Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia prioriza inclusão e amplia em 100% Salas de Recursos Multifuncionais

Criado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 10h08 | Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 10h06 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 10h08

De 2021 para 2023, número de salas que oferecem ensino especializado saltou de 27 para 54. Gestão busca promover acessibilidade pedagógica de qualidade para estudantes

inclusãoA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem como foco e responsabilidade social nesta gestão a ampliação do atendimento aos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Em 2021, no início da atual gestão, eram 27 salas instaladas nas unidades de ensino e com o investimento, o número cresceu para 54, aumento de 100%.

De acordo com a SME, a rede atende 3.251 estudantes com esse perfil, o que equivale a 2.92% dos estudantes matriculados nas escolas e unidades de Educação Infantil. Das 379 instituições do município, 253 atendem crianças e jovens com NEE, o que equivale a 66,75% das unidades. São estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA), síndromes, surdez/deficiência Auditiva, surdocegueira, baixa-visão/cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, deficiência múltipla, transtornos funcionais específicos, condutas típicas, altas habilidades e superdotação e outros.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) alcança 1.778 alunos no contraturno escolar, em dois centros municipais de Apoio à Inclusão (Cmais), 54 salas de Recursos Multifuncionais (SRM) instaladas nas unidades de ensino e unidades conveniadas, que são a Associação Pestalozzi Renascer, Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Helena Antipoffi.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas, as ações desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado têm planejamento e seguem a Política Nacional de Educação Especial (PNEE). “Na SME, o atendimento aos educandos está pautado em proporcionar acessibilidade pedagógica e promover educação de qualidade para todos. Todos os projetos são acompanhados e desenvolvidos pela Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania”, afirma.

Para a gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania, Lianna Gusmão, o AEE considera necessidades específicas de cada criança. “O Atendimento Educacional Especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que possam promover a plena participação desses estudantes, Muitos não recebem atendimento porque cabe a família aderir à proposta. É importante que as famílias aceitem e levem a criança nos atendimentos”, ressalta

Salas de Recursos Multifuncionais
A 54ª SRM foi inaugurada na Escola Municipal Professor Percival Xavier Rebelo, no Setor Novo Horizonte, com ambientes acessíveis, carteiras adaptadas e itens pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com NEE.

As salas fazem parte da política de inclusão desenvolvida pela SME e podem atender em média 28 a 30 crianças. Visam promover a articulação do professor do atendimento educacional especializado com os professores do ensino comum oferecidos nas unidades educacionais que fazem parte da rede.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia