Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas e Cmeis da Prefeitura de Goiânia mudam rotina para amenizar o calor durante o período de baixa umidade do ar

Criado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 08h47 | Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2023, 08h47 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 08h47

Escola do Jardim Pompéia realiza, nesta sexta-feira (25/08), às 14h, brincadeiras folclóricas e lúdicas com balões e água nas turmas de Educação Infantil. Atividades seguem ao longo do mês de agosto e setembro

Educacao Prefeitura de Goiania Tempo SecoCom o aumento da temperatura, escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Prefeitura de Goiânia realizam diversas atividades para mudar a rotina e proporcionar conforto às crianças e aos estudantes. A Escola Municipal Professor Aristoclides Teixeira, situada na Vila Jardim Pompéia, é uma das que promovem, nesta sexta-feira (25/08), às 14h, brincadeiras folclóricas e lúdicas com balões e água nas turmas de Educação Infantil.

Diretora da instituição, Michelly Aparecida Silva explica que a ação estimula a curiosidade natural das crianças. “Além de amenizar o calor neste período seco, o trabalho com os temas que envolvem água e cultura ajudam a conscientizar sobre a preservação dos recursos hídricos. Esse projeto também desenvolve a imaginação e a criatividade das crianças”, afirma a gestora.

Outra unidade da Secretaria Municipal de Educação (SME), o Cmei Village Atalaia já está promovendo aulas bem atrativas. A diretora Anna Paula Canedo ressalta que as atividades envolvendo a água são muito bem-vindas. “Nesses momentos são trabalhados conceitos como partilha de brinquedos, estímulo as interações com os pares e com o ambiente, além de proporcionar um momento de conforto, tranquilidade e diversão para as crianças”, ressalta.

Orientações

Preocupada com a saúde e o bem-estar dos estudantes durante o período de estiagem e baixa umidade do ar, a SME enviou, nesta semana, ofício de orientação a todas as escolas e Cmeis. O documento tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar e estimular ações que amenizem o calor.

Dentre as medidas, a SME recomenda adequação das aulas de Educação Física e ações ao ar livre, evitando atividades que exijam grande esforço físico e exposição solar. Outras orientações incluem manter ambientes ventilados e arejados, uso de roupas claras, redução dos banhos quentes e ingestão de alimentos de difícil digestão, dentre outras ações.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia