Página inicial > Institucional > Notícias > Horta Escolar celebra 22 anos ensinando crianças da rede municipal de Educação a plantar, cuidar e colher alimentos

Criado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 09h07 | Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 09h06 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 09h07

No primeiro semestre de 2023, foram realizadas 83 oficinas lúdicas em escolas e Cmeis de Goiânia. Alimentos colhidos na horta incrementam a merenda e incentivam o contato com a natureza

horta 22 anosEstimular a alimentação saudável e promover a educação ambiental, de forma lúdica e em contato com a natureza é o que propõe o Projeto Horta Escolar da Prefeitura de Goiânia, realizado por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). No primeiro semestre de 2023, foram realizadas 83 oficinas que contemplaram cinco mil estudantes de escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e unidades conveniadas da capital.

Ao todo, o Projeto da Gerência do Programa de Alimentação Escolar dá suporte a 360 instituições com horta ativa. Durante as oficinas voltadas as crianças e servidores das unidades, os técnicos do projeto realizam palestras lúdicas, levam mudas de hortaliças, auxiliam na preparação de canteiros e no plantio.

O titular da SME, Rodrigo Caldas, fala da importância da atividade na aprendizagem das crianças. “A experiência do plantio não promove somente o hábito da alimentação saudável, mas o próprio desenvolvimento dos estudantes, durante o cultivo e o cuidado diário com as plantas”, relata o secretário, ao afirmar que o objetivo é que os alunos da rede aprendam a plantar, cuidar e colher os alimentos saudáveis.

De acordo com Nestor Valverde, coordenador do projeto, tudo começou em 2001. “Segundo o Ministério da Educação, a população brasileira naquela época estava com alimentação deficiente e carências nutricionais. O projeto surgiu da necessidade de melhorar a nutrição das crianças e preparar o pai e o cidadão de amanhã. Esse ano, a ação completa 22 anos de existência. A horta é um laboratório a céu aberto onde a criança aprende a plantar, cuidar, colher e comer o alimento natural, orgânico e saudável”, ressalta Nestor.

“O Cmei Residencial Itaipu tem a horta desde quando foi inaugurado. A horta funcionava em outro espaço menor e com ampliação da instituição ano passado, mudamos para um lugar maior. O projeto ajuda bastante na integração da criança à natureza, no cuidado com as plantas e com o ser vivo. Além disso, auxilia na alimentação saudável e incrementa a merenda das crianças”, explica a diretora do Cmei, Marlene Santos da Silva.

Agente de apoio educacional no Cmei Residencial Itaipu, Zinamar Ribeiro Pinto Mateus também participa do projeto da unidade escolar e conta que o trabalho é gratificante. “Precisamos preservar esse espaço. Começamos plantando pés de morango e couve. Cada vez mais, nos dedicamos com carinho e satisfação, porque as crianças gostam e aprendem mais”, comenta a servidora.

Agendamentos
Os gestores das instituições que desejam agendar oficina devem enviar e-mail para projetohortaescolar.sme@gmail.com. Podem também ser solicitadas mudas de couve, cebolinha, coentro, salsa, pimenta de cheiro, acelga, alface e muitas outras hortaliças.

Fotos: Laís Borges

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia