Página inicial > Institucional > Notícias > Mais de 300 estudantes da Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro participam de aula com realidade virtual

Criado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 08h25 | Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 08h25 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 08h25

Oficina integra ação do Programa EDP nas escolas, proposta que tem como foco engajar estudantes e professores em todo país em ações de Inclusão Digital

realidade virtualOs mais de 300 estudantes da Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro, no Jardim Novo Mundo, participaram, nessa segunda-feira (28/8), de uma experiência com utilização de óculos de realidade virtual e tablets, envolvendo o conteúdo “Recursos Naturais”. A unidade de ensino também foi presenteada com 20 tablets.

A oficina integra uma ação do Programa EDP nas Escolas, uma proposta que tem como foco engajar estudantes e professores de todo país em ações de inclusão digital. O projeto incentiva a utilização das tecnologias integradas à cultura e sustentabilidade como proposta metodológica de ensino.

De acordo com o diretor da unidade educacional, Yves de Sousa Silva, a experiência de realidade virtual aumentada deixou os estudantes empolgados com a possibilidade de uso dos recursos tecnológicos. “Essa aula especial representa um estímulo às práticas cotidianas em salas de aula, porque reforçam e valorizam o conteúdo que os professores trabalham. O uso da tecnologia e inteligência artificial agrega e faz com as crianças se sintam melhores na prática pedagógica”, ressaltou.

“Com os óculos, eu fiquei com medo no início, me senti como um papagaio com a asa quebrada e que iria cair. Vi imagens de horta, lago, girassol e floresta. Eu aprendi como a energia é renovada e gostaria de ter mais contato com os óculos”, comentou o estudante do segundo ano, Enzo Arthur Gomes de Morais.

Concurso
Dentro do Programa EDP nas Escolas, a Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro poderá participar de um concurso desenvolvido pelo Instituto EDP em parceria com o Instituto Mpumalanga. Escolas participantes de todo país têm até o dia 13 de setembro para enviar trabalhos de produção de vídeos dos estudantes, com duração de até dois minutos, sobre o tema “Energias Renováveis”.

Serão premiadas 11 turmas (uma por ano escolar, do 1º ao 9º ano), uma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e uma de Atendimento Educacional Especializado (AEE). As escolas e professores também serão convidados a executar determinadas “tarefas” para o acúmulo de pontos. As três escolas com as maiores pontuações receberão uma intervenção de melhoria na dependência da unidade, mediante diagnóstico prévio, com valores de até R$ 90 mil.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia