Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia reforça Campanha Setembro Amarelo com coletânea de atividades sobre saúde emocional

Criado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 09h27 | Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 09h27 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 09h27

Material foi encaminhado para instituições educacionais de forma on-line e tem como objetivo auxiliar no trabalho dos professores junto aos estudantes

setembroCom o intuito de reforçar a Campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), encaminhou no início do mês, de forma on-line, a todas as escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis), uma coletânea de atividades pedagógicas para contribuir com o trabalho dos profissionais sobre a temática.

O material, com 21 páginas, foi desenvolvido de forma a promover a saúde emocional das crianças e alunos que estudam na rede, além de prevenir a depressão infantojuvenil, automutilação e autoextermínio. Ao encontro do Programa Saúde na Escola (PSE), são sugeridas dinâmicas como círculo das emoções, árvore dos elogios, jogo das histórias positivas. A coletânea está disponível no link https://acesse.one/rKdvt .

De acordo com a gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME, Lianna Gusmão, a coletânea elaborada para as unidades educacionais foi desenvolvida pensando em proporcionar às crianças a identificação e expressão de suas emoções de maneira saudável. “Trabalhar a saúde emocional dos estudantes é garantir o desenvolvimento afetivo e a aprendizagem, para que se tornem adultos seguros”, ressalta.

Acompanhamento das violências
Mapear, identificar e acompanhar casos de violência estão entre as estratégias da SME voltadas à prevenção e o enfrentamento à depressão e ao suicídio. As instituições educacionais repassam para a Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME os casos de violência, que são divididos em automutilação, homofobia, evasão escolar/infrequência, violência física, negligência e abandono, violência psicológica e moral, racismo e injúria, violência sexual, uso de drogas ilícitas, suicídio e ideação suicida, bullying e sexismo.

No geral, em 2022, foram identificados 361 casos de violência. O diagnóstico e o gerenciamento dessas violências são feitos pela rede intersetorial, composta por várias instituições da sociedade a nível municipal e estadual. O acompanhamento e o monitoramento dos estudantes servem como subsídio para promoção da formação dos profissionais e os cuidados com os estudantes da rede.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia