deve obedecer à legislação municipal, amplamente divulgada para toda a comunidade escolar e disponível no site da Prefeitura de Goiânia. Os gastos são acompanhados também pela Diretoria Administrativa e pela Gerência de Controle e Prestação de Contas da SME.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia