Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeito Rogério abre 23º Jogos Educacionais da rede municipal de ensino

Prefeito Rogério abre 23º Jogos Educacionais da rede municipal de ensino

Criado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 08h39 | Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 08h39 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 08h40

Expectativa é de que 25 mil alunos participem das atividades que seguem até novembro, com competições em 10 modalidades

jogos educacionaisO prefeito Rogério Cruz destacou a importância da formação esportiva no desenvolvimento das crianças, durante a abertura do 23º Jogos Educacionais da rede municipal de ensino, na manhã desta segunda-feira (28/8), no Sesc Faiçalville. O evento conta com 10 modalidades e a expectativa é que cerca de 25 mil alunos participem da competição, que segue até o mês de novembro.

“A Prefeitura se preocupa em motivar o jovem para a prática esportiva. Hoje desenvolvemos uma série de programas de iniciação que tornam Goiânia a capital do esporte. Nós temos, por exemplo, escolinhas em vários parques e o programa Esportes nos Bairros 2.0, que visam atrair o jovem para o esporte e para hábitos de vida saudáveis. Nós temos inúmeros relatos de como isso tem mudado a vida de crianças e adolescentes”, afirmou Rogério Cruz.

O prefeito também falou sobre como a decisão de separar as pastas de Esportes e Educação, assim que assumiu o mandato, impactou positivamente no desenvolvimento de programas das respectivas áreas no município. “Nós somamos força. Nós demos condições e estrutura para que cada pasta pudesse desenvolver programas que impactassem na vida do cidadão”, pontuou.

O secretário municipal de Educação (SME), Rodrigo Caldas, explicou que o objetivo da competição é promover o desenvolvimento das crianças e adolescentes em várias áreas, como social, humano e educacional.

“Estamos empolgados com que, por meio dessa estratégia pedagógica, possamos criar nas crianças um senso de respeito ao próximo, que eles possam entender o regramento desportivo e tenham maior integração social. Nós estamos animados, durante todo ano acontecem festivais com a participação de aproximadamente 25 mil crianças”, disse.

O secretário municipal dos Esportes (Smesp), Danilo Rabelo, disse que tem desenvolvido uma importante parceria com a SME buscando a aproximação com os alunos da rede municipal, tanto na prospecção de futuros atletas como no desenvolvimento de metodologias pedagógicas.

“Se não formarmos grandes atletas, queremos formar grandes cidadãos. Estamos desenvolvendo um trabalho em conjunto com a Educação porque é muito importante esse link, já que o esporte agrega muitos valores. Ele ajuda na disciplina das crianças e as ajuda a entender o que é trabalho em equipe, a manter uma vida saudável”, afirmou.

Danilo Rabelo também destacou a importância da iniciativa do prefeito Rogério Cruz de recriar a Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp). “Goiânia deu um salto gigantesco com a gestão do prefeito Rogério Cruz. Há uma década o esporte não recebia os investimentos que estão sendo feitos agora. Na questão das emendas impositivas, são mais de R$ 20 milhões que estão rodando na secretaria dos Esportes, em mais de 97 projetos atingindo todas as sete regiões de Goiânia e mudando vidas”, avaliou.

Jogos

A competição conta com 10 modalidades esportivas, entre elas, vôlei, futsal, basquete, handebol, queimada e xadrez. A expectativa é de que 25 mil alunos da rede municipal participem das atividades, em todos os níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O torneio começa a ser disputado agora, no final de agosto, e será encerrado em novembro.

A abertura dos jogos contou com a presença de 1.200 alunos, de 48 delegações de unidades de ensino da Capital. A programação teve apresentações culturais, entrada de delegações das escolas e o acendimento da tocha e pira olímpica pelo prefeito Rogério Cruz e, além do juramento do atleta. Pela primeira vez, o roteiro musical dos Jogos Educacionais foi desenvolvido por estudantes da rede. A apresentação ficou por conta da banda Escola Municipal Nova Esperança. O mascote do Atlético Clube Goianiense animou os alunos durante o evento.

A estudante Gabrielly Vitória compareceu ao evento junto com a comitiva da Escola Municipal Professora Nara do Carmo Rezende Amorim. Ela comemorou a oportunidade de acompanhar o evento de perto e afirmou que está no torcida pelos atletas que estão disputando os jogos. “É muito bom ver as pessoas realizando o sonho de ser atleta, de fazer seu esporte preferido”, disse.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia